segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Risotto de Polvo

 



Este risotto é simplesmente divinal. Uma festa para os sentidos: são os cheiros que vão tomando conta da cozinha enquanto o vinho tinto evapora e se funde ao caldo aromático; é a expressiva tonalidade deste arroz tão rico e são os sabores que se vão adivinhando enquanto o garfo não chega à boca... Já disse que é divinal?... Isso mesmo: divino!


Ingredientes

1 copo pequeno de arroz para risotto (arbório ou carnaróli)
3 pernas de polvo já cozido
1 dente de alho
margarina (2 colheres de sobremesa)
azeite
água de cozer o polvo (1/2 litro)
2/3 de um copo de um bom vinho tinto
salsa 

Preparação

Num tacho largo, colocar o alho picado, um fio de azeite e uma colher de sobremesa de margarina. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho tinto e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, a água de cozer o polvo, que deve estar quente, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. A meio do processo juntar o polvo partido em pedaços e envolver bem. Continuar a juntar o caldo até que acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 25 a 30 minutos). Depois de pronto, e já fora do lume, juntar salsa picada, uma colher de sobremesa de margarina e envolver bem. Deixar tapado por uns minutos antes de servir. 

Bom Apetite!




10 comentários:

Guidinha disse...

Bela receita e lindos pratos :)

Sara Ramos disse...

Uma receita que é uma maravilha. As fotos falam por si. Bjcs

Ilídia disse...

Tão reconfortantes, estes pratos. Já com um cheirinho a outono. Deve ter ficado delicioso. Não posso deixar de comentar também os pratos. São lindíssimos! Um beijo e boa semana.

Lusitana disse...

Babette:
Conquistou o "seu" prato de polvo. Lindo. A precisar de ser experimentado ao vivo. Cada um com a sua especificidade, os pratos de polvo estão muito ligados ao mar dos Açores, segundo percebi no programa ( bem giro) que a RTP1 transmitiu recentemente.
Beijinhos.

Mar disse...

E eu a pensar que já tinha esgotado as possibilidades para risotto:) Nunca me tinha ocorrido. Risotto de polvo. E sim, com um aspecto divinal. Um bocadinho de mar à mesa linda que se adivinha pelas imagens.

Um beijo de final de primeiro dia de aulas. Que foi bom:)

Mar

PS: A primeira fotografia é particularmente inclemente:) De abrir mesmo o apetite.

Santa Gastronomia disse...

Adoro polvo e seu risotto está divino!
Ainda mais servidos em prato tão lindo!

Tenha uma excelente semana!
Bjinhus..

Anónimo disse...

Se a Babette concretizar um dia um TOP 10 (ou TOP 20?!...), esta sugestão corre um sério risco de figurar nessa lista de excelente bom gosto!
Parabéns

Babette disse...

Muito obrigada pelos comentários. Penso que foi realmente uma refeição feliz. Da receita aos pratos tudo esteve muito bem!

E sim, Mar. Faltava este risotto! Mas não é o último. Tenho outro para publicar em breve de bacalhau. Foram inspirações que tirei do livro da "Casa da Comida". Um beijo em dia de 1º dia.

Babette

Filipa disse...

Eu que adoro polvo de todas as formas e maneiras, estou certa que esta será apenas mais uma! Comer e chorar por mais! Um beijinho

ameixa seca disse...

Bem parecido com o nosso arroz de polvo, bem português. Pelo menos, aqui em casa ele tem esse aspecto delicioso :)