segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Um Mar de Afectos

 


Recebi ontem de presente uma das Mesas de Domingo da Mar. Para mim. No dia que é de casa para ela. Uma mesa numa casa com uma atmosfera única. Ao ar livre. Um almoço que era para ter sido no Verão, mas que circunstâncias várias remeteram para este Outubro que está ser, no entanto, quente. Com a mesma naturalidade do primeiro dia, miúdos e graúdos retomaram conversas e nós felizes por estarmos juntas... E pelas mãos da minha Mar uma ementa de mimos, a pensar no que eu gosto. Um brinde fresco com um paté delicioso. Uma sopa de nabiças reconfortante. Um dos seus famosos bolos salgados com uma deliciosa salada de endívias, maçã e romã. E o prato principal.... O lombo Wellington que nos juntou, repousava agora majestoso na mesa que nos acolheu. Óbvio, pensei eu. Não podia ter sido outra a escolha!  A acompanhar, um risotto de legumes perfeito, comida que como diz a Mar se faz "para pessoas de quem se gosta muito". À sobremesa, mousse de chocolate com vinho Moscatel e nougat de figos. Porque a Mar sabe que eu adoro figos. Não cabe aqui a gratidão por este dia. Um dia de princesa, como lhe disse. Para continuar a agradecer o dom da amizade. E brindar aos momentos em que somos felizes. Com uma taça na mão, num jardim sem tempo. No regresso, presentes. Como se fosse preciso mais para que o dia tivesse sido perfeito. No meu quarto estão agora as rosas da nossa mesa. Para que este dia perdure por mais dias na memória e se consolidem os afectos. Um Mar de Afectos.    




13 comentários:

Anónimo disse...

Uma mesa muito bonita mesmo e uma ementa bastante requintada. Acredito que te tenhas sentido mesmo uma rainha (ou princesa se preferires).
Um encontro que deve ter sido perfeito para brindar e consolidar uma amizade que floresce como as rosas que decoravam a mesa e se encontram agora em tua casa.

Beijinhos

Laranjinha disse...

Olá Babette,
a mesa estava linda. E a ementa perfeita.
Parabéns.
Um beijinho.

guida c disse...

Uma mesa encantadora para celebrar uma amizade maravilhosa. Parabéns a ambas por se mimarem de forma tão enternecedora.
Boa semana!

Mar disse...

Tão difícil e longo, o meu dia. Tão sem tempo. E sentir-me profundamente insuficiente. Sentir que não chego a tudo. Que não chego para tudo. Nada de muito especial, não é? Todos temos dias destes. A minha mágoa principal: não ter tido um espaço para estar aqui. A ler sem interrupções. Sem solicitações. Mas agora sim. Bem no final do tal dia que foi aquelas coisas todas que eu já disse. E mais as que não são de dizer.
Gosto muito da ideia de te teres sentido acolhida. De o teu marido ter dito que a minha casa era acolhedora. O melhor elogio que posso receber, sabes? Não aquelas outras coisas todas. Sim essa. Que as pessoas se sintam acolhidas, quando vêm cá. A tua mesa foi impulsiva. Sabia que não iria conseguir antecipar em demasia. Sabia que resultaria do que sentisse no dia. E sim. Flores de cores delicadas. Espelhos. Copos antigos. Os pratos azuis que comprei há meses a pensar na tua vinda. E a receita. A tal que fez com que há meses atrás chegasses a um blog meio clandestino:) e imperceptível. Só podia ser essa a receita para te receber. Tão bom que tenhas pensado em fazer Lombo Wellington para o Natal do ano passado. Essa escolha absolutamente aleatória fez com que coincidíssemos. Já viste como são as coisas? Ainda bem que são assim, as coisas imponderáveis que nos trazem pessoas como tu. Obrigada eu. Muitas vezes. Pela dádiva mais preciosa: a da amizade. E obrigada à Laranjinha e à Guida e à nossa Turista Ocasional. Pelo carinho dos comentários.

Um beijo para a minha amiga que merece muito.

Mar

Babette disse...

Turista:
Sim, foi tudo lindo. Gostei de associares a amizade a rosas a florir. A tua rosa também está bem aberta em mim!

Laranjinha e Guida:
A amizade faz tão bem, não é? Mas precisa de ser mimada. Este almoço foi uma celebração inteira da amizade. Muito grande. Refiro-me aos pequenos mimos que bastam: um telefonema, uma atenção, uma palavra num momento importante. Tudo isso é amizade.

Babette
Guida

Babette disse...

Mar:
Como disse no teu blog: carregamos baterias com os dias bons para ir doseando nos dias mais difíceis. E até o blog te dificultou a vida, já viste? Mas chegaste a tempo. Chegas sempre a tempo.
Acolhida é a palavra certa. Por ti, pela tua casa e pela tua família. E eu não disse que ia ser Verão até eu ir aí? Hoje esteve frio e tudo. E amanhã vai continuar. Afinal o Cosmos vai estando do nosso lado. No lombo wellington e num Verão em Outubro. Porque me querias numa mesa ao ar livre. No teu jardim sem tempo.
Um beijo de obrigada.

Babette

Fa disse...

Olá Babette,

Já deixei um comentário para as duas no blogue da Mar. Adorei a escolha de um dos presentes, pensado para si. Também fiquei curiosa sobre o livro, mas a fotografia não permite vislumbrar o título.

Um beijo

Fa

Anónimo disse...

A mesa está espetacular! Linda mesmo! A idéia do espelho no centro é genial! Parabéns para a Mar!

Susana disse...

Ontem tinha passado por aqui e fiquei deslumbrada com essa mesa, mas não tive oportunidade de ler o texto. E hoje já li e fiquei ainda mais comovida quando me apercebi que essa mesa era para celebrar a amizade! É tão bom estar no meio de amigos que gostam da nossa presença e companhia. Ao que me apercebi foi através do blog que se conheceram, isso realmente é maravilhoso. Também já conheci pessoas magníficas pelo mesmo meio e sinto-me muito feliz por isso.

Beijinhos e que tenham muitos mais momentos assim. Pois é o que temos de melhor na vida.

Lume Brando disse...

Que mesa tão bonita! Parabéns à Mar e às duas por esta amizade tão 'cuidada'.
Beijinhos
Teresa

Babette disse...

Querida Fa(da):
Já li o outro comentário ;) Pois eu pedia também um belo assado, aquelas batatas cortadas em fatias muito finas como um leque, e um bolo de chocolate. Com pouco açúcar e sem mais devaneios, que eu tb me preocupo com essa parte... O último presente não é um livro. É uma caixa com papel perfumado para forrar gavetas. Lindo e muito delicado, com o aroma do lírio do vale...

Executiva, Susana e Tecas:
Bom mesmo, uma amizade com mimos. Como também a vossa presença pela minha "Festa". Obrigada.

Babette

Katia Bonfadini disse...

Babette, que mesa linda! Adorei a cor da toalha e todos os acessórios. A ideia do espelho no centro da mesa é bem interessante,acho que vou me inspirar nela! Um grande beijo!

Cristina Manso Preto disse...

A mesa estava maravilhosa, Babette. Que delicadeza se nota em cada pormenor. E se foi para celebrar a amizade, ainda melhor. :)
Beijinhos,
Cristina