segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Empadas de Camarão


Gosto de receitas trabalhosas, de ter de começar de véspera a fazer um recheio e de pôr literalmente a mão na massa. Nem sempre apetece ou posso dedicar tanto tempo à cozinha. Mas quando sim, a minha receita de empadas de camarão sai do caderno e ganha vida. Numas saborosíssimas empadas de camarão. Para comer com prazer.

Ingredientes

Massa
250 gr de farinha
125 gr de margarina
2 gemas de ovos
10 colheres de sopa de água
sal qb
1 gema para pincelar

Recheio
400 gr de camarão
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
salsa picada
2 colheres de sopa de margarina (40 gr)
1 del d eleite
2 dl da água de cozer o camarão
2 colheres de sopa de farinha
sumo de 1/4 de um limão
sal e noz-moscada qb

Preparação

Massa: Numa tigela, colocar a farinha e as gemas. Amassar ligeiramente. Levar ao lume um tachinho com a margarina, a água e o sal, em lume brando. Depois da margarina derreter, sem que ferva, deitar sobre a farinha e as gemas. Amassar bem e descansa por 30 minutos.
Recheio: Cozer os camarões em pouca água, com sal, e descascar. Reservar a água da cozedura. Passar as cascas e as cabeças pelo passe-vite. Misturar esse suco com as cascas pisadas e a água de cozer o camarão e levar a ferver por 3 minutos. Coar de seguida o caldo e reservar. Num tacho, colocar a cebola, o alho e a margarina. Depois de refogar um pouco, polvilhar com a farinha e mexer bem até obter uma bola que se desprende do tacho. Regar, aos poucos, com o leite misturado com o caldo. Deixar o creme cozer e engrossar um pouco, mas sem ser demasiado. Fora do lume, envolver os camarões e temperar com sal, limão, salsa e noz-moscada. 
Montagem: Untar 22 formas pequenas com margarina. Cortar discos de massa maiores, forrar as formas e colocar nelas 2 colheres de chá de recheio. Cobrir com um disco de massa mais pequeno, unir bem as bordas e pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido, a 170ºC, por 18 a 20 minutos.

Bom Apetite!

10 comentários:

Anónimo disse...

Uhmmm que aspecto delicioso tem estas empadas...

Mas pela introdução que fizeste, de ser uma receita que demora bastante tempo para concluir tendo que começar na véspera, acho estas empadas por mais deliciosas que sejam não sairão da minha cozinha.
Decididamente a cozinha não é o local onde gosto de passar mais tempo quando estou em casa.

Beijinhos

Katia Bonfadini disse...

Adoro camarão, Babette!!!!! Tudo com camarão fica uma delícia e essas empadas me deixaram com água na boca! Um grande beijo e uma ótima semana pra você!!!!

. disse...

Olá,

Somos um portal de foodbloggers, e gostariamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro,assim poderemos divulgar seus artigos em nosso site gratuitamente.

FoodBrasil.net

Mónica Silva disse...

Babette gosto tanto de empadas de camarão e tal como tu gosto de estar na cozinha com estes trabalhos demorados e quando o resultado compensa é muito bom.

Beijinho

Sara Ramos disse...

Que delicia!!! :D
Adoro estas empadinhas. Beijocas

Babette disse...

E de facto uma receita que compensa o trabalho que da!...
Um beijo
Babette

Ilídia disse...

Ficaram bem bonitas, Babette. Gosto muito de empadas. Nunca fiz de camarão, mas fiquei de olho nestas ;) Beijo

Anónimo disse...

Nunca fiz, e como n como carne, acabo por fugir às empadas, esta receita é perfeita!!
Que ideia excelente a de usar camarões, estou tentada a experimentar!
boa semana

Mar disse...

A sério que gostava de ser assim:) De gostar de fazer receitas trabalhosas, que implicam tarefas de véspera. E gosto tanto de empadas, ainda por cima. E de todas as outras coisas que implicam horas a mexer em massa. Devíamos viver mais perto, sabias? Quando houvesse empadas destas, podia haver hipótese de as provar:) Ficaram lindas. Parecem ser do género de que gosto muito. Leves e pequenas. Para podermos comer várias:)

Um beijo da tua amiga que fica stressada com massas e coisas assim:)E que fica feliz por te acontecer o contrário.

Mar

A Vida no Paraíso disse...

Adorei estas empadas que delícia! Só pela descrição da receita, todo o ritual que envolve, parecem-me divinais.
A experimentar em dias inspirados!
Beijinho