sexta-feira, 30 de março de 2012

Bolo Mousse de Chocolate e Rum



Subverter esta receita de bolo mousse de chocolate. Com umas gotas de rum que fizeram deste um bolo adulto. Muito boa, a combinação, mais a frescura dos frutos vermelhos. Mirtilos, amoras e aquelas que têm um nome só por si delicioso: framboesas... Um bolo para um momento especial. Ou só para quando apetece muito chocolate...

Ingredientes

8 ovos
200 gr de chocolate culinário (usei com 70% de cacau)
130 gr de margarina sem sal
200 gr de açúcar
4 colheres de chá de farinha cheias
1/4 de cálice de rum
amoras, mirtilos e framboesas q.b.

Preparação

Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma com buraco. Derreter o chocolate com a margarina em banho maria, envolvendo bem. Bater as gemas com o açúcar até que estas dobrem de volume. Juntar o creme de chocolate às gemas e bater muito bem. À parte, bater as claras em castelo firme e envolver, delicadamente, no preparado anterior. Dividir o creme em duas partes iguais. A uma delas, juntar a farinha peneirada, e levar ao forno, previamente aquecido, no 160ºC por 25 minutos. À restante metade, adicionar o rum e envolver. Levar este creme ao frigorífico. Desenformar o bolo. Na hora de o servir, cobrir o bolo com o creme de chocolate e rum e enfeitar com amoras, mirtilos e framboesas.


Bom Apetite!



22 comentários:

Vera Ferraz disse...

Ai Babette, que malvadez!! Eu aqui a comer uns cereais para ver se me endireito e aparece este bolo.... aaaai... que bem que um pedacinho com o meu café!
Bjinhos

Anónimo disse...

Humm!!!! Absolutamente irresistivel.

A melhor forma de começar um fim-de-semana.

Beijinhos

Ondina Maria disse...

Isso não se faz! É crime... colocar aqui um bolo maravilhoso desses... E agora não tenho como fazer pois não há cozinha nas redondezas! Apetecia-me tanto uma mega fatia!

Luisa Alexandra disse...

O aspecto é mesmo guloso!

Mónica Silva disse...

Divinal este bolo, na minha opinião o chocolate e os frutos vermelhos fazem um casamento perfeito.

Beijinho e bom fim de semana

Mar disse...

Quase cruel, de tão bonito, o teu bolo:) Adoro quando se adivinha esta consistência cremosa, nos bolos. E a par disso, os frutos vermelhos. Com nomes lindos de dizer. Uma boa maneira de perspectivar o fim-de-semana, esta.

Dias lindos, então.

Mar

Sunflower disse...

Este bolo tem um maravilhoso aspecto achocolatado e primaveril! Deve ser irresistível!

CNS disse...

Rum e chocolate combinam na perfeição :)
bjh

Ilídia disse...

Esta é daquelas imagens que me fazem sorrir :) Como gosto destes bolos de chocolates para adultos :) E essas frutas a contrastar tornam-no irresistível.
Um dia destes, reproduzo-o.
Um beijo,
Ilídia

Graça disse...

Que belo aspeto tem este bolo! Uma tentação, ideal para o fim-de-semana!

Susana disse...

Bem... estas fotos deixaram-me de água na boca... mesmo!!! Um dia destes tens de repetir esta tentação num dos nossos lanches, está bem?
Beijinhos e até domingo!!

Gisela disse...

Babette, este bolo é um verdadeiro pecado, para quem como eu sou viciada em chocolate. Gostei muito
Um beijinho e Páscoa Feliz

Diogo Marques disse...

Bem...com tanto chocolate morri e fui para o céu!! :D Ficou absolutamente maravilhoso esse pequeno grande pecado! :)

Anónimo disse...

Que subversão deliciosa Babette. E o rum deve ter conferido um toque diferente, adulto, como dizes. Realmente foi um início de fim-de-semana bem achocolatado.
Um abraço
Patrícia

Milena Andrade disse...

Que receita linda! Eu amei seu blog vou me tornar um seguidor! Beijos e uma semana linda para você!

Babette disse...

Vera:
Umas vezes cereais para outras poder ser bolo de chocolate!

Turista:
Uma delícia irresistível!

Ondina:
Um bolo bom, bom!...

Luísa:
E é mesmo!... ;)

Mónica:
Chocolate e frutos vermelhos é uma excelente combinação...

Mar:
Um bolo tão bonito quanto bom. A ver se to faço, um dia. Com muitos frutos vermelhos a enfeitá-lo.

Sunflower:
Penso que combina com todas as estações do ano ;)

CNS:
Rum e chocolate é ouro sobre azul.

Ilídia:
Faça-o e verá como se vai apaixonar. E é bom tanto na versão adulta como a sem rum!

Graça, Gisela, Diogo:
Pecado, tentação e gulodice em forma de chocolate... Para comer com moderação, mas para comer!

Comadre Susana:
O seu comentário foi uma ordem, e fiquei feliz por ontem ter levado à madrinha este pitéu... foi óptimo estar convosco!

Patrícia:
Uma combinação infalível: rum, chocolate e frutos vermelhos!

Milena:
Obrigada!

Babette

argas disse...

Que bolo tão guloso e de sabor deve ser uma delícia!

Lume Brando disse...

Este post fez-me recordar que já não faço bolo-mousse há muito tempo! O rum e os frutos vermelhos parecem-me um óptimo upgrade ;)
Quanto às anchovas do post anterior, lembro-me da Patrícia do Technicolor Kitchen ter dito que há um dia na vida em que nos rendemos às anchovas, mas eu ainda não cheguei a esse dia... Usei uma vez e não fiquei fã, mas desconfio que já comi muitos pratos em que as anchovas serviram para dar sabor e eu nem dei conta...
Beijos
Teresa

Babette disse...

Argas:
Uma delícia!

Tecas:
Às vezes esquecemo-nos de certas receitas que são vencedoras, como esta! Concordo que as anchovas não são consensuais, mas eu gosto com conta, peso e medida. Nesta quantidade penso que o seu sabor fica equilibrado.

Babette

anasbageri disse...

Wow! Chocolate e rum, podia ser mais perfeito? Como não temos crianças qs todas as nossas receitas são para adultos, e esta vai já para a lista :)

bjs e boa semana

Bombom disse...

Tenho de voltar aqui para te visitar com mais tempo. Esta receita deverá ser testada cá em casa um dia destes. Pena é que o marido não me ajude a comê-lo, (he,he)!
Fica lindo e deve ser delicioso, para gulosas de chocolate como eu. Bjs. Bombom

Babette disse...

Ana:
Perfeita, a combinação. Tu então podes testar a versão adulta à vontadinha...

Bombom:
Uma delícia!... Vale a pena experimentar;)

Babette