sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Um Jantar para a Mi


A Mi é a mãe da minha amiga F., a minha querida "babalú". E é sem dúvida uma das minhas maiores fãs. Começa o dia, segundo ela, a tomar o pequeno almoço e logo de seguida a espreitar o que a Festa de Babette tem de novo. E é que nem lhe corre bem o dia se não o fizer, diz também! Por isso, da última vez que estive com ela ficou prometido um jantar chez Babette, especialmente dedicado à minha fã. Poder mostrar-lhe os bastidores da Festa, como fotografo, a mesa que preparo, enfim, o cenário que componho para depois registar. E oferecer-lhe o que posso: a minha casa, a minha mesa, pratos reconfortantes e especialmente preparados a pensar nos seus gostos. Sopa. Receber com uma sopa quente pode ser como um abraço... Pão. Claro que tinha de haver pão: mãe e filha adoram pão. Empadas. Recordei-me de um almoço em Lisboa, apressado, em que nos encontrámos a meio do caminho para comer umas das melhores empadas de galinha da capital. Uma sobremesa fresca com maçã, para recordar que o Outono está aí. E uma conversa boa. Feita de risadas. À Mi o meu obrigada. Por ser uma das visitas silenciosas mais presentes. Que haja muitos momentos de Festa para celebrar!...


As receitas:
Creme de Tomate com Salsa e Ovinhos
Pão de Cereais
Empadas de Bacalhau
Tarte de Maçã com Leite Condensado

9 comentários:

Anónimo disse...

Babette
Eu é que agradeço a maravilhosa noite que passamos todos juntos no aconchego da tua casa branca.
Obrigada pela vossa amizade.
Beijos e bom fim de semana
Mi

Anónimo disse...

É realmente muito agradável quando a amizade entre duas pessoas se estende a outros membros da família, como aqui tão bem o demonstras.

É sempre muito agradável receber em casa as pessoas de quem gostamos e que nos querem bem. E tu sabes muito bem fazê-lo, com todo o carinho e atenção que colocas nas mesas que preparas para as pessoas por quem tens consideração e apreço.

Beijinhos e óptimo fim-de-semana

TCC disse...

Fico ansiosamente à espera da receita da sobremesa.
Obrigada pelas excelentes receitas que partilha, graças a si tenho feito um sucesso em casa!

Anónimo disse...

Dois dias seguidos?! Uau, quanta honra!

E a minha mãe já fez a sua visita matinal, pois está claro :-)

Babalú

Anónimo disse...

Estive a prestar mais atencao e reparei que Casa da Babette esteve dois dias consecutivos em festa, a avaliar pelas datas estampadas nas ementas neste jantar e no almoço que apresentaste também esta semana.

E a avaliar pela sobremesa em ambos, devo presumir que gostaste tanto da tarte de maça com leite condensado que os teus convidados trouxeram, que fizeste de imediato uma outra para o dia seguinte?

Beijinhos uma vez mais

Chef de Algibeira disse...

Deve ter sido um jantar maravilhoso... :))))
Um beijinho e bom fim de semana

A Delicodoce disse...

Também quero!!!!! :)))
Há como eu compreendo a mãe da tua amiga.
Bom fim de semana e beijinho.

Mar disse...

Tão bonito, o nome pequenino da tua amiga. Só uma sílaba e tantas coisas que significa. A ementa diz coisas dessas. Que significam.
Vou gostar de ver a tua versão de creme de tomate. Há anos que não faço. Tive saudades assim de repente:)

Um beijo de bom fim-de-semana.

Mar

PS: Acabei de enviar mensagem de bons regressos:)

Babette disse...

Mi:
Obrigada pelas palavras generosas. Foi uma noite muito bem passada, com os vossos lindos sorrisos.

Turista:
As amizades são ramos de árvores que se vão estendendo a pais e filhos, pois claro! E claro que estava tão intrigada com a sobremesa que não resisti a investigar na internet a possível receita. Cá está ela, pensei. Era tão boa que eu precisava de a poder replicar em casa mais vezes!

TCC:
Virá já já

Babalú:
Por esta não esperavas, hein?

Mafalda:
Foi mesmo delicioso. Não perca as receitas!

Delicodoce:
;))) Bom fim-de-semana também para aí!

Mar:
A mãe da minha amiga tem assim este nome pequenino. Que o outro é muito grande!... Eu não gosto realmente de creme tomate. Por isso a minha versão é sempre aldrabada, como vais ver. Um creme de legumes a que junto também tomate. Mais acidez é demais para mim. Mas esta versão mais suave é também muito saborosa!

Babette