segunda-feira, 13 de abril de 2015

Filetes de Pescada à Póvoa do Varzim





Uma refeição maravilhosa... Filetes de pescada frescos, com um molho muito aromático e uns acompanhamentos que adoramos: beterraba cozida com molho vinagrete e ervilhas de estalar, salteadas em azeite e alho. Os meninos tiveram direito ainda a umas batatinhas fritas e gostaram mesmo da refeição. Comer peixe pode ser realmente delicioso!...

Ingredientes
(Fonte: Receitas Saudáveis da Cozinha Portuguesa)

500 gr de filetes de pescada frescos 
sumo e raspa de meio limão
1/2 cebola média
2 colheres de sobremesa de manteiga
1,25 dl de vinho branco
1 folha de louro
sumo de 1/2 laranja
1 colher de sopa de alcaparras
sal e pimenta-preta q.b.
1 colher de chá de farinha maizena

Preparação

Temperar os filetes com o sumo de limão, sal e pimenta-preta e deixar marinar durante cerca de 30 minutos. Picar finamente a cebola. Num tacho largo, aquecer uma colher de sobremesa de manteiga e alourar a cebola picadinha. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o vinho branco, a folha de louro, a raspa de limão, o sumo de laranja e a restante colher de manteiga e temperar com pimenta preta. Deixar fervilhar o molho por 10 minutos. Mexer de vez em quando. Adicionar então os filetes e deixar cozer, em lume muito brando, por 15 minutos. Retirar os filetes de pescada, com cuidado, para uma travessa. Desfazer a farinha maizena num pouco de molho e misturar de novo no tacho, mexendo bem e deixando o molho ferver por uns minutos até engrossar. Colocar o molho por cima do peixe e espalhar por cima as alcaparras. Servir com beterraba em cubinhos, temperada com um molho vinagrete e com ervilhas de estalar, salteadas em azeite e alho. Para os gulosos, ou os mais pequeninos, juntar também umas batatinhas fritas em azeite.

Bom Apetite!


9 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que aspeto tão delicioso, ótima sugestão.


O Cantinho dos Gulosos

Mar disse...

Esta pescada faz-me lembrar as receitas antigas. Aquelas dos livros de culinária sem grandes narrativas nem conversas. Gosto também desse espírito.

E há que tempos que não vou à Póvoa de Varzim, agora que penso nisso. Há geografias assim.

Um beijo.

Mar


Katiakatola disse...

Oi, Babette!
Uma refeição leve e deliciosa. ..O aspecto não podia ser melhor! Nada como um peixe fresquinho, família reunida ao redor da mesa e tranquilidade para aproveitar bem o momento...É assim que vamos escrevendo linhas felizes no livro da vida...
Feliz semana, com beijinhos, Katia.

Katiakatola disse...

Oi, Babette!
Uma refeição leve e deliciosa. ..O aspecto não podia ser melhor! Nada como um peixe fresquinho, família reunida ao redor da mesa e tranquilidade para aproveitar bem o momento...É assim que vamos escrevendo linhas felizes no livro da vida...
Feliz semana, com beijinhos, Katia.

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Os meus livros de culinária começam a ser inúteis. Venho aqui, e a um ou dois outros lugares, buscar inspiração e tenho-me dado muito bem. Ontem, ao lanche, foram panquecas de banana. Deliciosas. Hoje ao jantar, vão ser uns filetes de pescada que já estão a descongelar. A receita tem a vantagem de não ser necessário fritar os filetes e, para além disso, estão com um aspecto mesmo apetitoso. Obrigada.
Boa semana.
Bjs
Ana

Diogo Marques disse...

Esse molho faz toda a diferença! Que delicia :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Babette disse...

Cantinho,
Obrigada!

Mar,
Sabes que foi nisso que pensei, quando vi a receita? Parecia ser daquelas receitas de confiar. E gostámos muito! Costumava passar férias na Póvoa com a minha avó Ana. Na altura pensava que era assim longe como o Algarve ;) Coisas de criança ;)

Katia,
Isso mesmo. Páginas vividas, memórias acrescentadas e receitas para partilhar ;)

Ana,
Que responsabilidade essa ;) Mas feliz por saber que tenho estado à sua mesa. Espero que os filetes tenham ficado bons. E as panquecas são mesmo boas, não são? Uma boa semana querida Ana. Obrigada por vi cá e por fazer estas receitas ;)

Diogo,
Um molho muito bom, mesmo!

Babette

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Não conhecia essa versão de filetes. Esse molho ficou com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/potas-crocantes-com-batata-assada.html

Babette disse...

Clara
Vale mesmo a pena experimentar!
Babette