sexta-feira, 16 de março de 2012

Pequeno Almoço


É a minha refeição favorita, de longe. O pequeno-almoço. Porque com ele se começa o dia. E todos os dias podem ser bons. Estão em branco e prontos a ser vividos. Poder agradecer mais um dia será o melhor dos começos. Acordo sempre com fome, e tomar o pequeno-almoço em casa é-me particularmente gratificante. Especialmente ao fim-de-semana, em que há mais tempo para saborear o início de dia. Em que podemos estar juntos, em família, e fazer perdurá-lo enquanto se folheia o jornal ou se lê um livro. No domingo passado o meu pequeno-almoço veio de longe. Pelas mãos generosas da minha amiga Mar. Dela veio o pão da D. Alice, o iogurte e o queijo fresco de ovelha do amigo da Serra, o aromático chá orgânico de limão com gengibre, o mel das abelhas do pai. Até o livro veio em forma de (mais um) presente das mãos da minha amiga. A partilha generosa da minha Mar trouxe-me o pequeno-almoço de domingo. Que eu saboreei enquanto agradecia, em silêncio, a dádiva da amizade.


12 comentários:

Diogo Marques disse...

Eu também adoro o pequeno almoço, geralmente acordo mesmo com "vontade de comer" :)

O teu da foto é perfeito ( tanto nutricional mente como a nível de sabor ) ;)

Susana disse...

Olá Babete, o pequeno almoço também é a minha refeição preferida. Já é hábito ser a primeira coisa que faço quando me levanto logo de manhã :)
Gostei muito do teu cheio de vitaminhas, nutrientes e amizade... é tão bom saborear a amizade.

Beijinhos

Ondina Maria disse...

É de facto a melhor refeição e aquela na qual como com mais prazer (talvez por ser aquela a que tenha mais fome). Esse pãozinho com mel, hmmm, que tentação :)

Alice disse...

Olá Babette:)
Também é a minha refeição preferida do dia, tomo-o religiosamente todos os dias logo ao acordar!
Gostei muito do teu, esse queijinho fresco de ovelha deve ser uma maravilha com esse pão! Mas com o sabor da amizade ainda deve ser melhor:)
Beijinhos e bom fim de semana!

Mar disse...

Juntaste as coisas todas:) Ficaram tão mais bonitas, nas tuas fotografias. Um pequeno-almoço com amizade dentro.
É-me muito difícil perceber as pessoas que não tomam pequeno-almoço. Conheço algumas. Que acham enjoativo. Só a meio da manhã é que começam a alimentar-se. A realidade humana é mesmo diversa. Ainda bem que sim:)
Que te tenham sabido bem, as coisas das imagens. E bons inícios de dia!

Bom fim-de-semana.

Mar

Graça Pereira disse...

Para mim, é também a refeição mais agradável do dia e tão simples que ela é: meia de leite e a torrada com manteiga! Mas...ao longe o meu olhar abarca o mar e por vezes, uma ou outra vela navegando!
Melhor começo, não posso ter e assim embalo os sonhos que não se realizam
mas sei que, no dia seguinte, lá estão eles de vela enfunada seguindo o mar da esperança...
Bom fim de semana.
Beijo
Tia Migá

Babette disse...

Diogo, Susana, Ondina e Alice:
Fazemos então parte do mesmo clube ;) É a refeição que melhor me sabe, e logo a seguir o lanche!... Durante a semana o tempo (e a linha) não admitem muitas variações. Mas ao fim-de-semana podemos enriquecê-lo e variar. É realmente muito bom...

Mar:
Estiveste assim no nosso pequeno almoço de domingo. E sim. Misturei tudo, que fui gulosa... só deixei de fora deste início de dia os espigos e o vinho, por razões óbvias ;) Faz coisas bonitas com o teu fim-de-semana!

Tia:
Os sonhos do pequeno-almoço são saborosos... É bom tê-los. E a esperança adoça a meia de leite (que nós gostamos especialmente com bôla de carne...)

Babette

Vânia Costa disse...

E viva o pequeno-almoço! Sem dúvida que os meus croissants hoje tinham um cantinho especial no teu pequeno-almoço :D

Beijinhos*

anasbageri disse...

Aqui pequeno almoço como calma só ao fim de semana.. eu raramente consigo comer alguma coisa decente ao PA. Já o viking...até ovos e bacon....
Tenho de ir ver se encontro o livro! É bom? Não conhecia..sou uma desgraça...
bom domingo!

Babette disse...

Vânia:
Eu avisei... teriam sido o remate perfeito deste pequeno-almoço!

Ana:
Comecei a lê-lo há pouco tempo, mas estou a gostar muito. O Miguel Esteves Cardoso escreve muito bem!

Babette

Lume Brando disse...

Tens aqui mais uma fã do pequeno-almoço. Aliás, o meu mau humor antes de tomá-lo já é conhecido cá em casa... Gosto dos caseiros, mas também gosto daqueles mais completos, de hotel ;)
Mas nada bate um pequeno-almoço recheado não só de sabor, como de significado.
Beijos
Teresa

Katia Bonfadini disse...

Babette, também adoro essa refeição que aqui chamamos de "café da manhã"! Nem sempre tenho tempo para prepará-la da maneira que gostaria por causa da correria do dia a dia, mas quando viajamos, eu adoro comer demoradamente apreciando cada pedacinho de pão ou bolo!!!! No dia dos namorados esse ano (12 de junho), pretendo servir um café na cama para o maridão!!!!! Um grande beijo!