quarta-feira, 21 de março de 2012

Sopa de Espigos

 
Da Serra vieram também espigos frescos. Muito saborosos. Uma parte generosa foi transformada numa reconfortante sopa. Com uma base muito simples, para realçar o seu sabor. Mais uma vez esteve à mesa a minha Mar. Numa sopa.

Ingredientes

4 batatas médias
2 cebolas grandes
1 alho francês
caldo de legumes 
1 molho de espigos
sal
azeite

Preparação

Cortar muito pequeninos todos os legumes, com excepção dos espigos. Cobrir com caldo de legumes e levar a cozer por 30 minutos. Triturar muito bem com a varinha mágica, até ficar uma base cremosa. Rectificar o sal, se necessário, e juntar os espigos. Deixar cozer por mais 15 minutos, ou até se apresentarem bem cozidos. Regar com um fio de azeite.

Bom Apetite!


11 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Bem, Babette, a Primavera entra e as mesas enchem-se de cor e os pratos de sabores tão bons como esta sopa. Simples e deliciosa.
Beijinhos

Anónimo disse...

Repito o que a Carla disse, as fotos com os pratos azuis tornaram-se muito bonitas.

Quanto à sopa em si, como sabes não sou muito atraída por elas, e neste caso nem sei o que são espigos.

Beijinhos e óptimo início de Primavera.

Ondina Maria disse...

que bela sopa de espigos :)

anasbageri disse...

Eu tb vou tentar saber o que são espigos, mas gostei mt da apresentação da tua sopa.

bjs

Mar disse...

Não sabia que tinhas feito uma sopa com os espigos:) Linda, que ficou. Faz mesmo lembrar as sopas da serra:) Fico feliz pelo que resultou de um molho de espigos oferecido com carinho. Uma sopa é sempre mais carinho, acho. Quentinha e reconfortante. Como as coisas que nos fazem só bem. Assim seja.

Um beijo.

Mar

7gramasdeternura disse...

Uma sopa deliciosa, e por vezes basta! No meu quintal também os tenho, aos espigos. E vão aparecer num arroz bem malandrinho, conforme eu gosto!
beijinho

Bolo ao Cubo disse...

Um conforto, uma sopa de espigos. E rara, dos espigos que há tão pouco tempo.

Linda a flor que traz a primavera para a mesa.
Lindo conjunto!

Um beijinho,
da Pipinha

Babette disse...

Carla:
O sabor dos espigos valeu por si.

Turista:
Sei que não. Que és assim como as crianças pequenas no que toca à sopa. E a muitos legumes. Mas tens de tentar! Desta irias gostar ;)

Ondina:
Bela e boa!

Ana:
Os espigos são início da floração da couve. Há espigos de couve, de nabiça, de grelos, etc. O seu sabor é mais suave e a textura mais macia e tenra. São uma delícia!

Mar:
Pois foi para te fazer surpresa! Os teus espigos numa sopa para toda a família. Com direito a uma camélia que a minha mãe trouxe do Jardim Botânico do Porto. Obrigada, mais uma vez. Por carinho em forma de sopa.

7gramas:
Em arroz também são deliciosos. Apesar de a maior parte das vezes o fazer sequinho.

Pipinha:
Obrigada! É, como dizes, um produto quase meteórico. Que vale só por si, a dar vida a uma sopa. A Primavera em forma de flor foi um impulso de última hora. Depois de umas quantas fotos à sopa, as últimas duas, depois da camélia lá posta, foram "as tais"!...

Babette

Anónimo disse...

Que sopa reconfortante Babette. A fazer desejar estar aí para saboreá-la. Também me fez suspirar pelos almoços da minha sogra em Bragança.
E assim me despeço....a suspirar
Um abraço
Patrícia

turbolenta disse...

Costumo utilizá-los mais em arroz e adoro.Mas na sopa ficam deliciosos, muito macios e fazem uma sopa deliciosa e com uma textura mais cremosa.
Sou das pessoas que gostam muito de sopa e que a mantém na sua dieta diária. Em tempos passados diziam ser a comida dos pobres. Mas isso não corresponde de modo nenhum à verdade pois uma sopa,mesmo por mais leve que seja, deve ser comida no início de qualquer refeição, para apaziguar o estômago e prepará-lo para comida mais pesada.

Babette disse...

Patrícia:
Bom quando uma sopa nos traz memórias... e saudades de pessoas e lugares.

Turbolenta:
Era isso em relação à sopa. Mas agora acho que está outra vez "na moda"... Mas eu tb não vou em modas e a sopa está na nossa mesa todos os dias. Um tesouro nutricional!

Babette