segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lombo de Novilho em Massa Folhada


Curioso. Não foi planeado este agendamento, mas.... há um ano atrás, quando iniciei o meu blog, a 1 de Janeiro de 2010, a primeira receita que publiquei foi a do prato principal servido no Dia de Natal de 2009. E agora aqui estou de novo, no primeiro post do Ano, a publicar a receita do prato principal servido no Dia de Natal de 2010... No primeiro ano foi tudo novo. As Datas, as Festas de Calendário, tudo foi aqui vivido pela primeira vez. Sinto que um novo e segundo ciclo se inicia. Hei-de festejar as mesmas datas, os mesmos aniversários, as mesmas festividades. E hei-de receber outros amigos, outra família, ter também, e por certo, outros momentos de partilha que hoje nem antevejo. Mas não é isto a vida?... Aqui cristalizada nas imagens e nos instantes publicados...


Ingredientes
(do Livro Receitas Saudáveis da Cozinha Portuguesa)


1 Kg de lombo de novilho
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher de chá de mistura de ervas aromáticas secas (usei ervas da Provence)
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 base de massa folhada fresca
1 gema para pincelar


Preparação


Numa taça, preparar uma marinada com os dentes de alho picados, o vinho branco, o azeite, as ervas aromáticas e o molho inglês. Temperar com um pouco de sal e pimenta, a gosto. Cobrir a carne com esta marinada e levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, por 20 a 25 minutos. Deixar esfriar e secar a carne bem, com papel de cozinha, reservando o molho num tachinho. Depois de esfriar completamente, envolver a carne na massa folhada, tendo o cuidado de que a união da massa fique para baixo. Pincelar com gema batida e levar novamente ao forno, a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Entretanto, levar ao lume o molho, até que reduza um pouco. Servir a carne fatiada fina e regar com molho, a gosto.


Bom Apetite!

13 comentários:

Lusitana disse...

Parece-me muito bem, a sua primeira receita do ano! Tirada de um livro insuspeito, dado o título... A propósito, de quem é a autoria?
Gostei também da maneira como enuncia os seus propósitos quanto ao blog, muito bem escrito...Essa é a sua assinatura, o texto sempre muito cuidado e pleno de conteúdo!
Bom Ano e boas receitas!
Beijinho

FR disse...

Fiz esta receita para o jantar de fim de ano ;) foi um sucesso ;) mais uma vez parabéns pelo blog.. sem dúvida uma inspiração para mim! bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

TAva dando um rolê na internet e nos blogs culinários e encontrei o seu. Viu só como é bom estar sempre com a casa arruamada? A visita chega e tá tudo em ordem.
Não aguentei e já tô te seguindo.
Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb. Te espero lá.
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

Mar disse...

Concordo em absoluto com a ideia de não conseguirmos antever as coisas que estão para viver. E isso é o mais bonito deste ofício: o de viver. E acredito que neste segundo ciclo, hei-de procurar estar por perto. E deixar o meu contributo na Festa de Babette.
Vou experimentar esta receita e darei notícia da felicidade que daí resultou.

Beijo da Mar

São Ribeiro disse...

FOI UMA BOA ESCOLHA, SIMPLESMENTE FÁNTASTICO.
BJS

Filipa disse...

Pois....a vida é feita destas coincidências que não se escolhem! Eu cá escolhia bem comer este novilho em massa folhada! Simplesmente fantástico! Meu Deus! Com tanta festa não sei como hei-de voltar a apertar o cinto!!! Um beijinho :)

argas disse...

Tenho de fazer muito em breve! Tem excelente aspecto!

Babette disse...

Olá Lusitana!...
Este livro é um dos meus preferidos. Comprado há já uns bons anos, quando casei e a cozinha me passou subitamente a interessar. É da selecção dos reader's digests. Tem vários autores e é coordenado pela Dra. Isabel do Carmo, pelo que só pode ser bom!
Deixo-lhe um link para ver o livro...
http://www.wook.pt/ficha/receitas-saudaveis-da-cozinha-portuguesa/a/id/164502
Votos de um Bom Ano também para si!
Babette
http://www.wook.pt/ficha/receitas-saudaveis-da-cozinha-portuguesa/a/id/164502

Babette disse...

Mar:
Espeo que de facto fique feliz com este prato e depois se lembre de mim!...
Obrigada pela promessa de proximidade a esta Festa!...Que bom!
Babette

Babette disse...

Filipa Rouxinol:
É mesmo bom, não é? E com uma apresentação irrepreensível!

Filipa, 33, Deborah e argas:
Obrigada pelas vossas palavras

um beijo
Babette

welze disse...

receita mais que maravilhosa. tenha um ano com muita saúde, paz, alegria. um abraço.

Tangerina disse...

Babette Querida,

Apesar de atrasada não queria deixar de me juntar ao coro de parabéns por um 1 ano de Festa ;) Gosto mto do teu blog e venho cá mto mais do que comento.

Beijinhos Grandes e Um Excelente 2011!!
Carlota

A Vida no Paraíso disse...

Olá querida Babette!!
Fiz esta receita para o jantar de aniversário do meu marido e ADORAMOS!! Já publiquei no meu blogue a receita!
Obrigado por esta partilha deliciosa!
Beijinhos do Paraíso "."