terça-feira, 9 de julho de 2013

Almofadinhas de Alcatra


Uma receita que não fazia há tanto tempo!... Lembro-me até da última vez que a preparei. Cozinhei esta receita para celebrar um dos meus aniversários e fiz acompanhar estes bifinhos escondidos  de um delicioso risotto de cogumelos. O poder destas memórias sensoriais é imenso! Resgatada, então, mais uma receita da gaveta das recordações... Belíssima!

Ingredientes (para 8 almofadinhas)

4 bifes de alcatra grandes
sal, pimenta e azeite
2 bases de massa quebrada
mostarda
leite ou gema para pincelar (opcional)

Preparação

Partir os bifes ao meio, dando-lhes a forma de rectângulos. Temperar com um pouco de sal e salteá-los numa frigideira bem quente com um pouco de azeite só até ficarem selados de ambos os lados. Reservar. Estender uma das bases de massa quebrada e colocar por cima os 8 bifinhos, mantendo alguma distância entre si. Barrar cada bife com um pouco de mostarda e, por cima, com o chutney de cebola e alho caramelizados. Estender a outra base e colocar por cima dos bifes. Com uma faca, cortar os 8 rectângulos, utilizando um garfo para fechar bem as bordas das almofadinhas.  Pincelar cada almofadinha com gema batida ou um pouco de leite, se se pretender uma finalização mais bonita. Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por 25 minutos. 

Bom Apetite!


5 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Gosto muito dessas almofadinhas.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

Sabores Autenticos disse...

Adorei essas almofadas!
Bjs

Priscila Schulz disse...

Hummm... parece deliciosa! Fiquei com vontade de fazer...

:D

Grande abraço

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Mar disse...

Cá está a receita de que me falaste. A tal que não fazias há algum tempo. Parece mesmo pedir para ser reproduzida. Com algumas adaptações ou acrescentos:) Depois digo-te, quando fizer.


Um beijo.

Mar

Babette disse...

Mar:
É uma receita que permite muitas variações. A original pede, em vez da cebola caramelizada, um salteado de cogumelos e cebola. Como usei os cogumelos no acompanhamento, fiz a substituição que me pareceu mais acertada.

Às outras meninas que mostraram interesse nestas almofadinhas: não deixem de experimentar!

Babette