segunda-feira, 9 de março de 2015

Peitos de Frango com Molho de Mostarda e Legumes





Trata-se de uma receita da minha amiga com nome de água de que me apropriei. A Mar tem esse poder de influenciar. Gosto das receitas dela por serem precisas, fiáveis e feitas com amor. A comida honesta de que se fala. E o carinho com que é preparada. Só pode correr bem, assim. Correu logo bem com a minha mãe, que a testou ainda antes de eu ter conseguido ir às compras. E na minha casa foi também vencedora. Passou a ser agora também minha. Integrada naqueles hummmnns que os meninos fazem quando gostam. Comida que é obrigatório repetir. Obrigada Mar ;)

Ingredientes

4 peitos de frango 
3 dentes de alho (esmagados e com um pouco da casca)  
1 folha de louro (sem a nervura do meio) 
1 cenoura grande (partida em troços relativamente grandes)
75 gr de bacon
1 copo de vinho branco 
1 copo de água
1 tigela de ervilhas (congeladas) 
1 colher (de sopa) de grãos de mostarda em 
1 colher (de sopa) de Maizena 
sal, azeite e pimenta preta q.b. 

Preparação

Lavar os peitos de frango e cortar em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Colocar no tacho e temperar logo com sal e com pimenta preta. A seguir, os alhos esmagados, o louro, o vinho branco, o bacon e a cenoura. Acrescentar um fio generoso de azeite, as mostardas e misturar bem os temperos, usando as mãos. Levar ao lume durante 25 minutos. Nos primeiros 5 minutos, o lume deve estar forte e o tacho sem a tampa. A seguir, juntar o copo de água, tapar e deixar estar durante 20 minutos certos, mexendo de vez em quando. Decorrido esse tempo, rectificar os temperos e retirar um pouco do molho para uma chávena. Acrescentar a Maizena, dissolvendo bem. Depois de bem misturado, colocar no tacho, mexer e deixar cozinhar por mais um minuto. Desligar o lume e juntar as ervilhas, fechando a tampa e deixando estar durante cinco minutos, antes de servir. 

Bom Apetite!



5 comentários:

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Que bom aspecto! E eu que não posso comer! (vir aos meus sites de eleição ver comida, num dia em que exames médicos me obrigam a fazer jejum, só posso ser masoquista).
Ainda não tive oportunidade de experimentar esta receita. Penso que vai ser esta semana.também eu admiro a precisão, o carinho e o respeito que a Mar imprime às receitas que partilha.
Uma boa semana.
Bjs
Ana

O Cantinho dos Gulosos disse...

gostei parece me mesmo um prato cheio de sabor e bem "caseiro".


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

O Cantinho dos Gulosos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mar disse...

Fiquei muito feliz no dia da tua mensagem feliz, logo a seguir ao vosso jantar. E fiquei agora, também.
Estas coisas da comida são mesmo assim: fazemos com que sejam nossas. Reinventamos e inventamos. Quando dá em vontade de repetir, está tudo ainda mais certo:)

E eu não tenho poder nenhum. Em nada.

Obrigada pela tua maneira carinhosa de dizer as coisas.

Um beijo grande.

Mar

Babette disse...

Ana,
Espero que tenha corrido tudo bem! É mesmo como diz, esse respeito pela comida também se percebe na correcção das indicações que deixa. Já fiz mais vezes depois desta. Os rapazes gostaram mesmo!

Cantinho dos Gulosos
Obrigada! É comida boa ;)

Mar,
És generosa ;) Dás-nos indicações de coisas boas para fazer com ingredientes simples. É isso é precioso!

Beijo

Babette