quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tiramisú




O seu significado literal é "puxa-me para cima". Uma sobremesa clássica italiana que conforta e sabe muito bem. Queijo, café, rum e cacau. Numa delicada combinação. Para comer nos dias de festa, ou nos dias em que simplesmente é preciso um doce para animar!... Este em particular foi feito para levar para um almoço na casa dos meus Sogros. Não era dia de festa, nem era preciso propriamente um doce para animar. Mas apeteceu. Para celebrar o quotidiano com um doce de colher... 


Ingredientes
(Receita ligeiramente adaptada da Laranjinha)


3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
250 gr de queijo mascarpone
2,5 dl de café forte frio (2 nespressos lungos)
1/2 cálice de rum + umas gotas de rum para o creme
200 gr de savoiardi ou pavesini (ou biscoitos de champanhe)
cacau em pó


Preparação


Preparar o café, misturar com o rum e deitar numa travessa larga para arrefecer. Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura espessa. Adicionar o mascarpone e mexer bem até o creme ficar homogéneo. Juntar umas gotas de rum. Bater as claras em castelo e envolver no preparado do queijo, delicadamente. Embeber com cuidado os biscoitos no café com o rum e forrar um recipiente. Colocar um pouco de creme. Colocar outra camada de biscoitos embebidos e outra camada de creme. Colocar uma terceira camada de biscoitos embebidos. A última camada de creme e alisar a superfície. Polvilhar com cacau em pó. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.


Bom Apetite!



11 comentários:

guida c disse...

Celebrar o quotidiano parece-me um lema de vida. Tão ou mais doce que o tiramisú!
Abraço

Lume Brando disse...

Também adoro Tiramisu, Babette! Nunca publiquei a receita que costumo fazer, mas é parecida com esta: deliciosa! Se dobrarmos ou triplicarmos as quantidades, dá uma sobremesa óptima para uma festa com muita gente :)
Um beijinho
Teresa

Susana disse...

Adoro... adoro simplesmente. Essa é uma das minhas sobremesas preferidas. Ficou com muito bom aspeto, Babete! E sim não precisa haver datas especiais para fazer uma sobremesa de colher ;)

Beijinhos

Anónimo disse...

Quanto a Tiramisu, prefiro o de morangos, ou como diriam os italiano, de fragole, porque como já te deves ter apercebido não gosto de café, e rum (ou outra bebida alcoólica) também não entra no rol de bebidas que ingiro.

Beijinhos e continuação de óptima semana

Autora do Blog disse...

Adoro tiramisu.
Ficou irresistível.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Sofia.Lopez disse...

Todos os dias são especiais e todos os dias são perfeitos para comermos o que mais gostamos...ficou lindo e delicioso. Gosto muito, mas nunca fiz...levo comigo ;)

argas disse...

também faço assim...adoro!

Inês Ginja disse...

Irresistível esse tiramisu!
Um beijinho.

Mar disse...

Fiz uma única vez a sobremesa que faz com que os ânimos fiquem mais para cima:) Lembro-me de ter gostado muito do resultado. Mas sabes, acho que a minha versão não ficou com tão bom aspecto:)
Muito bonita, a tua homenagem a um doce que é Itália no mundo inteiro.

Um beijo num daqueles dias. Reuniões até ao fim. Já passou.

Mar

Babette disse...

Foi a primeira vez que fiz esta sobremesa. Lembrei-me da minha amiga babalú,que uma vez fez esta sobremesa na casa dos meus pais.E lembrei-me das vezes em que a comi em Itália. Tão para cima, esta sobremesa. E fiquei orgulhosa com o resultado. Para além de saborosa, concordo que ficou bonita e até lhe imagino já variações. De sabor e de apresentação.
Um beijo a todas.
Babette

Anónimo disse...

Babette, suas fotos são lindas e as receitas, apetitosas sempre!!!!! Tirando ovo, eu gosto de praticamente tudo!!!!! Tiramisú é uma das minhas obremesas preferidas porque mistura ingredientes que gosto e não é doce demais. Beijão!


Katia Bonfadini
www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com