quarta-feira, 9 de março de 2011

Torta Enrolada com Curd de Limão



Para sobremesa deste Jantar "X", queria servir um doce cítrico. Lembrei-me de utilizar a receita recente de curd de limão (lemon curd). Para não ofuscar o sabor intensamente cítrico deste doce, optei por utilizar uma massa básica de torta, que enrolei suavemente sobre o curd de limão. Uma provocação ácida e doce, que fez as delícias de todos os presentes, confessos apreciadores de limão…

Ingredientes

5 ovos
155 gr de açúcar
155 gr de farinha peneirada
1,25  colheres de chá de fermento
5 colheres de sopa de água a ferver
papel vegetal para forrar o tabuleiro
margarina q.b.
curd de limão q.b.


Preparação

Forrar um tabuleiro rectangular com papel e untar abundantemente com margarina. Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo bem firme e adicionar o açúcar, aos poucos mas batendo sempre para que não percam firmeza. Misturar, delicadamente e com a colher de pau, as gemas, envolvendo sempre de baixo para cima. Adicionar a água a ferver e, por fim, a farinha peneirada com o fermento. Envolver delicadamente. Deitar o preparado no tabuleiro e alisar. Levar a cozer em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 12 a 14 minutos. Estender um pano sobre a mesa, polvilhar com açúcar e virar sobre ele a torta. Retirar cuidadosamente o papel e, com uma espátula, espalhar por cima o curd de limão, a gosto. Pegar nas pontas do pano, enrolar e deixar arrefecer.
Bom Apetite!



9 comentários:

São Ribeiro disse...

QUE MARAVILHA DE TORTA,ADORO O SABOR DO LIMÃO NOS DOCES.
BJS

Bichinha disse...

Sempre que aqui venho há sempre algo delicioso a olhar para mim.

Mar disse...

Bom dia à minha amiga doce!

Estava ansiosamente à espera da receita integral:) Já sabes que adoro limão. E todas as coisas cítricas que se pode fazer com a acidez dos limões. E fizeste bem em escolher uma receita essencial de torta. Muito provavelmente, se fosse também de limão, acabaria por ficar redundante:) Muito sensata, a Babette:)

Um beijo da Mar. Num daqueles dias indecisos, em que não chove, nem faz sol.

Mar.

A Paixão da Isa disse...

para mim pode ser essa fatia beijinhos

Anónimo disse...

um espectáculo!

Lusitana disse...

Gosto tanto, tanto de limão, de todas as formas: visualmente, pelo sabor por. ex numa simples limonada, como tempero,como decoração, na doçaria...em criança comia gomos de limão com sal, uma tontice que faz muito mal aos dentes! Quando vejo alguma natureza morta onde apareçam pintados, demoro sempre o olhar a ver os pormenores, é encantamento garantido!
Ainda bem que a Babette é imaginativa nas receitas em que o aplica!
Beijinho

moranguita disse...

olha que bom uso para o curd. esta uma torta bem bonita e ja imagino o sbaor.
la em casa ia ser apreciada pelo menos por alguns.
beijinhos

RUTE disse...

Por acaso ainda não fiz nenhum torta com recheio de lemon curd mas aqui está uma excelente dica para os meus variados curds :)
Beijinhos para ti Babette.
Rute

Lume Brando disse...

Ah, cá está ela ;-) Da próxima vez que fizer lemon curd, testo as minhas fracas capacidades para enrolar tortas... Beijinhos
Teresa