segunda-feira, 5 de março de 2012

Tarte de Espargos com Queijo de Cabra e Avelãs


Esta tarte é deliciosa e prometo repeti-la vezes sem conta. A combinação de ingredientes é simples mas surpreendente. Avelãs, queijo de cabra, cebola roxa e espargos resultam numa tarte cheia de sabor. Para uma refeição leve, acompanhada de uma boa salada, ou para uma entrada de um almoço ou jantar mais especial...

Ingredientes
(Adaptado do livro What's cooking - Baking)

1 base de massa quebrada fresca
1 cebola roxa
1 fio de azeite
140 gr de queijo de cabra
25 gr de avelãs
175 gr de espargos verdes
2 dl de leite
3 a 4 ovos
sal e pimenta

Preparação

Forrar uma tarteira com a massa, picá-la e cozer por 10 minutos a 180ºC e reservar. Arranjar os espargos e levar a cozer em água com um pouco de sal por 3 a 4 minutos. Escorrer e reservar. Partir a cebola em rodelas bem finas e refogar no azeite por uns 5 minutos. Numa taça, bater os ovos com o queijo esfarelado, juntar o leite e temperar com sal e pimenta. Sobre a massa, pré-cozida, espalhar a cebola, as avelãs moídas grosseiramente e os espargos partidos em pedaços grandes. Verter a mistura de ovos, queijo e leite. Levar a cozer, em forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 25 minutos.
 

17 comentários:

MissB disse...

Hummmm que bela sugestão... ficou mesmo com bom aspecto!

Beijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

Graça disse...

Esta tarte tem muito bom aspeto! Não sei se iria apreciar as avelãs mas nada como experimentar!

Luisa Alexandra disse...

Achei o toque das avelãs magnífico!

Luisa Alexandra disse...

Achei o toque das avelãs magnífico!

Anónimo disse...

Realmente a tarte ficou com um aspecto divinal.

E como tu aprecias bastante espargos, acredito que deves ter adorado mesmo uma tarte em esse é um dos ingredientes principais.

Muitos beijinhos e um óptimo início de semana.

Ana - Lady ao fogão disse...

Ficou bonita e com bom aspecto essa tarte!

Boa semana
bj
http://ladyaofogao.blogspot.com

Alice disse...

Parece-me muito bem, adorei a combinação de ingredientes! A experimentar um dia destes:)
Beijinhos e boa semana!

Salsa Verde disse...

Ficou com um aspecto magnífico e a combinação de ingredientes, perfeitíssima para o meu palato, claro... :))!
Beijinhos e boa semana,
Lia.

Mar disse...

Vou fazer quanto antes. A questão é se substituo ou não os espargos:)Mas sabes, como o Vasco gosta tanto, acho que vou deixar estar.
E adorei a introdução das avelãs picadas grosseiramente. Deve ficar uma delícia.

Bom início de semana!

Mar

Gisela disse...

Uma tarte bem a meu gosto, os ingredientes devem combinar na perfeição
Um beijinho

Anónimo disse...

Queijo de cabra combina com qd tudo!
Uma tarte assim qs cheira a piqueniques e jantares no jardim, ai que saudades... :)
boa semana!

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

que bom aspecto.
Gosto da sugestão (embora eu e os espargos não sejamos muito amigos)
Bjs

Angela Escritora disse...

Tenho de ir pra portugal agora comer isso!!!!

Mar disse...

Só para dizer mais uma coisa: testada e aprovadíssima:) Obrigada pelo meu jantar de hoje. Veio de ti, a inspiração. Que resultou numa tarte feita a pensar no meu Vasco. Que adorou que eu fizesse uma tarte com os espargos de que ele gosta muito. E de que eu não gosto assim muito:) Coisas que o amor faz acontecer.

Mais carinho para ti.

Mar

Mundo do Sabor disse...

Huuuum,que Tarte deliciosa.Adorei.
Tem pudim da Barbie no Mundo do Sabor:
www.mundodosabor.blogspot.com

7gramasdeternura disse...

Está bem ao meu gosto,uma optima sugestão. É pena que cá em casa seja a única a apreciar os espargos...
Beijinho

Babette disse...

Miss B:
Obrigada

Graça:
Pois eu achei o toque das avelãs verdadeiramente saboroso... e vi que a Luísa apreciou ;)

Turista:
Penso que a substituição dos espargos por cogumelos resultará ;)

Ana, Alice e Lia:
Experimentem!...

Mar:
Tão bom, saber que esta tarte serviu de inspiração para o vosso jantar. Mesmo tentando ultrapassar essa coisa dos espargos ;)

Gisela, Mané e Ângela:
É uma combinação para mim deliciosa. E tem a vantagem de permitir adapatações.

Ana:
Também eu fiquei de repente com saudades de lanches ao ar livre e piqueniques de Verão...

Mundo do Sabor e Gramas de ternura:
Deliciosa e fácil. Não há melhor combinação de atributos ;)

Babette