quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bolonha (2/3) - Trattoria Danio


Ao passar em revista as fotos em arquivo e ainda por publicar, deparei-me com a série de fotos sobre os restaurantes visitados na nossa mais recente viagem a Itália. Restaurantes de Bolonha e de Veneza que quero guardar na memória e até regressar, se um dia se proporcionar voltar a estes lugares onde fui feliz. Em Bolonha, como aqui expliquei, come-se muito bem. A comida é muito caseira e é frequente encontrarmos os "laboratórios", uma ou duas portas ao lado dos respectivos restaurantes, onde mulheres atarefadas preparam, sobre grandes mesas, vários tipos de pasta. Encostados aos azulejos brancos que forram esses espaços, amontoam-se sacos de farinha e caixas com dúzias e dúzias ovos. Como são simples os ingredientes da massa... E como podem ser tão deliciosas!...


A Trattoria Danio é um desses espaços que faz com massa fresca de qualidade pratos irresistíveis. Fica debaixo de uma das centenas de arcadas da cidade, e é um restaurante frequentado essencialmente por locais. Restaurante de "bairro", simples na decoração, surpreendeu pela qualidade e pela honestidade dos ingredientes usados. O antipasti della casa foi-nos abrindo o apetite, juntamente com um cesto de pão de óptima qualidade. Eu pedi depois um spaghetti alla vongole, delicioso, e o Zé  um tagliatelle verde (fresco) com pancetta e tomate (a bateria da minha máquina falhou no instante em que o tentava fotografar). Rematámos a refeição com o melhor tiramisù de toda a viagem. Um sítio a registar. Por isso tudo das coisas saberem ao que são. 


5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom dia!

Sempre atenta ao teu blog e a lê-lo com regularidade, mesmo quando não teço um comentário.

Bolonha é mesmo um local que se associa a comer bem, e massa, claro...

É curioso mas acho que a ultima vez que lá estive procurei contrariar a tendência e escolher algo da ementa típico, mas que não caísse no mais convencional.

Beijinhos

joão - flavors and senses disse...

Como eu me recordo de Bolonha =).

Mar disse...

Um sítio a ir. Quando for a altura de Bolonha na minha cartografia. Lembrei-me do tiramisù de que te falei, dentro de um copo de iogurte. Delicado nos sabores. E a vir para a mesa de uma maneira improvável:)

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

Haaaa.... bela Bologna!

Babette disse...

Turista:
Bolonha é de facto um paraíso gastronómico ;)

João:
Adivinhe de quem veio a referência?...

Mar:
Regista, sim. E então o próximo que vou publicar é "o" imperdível!

Anónimo:
Belíssima!!!!

Babette