Uma versão sem ovo da clássica sobremesa italiana. Com um pouco de natas a contribuir para a obtenção de um creme fofo. Quem provou ambas as versões comprova que são as duas deliciosas... Para comer fresco depois de um almoço de amigos. Na versão para a X., "salmonela-free"...
Ingredientes
75 gr de açúcar (3 colheres de sopa)
250 gr de queijo mascarpone
125 gr de natas
2,5 dl de café forte frio (2 nespressos lungos)
1/2 cálice de rum + umas gotas de rum para o creme
200 gr de savoiardi ou pavesini (ou biscoitos de champanhe)
cacau em pó
2,5 dl de café forte frio (2 nespressos lungos)
1/2 cálice de rum + umas gotas de rum para o creme
200 gr de savoiardi ou pavesini (ou biscoitos de champanhe)
cacau em pó
Preparação
Preparar o café, misturar com o rum e deitar numa travessa larga para arrefecer. Bater o mascarpone com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicionar umas gotas de rum e misturar bem. Bater as natas e envolver no preparado do queijo, delicadamente. Embeber com cuidado os biscoitos no café com o rum e forrar um recipiente. Colocar um pouco de creme. Colocar outra camada de biscoitos embebidos e outra camada de creme. Colocar uma terceira camada de biscoitos embebidos, a última camada de creme e alisar a superfície. Polvilhar com cacau em pó. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.
Bom Apetite!
13 comentários:
Boa, além de ser salmonela free, faz menos mal ao colesterol e além disso tudo agora é aquela altura em que é mais difícil ter ovos caseiros!!
Obrigada pela sugestão!
Olá Babette!!
Esta receita é diferente da minha receita de Tiramisú, a minha para além de "salmonela free" é também "natas free"!! É mesmo própria para diabéticos foi tirada de um livro com essa finalidade!
Podes comprovar aqui:
http://avidanoparaiso.blogspot.com/2010/10/tiramisu-sem-ovos.html
Beijinhos!
Adoro tiramisú, mas sinceramente sem ovo nunca provei. Beijinho e boa terça-feira.
Devo andar mesmo distraída. O que mais chamou a minha atenção nesta tua receita foram as natas, pois acho que li uma vez no teu blog que não usavas natas e que as substituías sempre nas tuas receitas.
Tem óptimo aspecto este teu Tiramisu sem ovos...
Beijinhos
Ficou com muito bom aspecto, parabéns! :)
Gosto das versões sem ovos :)
Vida no Paraíso:
Mais uma versão para experimentar! Ainda mais leve... fantástico!
Turista:
Acreditas que foi o 1º pacote de natas que comprei?...E até o disse à X.! Por consideração a ela, claro, fiz a substituição. Mas de facto, livramo-nos do colestrol e das slmonelas, mas esta fica mais rica em gorduras. Quites, por isso!
Às outras meninas:
Obrigada pelos comentários.
Babette
Olá Babete, gostei muito da tua versão do tiramissu sem ovos. Para mim é perfeita por não ter ovos, porque eu luto diáriamente com o colesterol. Obrigada pela partilha. Gostei.
Beijinhos
A receita de tiramisú que costumo seguir também não leva ovos nem natas, mas sim queijo ricota, para além do mascarpone. A sua é apetitosa!
guapa, esto es irresistible
Fazes bem em trazer à luz versões mais "free" de coisas assim. Embora eu seja mais de usar as natas e os ovos. Mas isso é defeito meu:) Em todo o caso, o mais importante. Que é saber que as pessoas que não podem (ou não devem)comer determinada coisa, têm a possibilidade de não se impedirem e pronto. Se há uma versão sem ovos de tiramisú, óptimo:) Que bom que a partilhaste.
Um beijo já muito tarde, que acabei de fazer agora dois testes de Português. E olhei para o relógio e tive uma espécie de síncope:) Tarde, que é.
Mar
Que bom, mais receitas de tirmisú light.
Graça:
Gostava de ter essa q leva ricotta e mascarpone.
Mar:
A minha tendência para a racionalização do colestrol, dos ovos crús e das gorduras...
beijinhos
Babette
Fiz este tiramisu para o jantar de aniversário da minha filha do meio. Como me esqueci do rum, pensei que fosse ficar enjoativo, mas ficou delicioso. Obrigada pela partilha. bjs
Ana
http:estavento.blogspot.com
Enviar um comentário