sexta-feira, 23 de março de 2012

Petits Croissants du Tyrol para a Heidi

 

Está lançado mais um desafio. Convidar para jantar o nosso desenho animado favorito. Não tive a mais pequena sombra de dúvida. A Heidi viria jantar. Quando era miúda não perdia um episódio das aventuras e desventuras desta menina orfã, que foi viver com o seu avô nos Alpes. Lembro-me de chorar, em alguns momentos comoventes, ou de pensar, noutras ocasiões, como deveria ser bom correr naquelas montanhas e brincar com as cabrinhas. Para jantar, serviria alguma coisa simples mas reconfortante. Talvez uma sopa, primeiro. Um assado de carne, em seguida. E, para finalizar, uma fatia de bolo de chocolate, que criança que se preze vai sempre gostar de chocolate. No final da refeição, serviria um chá suave com uns pequenos biscoitos a acompanhar. Uns Petits Croissants du Tyrol, que a minha pequena convidada dos Alpes devoraria em três tempos!...

 Ingredientes

(Receita do Livro"Souvernirs Gourmands", uma destas leituras saborosas. O formato dos biscoitos foi adaptado em função deste vídeo muito esclarecedor)

Para 30 biscoitos

150 gr de farinha
50 gr de farinha de amêndoa
100 gr de manteiga amolecida
1 gema de ovo
50 gr de açúcar em pó

Preparação

Amassar bem a farinha com a manteiga amolecida. Juntar a farinha de amêndoa e a gema de ovo e continuar a amassar até obter uma massa homogénea. Reservar no frigorífico. embrulhada em película, por 30 minutos a 2 horas. Estender a massa com a palma as mãos até obter um rolo estreito e comprido. Fatiar em 30 rodelas de 1 dedo de espessura. Com a palma da mão, tender cada pedaço num rolinho fino e, com as mãos, moldar em forma de meia lua. levar a forno pré-aquecido, no 180ºC, por 12 a 15 minutos. Ainda quentes, passá-los por açúcar em pó, sacudindo o excesso.

Bom Apetite!


 Participação no 3º Desafio do "Convidei para Jantar"

16 comentários:

Maria Emília Melo disse...

Querida Babette
Embora mais velha, também eu convidaria a Heidi para jantar!Pelas suas razões e pelas emoções sentidas e vividas quando passeei pelas terras alpinas onde foram feitas as filmagens! A Heidiland é uma emoção para os olhos e para a alma.
Beijinhos
Maria Emília Melo

Ilídia disse...

Uma belíssima escolha. Quem, da nossa geração, não sonhou (e deitou uma lágrima) ao ver a Heidi? E creio que a sua ementa seria bem do agrado dela.
Os meus convidados também já estiveram cá ;) Só me falta tempo para acabar de preparar o post. Talvez no fim de semana.
Um beijo,
Ilídia

CNS disse...

Devem ficar uma delicia com a amêndoa misturada na massa.

De cozinha em cozinha disse...

O que eu chorei, Babette, quando a Heidi acabou. Não iria ver mais a minha amiguinha. Não perdia um episódio e até aprendi alguma coisa de leitura com os livrinhos da Heidi. É também uma das minhas possíveis convidadas, ainda estou na dúvida entre duas.
Beijinhos

Inês Ginja disse...

Belíssima participação! A Heidi povoa a nossa infância e encheu de ternura alguns dos nossos dias. A ementa seria com certeza do seu agrado, bem como os petit croissants.
Eu ainda ando indecisa no que preparar ao meu convidado :)
Um beijinho.

Anónimo disse...

Fico à espera de seres tu a anfitriã e escolheres o tema :).

Beijinhos,
Babalu

mariacaetano disse...

Olá Babette!
Que saudades de ver a Heidi na Tv,também gostava muito de ver a nossa amiguinha...mas hoje à tarde vou poder provar os teus "Petits Croissants" assim que vi, a tua receita, deitei mãos à obra e neste momento só lhes esperam o forno;)
Beijinhos

MªJoão

anasbageri disse...

Babette,
A Heidi tb vai ser minha convidada! Eu adorava a Heidi e chorei pois chorei a ver alguns episódios.. e tinha o single com a música!!
Excelente receita tb, gostava de ter estado convosco.
Obrigada pela tua participação e por me fazeres entrar no fim de semana com ainda mais alegria.
bjs

Mar disse...

No meu património afectivo, a Heidi tem um lugar muito especial. Mais pelos livros. Ficava encantada com as ilustrações, com os detalhes todos. Lembro-me especialmente dos fogões de sala. Cheios de pormenores. Como nunca tinha visto. Os teus biscoitos associados à nossa loiça, um encanto só.

Um bom fim-de-semana!

Mar

Alice disse...

Olá Babette:)
Que bela escolha, também me lembro de ver a Heidi e houve uma altura em que todas as vésperas de Natal via também o filme, que dava sempre!
Acho que ela se deliciaria com esses lindos e deliciosos croissants!
Beijinhos e bom fim de semana:)

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Olá Babette,
Como eu me revi ao ler o teu post.
Eu adorava a Heidi, também chorava e imaginava andar a saltitar pelos Alpes. E quando fui aos 15 anos À Suiça com os meus pais e de férias a convite de uns amigos suiços, fiquei deslumbrada. Visitei os Alpes, subi ao Monte Branco, fizemos um piquenique nos Alpes Italianos e sempre que passeie durante 3 semanas por terras suiças e francesas, a Heidi viajou sempre comigo, apesar dos meus 15 anos.
A Heidi foi e será sempre uma das minhas personagens favoritas :)
Um beijinho e votos de um excelente fim-de-semana :D
Romã :*

Katia Bonfadini disse...

Que legal a ideia desse desafio! Também adorava a história da Heidi!!!! E que delícia de lanche!!!! Beijão!

Babette disse...

Querida Emília:
Adoraria conhecer os Alpes da minha Heidi. E fico feliz por também a Emília a considerar como escolha para jantar.
Um beijo para si. Com ternura.

Ilídia:
Belos episódios, não eram? Cheios de emoção! E já vi que a Ilídia teve casa cheia. E ladrares de satisfação ;)

CNS:
Ums bicoitos bem simples mas muito saborosos!

Carla:
Enntão se a convidares manda cumprimentos meus ;)

Ginja:
Intemporal, a Heidi e as suas histórias. Espero que te decidas rapidamente sobre a tua participação!

Babalu:
Já falámos... Logo veremos ;)

Maria:
Espero que tenham agradado!

Mar:
As coisas que tu reparas... biscoitos alpinos na nossa louça. Um mimo para a Heidi!

Alice:
Tão bom haver memórias e rituais associados a um personagem. Agora a Heidi, para mim, também vai saber a biscoitos de amêndoa!

Romã:
Deve ter sido uma experiência memorável!

Katia:
Muito fofas e ternurentas, as aventuras da nossa Heidi... obrigada pelos simpáticos comentários

Babette

Manuela disse...

A querida heidi da nossa infância. Também já me ocorreu convidá-la!
Bjnhos

Susana disse...

Os episódios da Heidi fazem parte da minha infância. Adorava. Cheguei a chorar, a rir e aprender. É pena hoje em dia os desenhos animados serem diferentes, pouco educativos. Os biscoitinhos não podiam ser mais adequados para uma convidada como ela :)Gostei da receita e fiquei com muita vontade de experimentar ;)

Beijinhos

Pami Sami disse...

Olá Babette! Até estou a imaginar a pequena Heidi a devorar esses croissanzinhos na montanha! Heidi é sem dúvida um clássico que fez as delicias de muitos de nós!
Beijinho*