quinta-feira, 11 de abril de 2013

Risotto de Espargos Verdes



Foi o acompanhamento destes filetes de bacalhau. Mas valerá também só por si, já que se trata de um risotto de sabor intenso e perfumado. Um risotto ideal para dias de Primavera. Cremoso na medida certa. E feito com muito amor para um domingo em família. 

Ingredientes

1 copo pequenos de arroz para risotto (arbório ou carnaroli)
1 molho de espargos verdes
1 dente de alho
1 chalota
manteiga (3 colheres de chá)
azeite
água de cozer os espargos (cerca de 1/2 litro)
1 copo de um bom vinho branco
Queijo da Iha ou Parmesão ralado 


Preparação

Lavar os espargos cuidadosamente. Retirar a cada um a parte mais grossa do talo (cerca de 2 dedos). Com um descascador de legumes, retirar a parte mais fibrosa de cada espargo (incluindo do talo que se aparou). Num tacho largo e baixo colocar os espargos um a um mantendo-os afastados uns dos outros. Depois de ocupar a base do tacho, colocar uma segunda andada de espargos, no sentido perpendicular, formando uma quadrícula. Proceder assim sucessivamente até terminarem. Colocar um pouco de água, apenas o necessário para os cobrir, e temperar com um pouco de sal. Cozem por 8. Retirá-los, um a um, com uma pinça, de forma a não quebrar nenhum. Guardar a água de cozedura. Partir os espargos em pedaços separando as pontas (mais frágeis) para o final. Num tacho largo, colocar o alho picado e a chalota também picada, um fio de azeite e duas colheres de chá de manteiga. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho branco e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, a água de cozer os espargos, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Adicionar, a meio do processo de cozedura, os espargos (com a excepção das pontas). Continuar a juntar o caldo até que acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 20 a 25 minutos). Já fora do lume, juntar as pontas dos espargos, uma colher de sobremesa de manteiga, o queijo e envolver bem. Deixar tapado por uns 3 minutos antes de servir. 

Bom Apetite!


10 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso!

Raquel Alabaça disse...

Bem saboroso! Adoro a cremosidade do risotto!

Sabores Autenticos disse...

Adorei, tem um aspeto muito bom.
Bjs

Inês Ginja disse...

Adoro espargos e ando mesmo a pensar num risotto! Soube-me bem passar por cá e ver o teu :) Da estação.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Hummmm,
Apesar de ir para a terra da paella, não troco nada por esta sugestão...
Bjs

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Adoro espargos :D No risotto então, deliro :D Que delícia de sugestão :D

Beijinhos e tem um bom resto de dia :)

Babette disse...

Luísa e Raquel:
De facto estava muito saboroso!

Lurdes e Ginja:
Experimentem!

Anónimo:
Paella também é bem bom;)

Joana:
Então és como eu: também adoro espargos e risotto!

Babette

Mar disse...

Ontem à noite foi assim. Risotto. Para uns convidados que nos aconteceram por acaso. Com vinho tinto e os espargos daquela maneira tostada, com pedacinhos de abóbora. Estes domínios são assim. Comida feita com amor. Dedicada e atenta. Como aconteceu nesse dia de que falas.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Já falamos sobre esse risotto de que falas. Ainda ontem comi um em Lisboa. Mas sabes que mais? Nenhum é assim tão bom quanto os teus ou os do Zé...
Babette

Babette disse...

Já falamos sobre esse risotto de que falas. Ainda ontem comi um em Lisboa. Mas sabes que mais? Nenhum é assim tão bom quanto os teus ou os do Zé...
Babette