terça-feira, 11 de outubro de 2011

Strogonoff de Frango com Leite de Coco



Foi uma urgência de dia de semana. Uma mudança de planos culinários. Quis mesmo um strogonoff de frango com leite de coco. Mesmo sem ter os ingredientes em casa. Por isso, entre o trabalho e o regresso a casa, uma paragem breve para comprar o frango, os cogumelos e o leite de coco. E salsa, que a receita não pedia mas que eu achei que iria fazer falta. Depois, foi prepará-lo e ouvir os elogios dos meus filhos a dizerem que o molho estava delicioso e que queriam pão para fazer "molhatas".... 

Ingredientes
(Adaptada de uma receita da Vaqueiro) 


600 gr de peitos de frango cortados em tiras
50 gr de margarina
100 gr de cogumelos frescos laminados
1 colher de sopa de farinha
1 lata de tomate em pedaços (com o suco)
1/2 copo de vinho branco
sal, pimenta e noz-moscada
2 dl de leite de coco
salsa picada

Preparação


Alourar o frango na margarina, juntar os cogumelos e deixar saltear. Polvilhar com a colher de sopa de farinha, misturar bem, juntar o tomate e cerca de meio copo de vinho branco. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada, tapar o tacho e deixar ferver suavemente mais ou menos 15 minutos. Se o molho estiver demasiado espesso, adicionar uns pingos de água quente. Quando a carne estiver macia, juntar o leite de coco e deixar retomar fervura por uns minutos. Polvilhar com salsa fresca picada. Servir com arroz branco. 

Bom Apetite!


8 comentários:

Anónimo disse...

Curioso, nunca fiz strogonoff e nem sei bem porque, mas é um prato que me fez lembrar de imediato na faculdade.
Talvez porque atendendo à escassa diversidade gastronómica existente na cantina de lá e à predominância de "sola de sapato", como lhe chamava, quando na ementa havia strogonoff ficava feliz.

Claro que era um strogonoff que não chega aos calcanhares e ao aspecto maravilhoso deste teu. O teu strogonoff trouxe-me memórias de um tempo feliz de outrora. Obrigada também por isso.

Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Ficou fantástico! Nunca comi strogonoff com leite de côco, mas agradou-me bastante a ideia, vou anotar e experimentar assim :)
beijinho

Fê Dayrell disse...

Adorei a ideia do leite de coco. Vou experimentar.
Ficou muito bonito o prato
Bjo

Lourdes Sabioni disse...

Feito com leite de coco??? Adorei a idéia!!!
Já estou te seguindo!
Beijos!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Não sou amiga de strogonoff, mas adorei a ideia do leite de coco. Num destes dias experimento.
Bj

Mar disse...

A comida preferida do meu filho. Aquilo que prefere acima de tudo. Chama-lhe de carne branca. Pelas natas. Que fazem com que a carne fique mesmo branca. E se a minha memória não falha, creio que quando falámos à noite, apercebemo-nos de que ambas tínhamos feito carne branca. Tu com leite de côco. Eu com natas. Mas hei-de dar a provar a tua variação em torno do prato preferido do António.

Um beijo.

Mar

Susana disse...

Játinha passado por cá para expreitar o teu strogonoff que achei delicioso. O último que fiz também usei leite de côco e dá aquele saborzinho tropical maravilhoso. Fiquei com vontade de fazer!lol

Beijinhos

Babette disse...

Turista:
Também recordei esses tempos, pelas tuas palavras... Bons, não foram? mesmo com todas as solas de sapato ;)

Sofia, Fê e Lourdes:
Uma substituição das natas muito agradável. Além de original, não concordam?

Moira:
Experimenta assim e depois diz-me ;)

Mar:
Uma versão diferente, então, da comida do teu filho. Com um toque meio exótico, mas também de carne branca. Mais uma daquelas convergências. "Numa certa noite e sem combinar, em duas cozinhas se preparava um strogonoff de carne branca".... Podia ser o início de um romance, não achas?

Susana:
Isso tudo. Um toque tropical a uma receita europeia...

Babette