terça-feira, 29 de março de 2011

Batatas Coradas


O País está em crise, com dificuldades. E eu lembrei-me de uma receita que vi aqui, naquele blog que tem uma mesa sempre posta para 4... Receita de outros tempos, até de outro país, em que o racionamento de um ingrediente básico como o azeite obrigava a sugestões que conseguiam ser contidas mas convidativas. Confesso que na altura, quando registei a receita, em mente estava a forma saudável de preparar estas batatas. Hoje, infelizmente, penso não só nisso como na dificuldade que cada vez um maior número de pessoas sente para "pôr comida na mesa". Por isso aqui fica a receita. Utiliza pouca gordura, é saudável e económica. Penso que vai agradar a todos. E o nome original da receita é tão charmoso.... "Batatas à Mrs Anna!..."

Ingredientes

4 batatas grandes (batata roxa ou para fritar)
3 colheres de sopa de água
2 colheres sopa de Azeite
Sal e Pimenta q.b.

Preparação

Partir as batatas um pouco mais grossas do que se partiriam se fossem para fritar. Distribuí-las numa frigideira anti-aderente e, por cima, deitar a água e o azeite. Temperar com o sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar em lume brando, com tampa, mexendo de vez em quando.
As batatas acabam por ir, simultanemante, corando e cozendo, estando prontas ao fim de 25 a 30 minutos.

Bom Apetite!

12 comentários:

Cidália disse...

Devem ter ficado uma delícia.
Beijinhos

Lusitana disse...

Eu acrescentaria um pouco de salsa picadinha, deve ser um belo acompanhamento e para variar do habitual!
Beijinho

Babette disse...

Sim, Lusitana. Para a próxima ponho-lhe o toque da salsa picada. Dará cor e sabor!
Um beijinho
Babette

Mar disse...

Olá minha amiga:

Gosto muito destas variações em torno de batatas. Quando estava grávida, era o que me apetecia mais: batatas. De todas as formas. Claro que acabei por ter um filho que as detesta. Pudera:) Consumiu tantas na barriga da mãe.
Faço muitas vezes desta forma. E acrescento ervas aromáticas e vegetais salteados. Pedaços de bacon. Uma boa sugestão, a de hoje. E sim, com um nome cheio de charme:)Mrs. Anna.

Um beijo.

Mar

Fatima disse...

Hummmmmmmm adoro batatas.....e essas ficaram divinas!!!!!
Beijinhos

Filipa disse...

Querida Babette: muito gostava que a tua motivação fosse outra...mas infelizmente relatas uma realidade que é cada vez mais....real. Gostei da tua sugestão, reflexão e preocupação. Excelente partilha! Um beijinho :)

Aussie disse...

Yummy!...
Ja comia para o jantar...
kisses

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Ficou aqui uma saborosa sugestão. Já tive o hábito de fazer as batatinhas coradas apenas com o azeite e uma folha de louro, num tacho de barro, revolvendo constantemente para não pegarem no fundo do tacho (bem, deixava pegar sempre um bocadinho para depois rapar o fundo ao tacho). Estas devem ficar igualmente saborosas e são de uma confeccção bem mais prática.
Beijinhos

Moonlight disse...

Uma optima ideia!Não só para a crise como para variar os pratos!
Obrigada pela ideia!

Bj com feitiços da lua

Barida disse...

Ola Babette,
e' verdade, ha que apertar cada vez mais o cinto, e para isso nada melhor do que pensar novas e economicas receitas! adorei as tuas batatas :) beijinhos

moranguita disse...

pareece-me muito bem. temos mesmo que poiupar e cuidar da saude ao mesmo tempoe isso e possivel com estas batatas.
beijinhos

luarte disse...

Estas batatinhas vou experimentar de certeza. Tão fáceis e com tão óptimo aspecto, não dá para resistir :)
Beijinhos