quarta-feira, 16 de julho de 2014

Arroz Turco


Querem saber o porquê de tudo, o nome das coisas. Estão na fase curiosa, os meus filhos. "O que leva este arroz?" - perguntaram. "Pimento verde, pimento amarelo, pimento vermelho, salpicão, ameixas secas, açafrão das índias" - respondi. "E como é que se chama?" - continuaram. "Arroz turco!" - improvisei. Assim ficou. Um nome dado para satisfazer as perguntas das crianças e um óptimo jantar para todos!

Ingredientes

1 cebola nova
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento amarelo
1/2 salpicão de boa qualidade
1 chávena de chá de arroz
2 chávenas de chá de água
sal, azeite, 1 colher de café rasa de açafrão das Índias
ameixas pretas secas e descaroçadas

Preparação

Picar uma cebola e levar ao lume com o azeite, refogando por uns minutos. Juntar o salpicão e os 3 pimentos cortados aos cubinhos. Refogar mais uns minutos. Adicionar depois a água, o açafrão e o sal, a gosto. Quando ferver, juntar o arroz, tapar e baixar o lume, deixando cozinhar por 13 a 15 minutos. Já fora do lume, envolver algumas ameixas pretas secas picadas. Servir de imediato.

Bom Apetite!




7 comentários:

Vera Ferraz disse...

Gosto tanto, tanto mas nunca faço precisamente por causa do meu rapaz... não gosta de arroz amarelo... enfim... adoro esse contraste dose/salgado. Para mim é mais que suficiente e nao preciso de carne ou peixe. Juro que fiquei mesmo com vontade de ir fazer.

Um beijo,
Vera

Babette disse...

Vera,
Sei que és arrozeira. Eu fiquei assim pendurada num arroz de frango de forno que fizeste e fi-lo assim que pude, como sabes ;) As boas influências!
Um beijo
Babette

Unknown disse...

Deve ser uma delicia! :)

http://miascuisinemf.blogspot.pt/

conceicao disse...

Um aspeto delicioso.
Bjs

Mar disse...

E eu acho que tu improvisaste muito bem:) Tem mesmo ressonâncias de Turquia. Pelo que oiço dizer, que ainda não fui lá.

Vou experimentar quanto antes. Parece-me tão de fazer e tão cheio de sabores. Obrigada pela partilha, Babette com filhos curiosos:)

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Maria,
É mesmo. Foi um improviso feliz!

Conceição,
Tem de experimentar...

Mar,
Sei lá como me veio à ideia o nome. Mas soou bem e soube ainda melhor. A chouriça - que mais parecia um salpicão - é mesmo de S. Pedro do Sul ;)
Babette

Ilídia disse...

Pareceu-me muito bem, este teu arroz colorido :)

Um beijo,

Ilídia