sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Salada de Presunto com Maçã e Ovo


Fecho o mês que fecha o Verão com uma última salada. Os dias de Outubro, ainda que amenos, já não condizem com saladas frescas. Para mim, o fim deste mês de Setembro, de que gosto tanto, encerra definitivamente a temporada de Verão, dos dias compridos e quentes, das férias com dias preguiçosos e lânguidos. Outubro já quer dizer frio, talvez chuva, aconchego e casa. Dias mais curtos e cheios de escola, de trabalho e de rotinas. Na cozinha, tartes e bolos. Chá e marmelada. Mudam-se as cores e mudam-se as vontades... Adeus, Setembro!...

Ingredientes

Alface
Presunto
2 ovos cozidos
2 maçãs
azeite e vinagre


Preparação

Numa saladeira ou em pratos individuais, dispor folhas de alface e, por cima, a maçã partida em cubos grandes, o ovo também cortado em cubos e tiras de presunto, a gosto. Temperar com um pouco de azeite e vinagre. Servir de imediato.

Bom Apetite!


11 comentários:

Anónimo disse...

Olá Babette!

A Salada tem muito bom aspecto. Apesar de o Setembro de 2011 acabar hoje, eu acho que pelo menos uma vez por semana, as refeições aqui em casa continuarão a ser de saladas, talvez umas saladas com alguns ingredientes quentes à mistura...

Se gostas de Wagner, talvez o meu artigo de hoje te agrade particularmente. Espreita o blog se tiveres ficado com curiosidade porquê, e talvez descubras um motivo extra para visitar a Baviera. ;-)

Beijinhos e um óptimo fim-de-semana, que espero seja com sol e calor

Sara Ramos disse...

Que maravilha... Gosto imenso de presunto. Bjs

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

saladas são sempre bem vindas aqui em casa!
essa parece deliciosa!
um beijinho

a disse...

Linda e bem fresquinha esta saladinha, podia fazer-me companhia agora...ohhh...se podia ;)
Beijinho

Mar disse...

Uma salada que marca um fim e um início. E palavras que são coisas. Setembro ser uma réstia do tempo demorado do Verão. E Outubro significar casa, aconchego, possibilidade de frio. Já viste? Tantas coisas em duas palavras. E uma salada. Também uma salada. A marcar o fim de Setembro. E um quase início de Outubro.

Um bom primeiro fim-de-semana de Outubro:)

Mar

Graça Pereira disse...

Ora, para o tempo que eu disponho...é disto que eu gosto! Maravilha! Agradável ao olhar, ao sabor e...à dieta!
Bjs e bom fds.
Migá

Receitas ao Desafio disse...

Uma salada a fechar um ciclo e a abrir porta para outro, diferente, porque marcado pelo frio e por tantas outras rotinas que o outono inicia que por serem rotinas são espaços e tempos controlados.
Gostei muito da salada.
Um bom fim de semana.
Patrícia

Babette disse...

Turista:
Penso que fazes bem em manteres as saladas mesmo no Outono. São sempre muito saudáveis e versáteis. Já estou conquistada pela Baviera!

Sarinha, Lili e Sandra:
Isso tudo. Simples saborosa e cheia de sabor. A maçã doce com o salgado do presunto e a maciez do ovo fazem um conjunto muito agradável.

Mar:
Um mês lindo que se fechou. O poder das palavras. Como um início e um fim podem ter tantos significados. Um beijo para ti. Já em Outubro.

Patrícia:
A rotina tem esse lado de conforto e segurança. Um certo tempo controlado, como diz. Eu gosto. Um beijo.

Babette

Laranjinha disse...

Olá Babette,
nada melhor do que uma excelente salada para terminar Setembro.

Um beijinho.

Ilídia disse...

Babette, gostei muito deste post. Gostei da salada, com uma belíssima combinação de ingredientes. Mas também gostei muitíssimo do aconchego do texto. Para mim, outono é isso mesmo: cocooning, rotinas que sabem bem ( tenho pena que, nos últimos tempos, toda a gente fale de rotina de uma forma depreciativa e é bem encontrar mais alguém que, como eu, gostas das rotinas boas :). Um beijo num dia especialmente outonal (na Terceira, chove e ouve-se aquele ventinho bom, lá fora:)

Babette disse...

Tia:
Rápido e saudável. Não se pode querer mais!...
A não ser mais dias de sol como este para pôr a ideia em prática.

Laranjinha:
O Outubro está a surpreender. Um pouco inusitado, este calor fora de época, mas convidativo a saladas.

Ilídia:
A rotina pode ser tão saborosa como os dias de excepção. Sim, gosto das rotinas que nos defendem do mundo. Dão-nos a ilusão de controlar mais variáveis...

Babette