sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Risotto de Bacalhau


Mais um risotto bem português. Com bacalhau e outros ingredientes de época, como pimentos e tomate coração de boi. Ficou delicioso e muito aromático. Já o disse muitas vezes, eu sei, mas um bom risotto é comida que conforta...

Ingredientes (para 2 pessoas)

1 copo pequeno de arroz para risotto (arbório ou carnaróli)
1/2 lombo de bacalhau, já cozido e feito em lascas grossas
1 dente de alho

1 chalota
1/2 pimento vermelho
1/2 tomate coração de boi partido em cubos pequenos
margarina (2 colheres de sobremesa)
azeite
água de cozer o bacalhau (1/2 litro)
1/2
de um copo de um bom vinho branco

salsa 

Preparação

Num tacho largo, colocar o alho picado e a cebola também picada, um fio de azeite e uma colher de sobremesa de margarina. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho branco e deixar que evapore. Juntar o pimento e, a pouco e pouco, a água de cozer o bacalhau, que deve estar quente, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Continuar a juntar o caldo até que acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 25 a 30 minutos). Juntar então o bacalhau em lascas, o tomate em crú e envolver bem. Já fora do lume, juntar salsa picada, uma colher de sobremesa de margarina e envolver bem. Deixar tapado por uns minutos antes de servir. 

Bom Apetite!



9 comentários:

Anónimo disse...

Por aqui não existe o arroz agulha ou carolino como estava habituada a comprar.
Por isso quando vou ao supermercado e quero comprar arroz tenho sempre o dilema de que qualidade comprar, pois todos sao bastante diferentes dos que me são familiares. Da ultima vez que comprei arroz, lembrei-me instantaneamente de ti, porque dizia justamente "risotto". Vou dizer uma barbaridade, mas foi a qualidade de arroz que encontrei, mais parecida com as que conhecia.

Agora só me falta fazer, risotto com uma receita para risotto e esta parece-me muito boa para o efeito.

(No meu blog hoje termino a visita a Bayreuth)

Beijinhos e óptimo fim-de-semana.

Lume Brando disse...

Também adoro risotto, mas nunca experimentei de bacalhau feito por mim, este está com muito bom aspecto! Sabes que também experimentei há uns tempos a pizza com batata, por ter visto no MasterChef?! Mas as minhas batatas ficaram cruas, snif, snif...
Beijinhos e bom fim-de-semana!
Teresa

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto maravilhoso tem esse risotto!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficou um risotto cremoso e delicioso!
um beijinho

Filipa disse...

Irresistível! Mesmo estando de barriga cheia, não consegui evitar um suspiro!!! Um beijinho

argas disse...

Que aspecto excelente!

Laranjinha disse...

Muito bom. Risottos ou os nossos arrozes para mim são sempre reconfortantes, como referes. Sabem tão bem.
Beijinhos e bom fim-de-semana.

Ilídia disse...

Também adoro risotto. Gostei desta fusão do prato italiano com o bacalhau. Está cremosíssimo. Verdadeiramente tentador. Um beijo e bom domingo.

Mar disse...

Uma das tuas maneiras de tornar nossa uma daquelas receitas que parecia italiana e pronto. Um bocadinho de Itália e de Portugal. Dois universos diferentes que partilham a mesma matriz. Uma matriz mediterrânica. Deve ter ficado uma delícia, o teu risotto que junta dois países. Sabes aquelas coisas todas. De eu adorar risottos. Apercebo-me que já não faço há uns tempos. E que nunca provei um risotto de bacalhau. Isto deve querer dizer alguma coisa, não?:)

Um beijo de domingo. Que andei dois dias longe de computadores.

Mar