terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Começar o ano com Babette!...



Quis começar o ano com um "Almoço Babette". Feito para os meus pais, para marcar mais um início de ano e celebrar assim a vida com quem mais amo. A ementa para assinalar o primeiro "Almoço Babette" do ano 2011 tinha que surpreender e ser de Festa. Para entrada, um bolo salgado (que para mim é comida de Inverno) de salmão com mostarda à antiga. De prato principal, umas belas postas de pescada "de mesa lauta", que intrigaram os comensais... Para acompanhamento, um inusitado spaghetti all'aglio e peperoncino, uma escolha original e um toque de modernidade a acompanhar um prato que, como vão ver, é secular na gastronomia portuguesa. Para sobremesa, uma Tarte de Pêras Belle Hélène, uma forma também original de apresentar a famosa sobremesa de pêras cozidas em calda de baunilha e molho de chocolate. Passou-se um domingo feliz, em família, com o sol a trazer mais alegria e calor à casa...



Bolo Salgado de Salmão e Mostarda
Pescada de Mesa Lauta
Tarte de Pêras Belle Hélène

13 comentários:

Lusitana disse...

Quanta criatividade, quer na escolha do menu, quer nas cores fantásticas que acolhe, na mesa, tão "lauto" repasto!
E o texto, ele próprio um quase poema ao amor familiar...
Beijinho

Dani disse...

Um menu muito interressante uma exdelente ideia bjs

Fa disse...

Olá, Babette
Os pratos azuis são lindos e combinam muito bem com a toalha. bjs

Filipa disse...

Também adorei os pratos azuis! E também fiquei intrigada com o "lauto" almoço :) Fico à espera! Um beijinho :)

Raquel Alabaça disse...

Aguardo curiosa pelos próximos posts.

Beijinho

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Uma mesa linda como sempre e essa ementa está a fazer a minha imaginação voar. Vamos ter aqui as receitas?
Beijinhos

Susana Matias disse...

Agora só falta mesmo é as maravilhosas receitas e fotos de babar...

jinhos

P A I disse...

Como 'piloto de prova' experimentado, passo o certificado de garantia, de qualidade e de paladar, e proponho uma constelação de 'estrelas Michelin'!
A mãe e eu ficámos felizes. Beijo ENORME do Pai.

Anónimo disse...

A escolha do azul foi por alguma superstição de que se deve começar o ano com alguma peça dessa cor e por isso decidiste vestir a mesa também com essa tonalidade?

Como sempre a ementa antevê uma mesa fantástica, e deixa no mínimo uma grande curiosidade para as receitas que se avizinham...

Beijinhos da tua admiradora em gastronomia

Babette disse...

Turista Ocasional:
És mesmo perspicaz... amanhã, quando revelar os pormenores da mesa, vou referir isso mesmo. Que o azul é para dar sorte!...

Às outras visitantes:
A rotina é sempre a mesma. Divulgo a ementa, depois a mesa, e nos dias seguintes as receitas!... um pouco de suspense também faz bem ;)

PAI:
Um beijo!

Babette

Mar disse...

Gostei da parte do suspense:) E realmente, a ementa faz antever um belo almoço, feito para celebrar o amor. Em tons de azul. Muito bonito o azul no início do ano. Para pensarmos todos em coisas boas. Acho um detalhe curioso e carinhoso que faça as ementas. Mais uma forma de se dedicar aos outros. Que bom começar assim o seu ano, junto dos que ama. Com pratos e ementas azuis. Obrigada, sim?

Beijo da Mar

Babette disse...

Que bom que também repara nos pormenores...
Um beijo,
Babette

Receitas para a Felicidade disse...

Que rica ideia a de uma ementa ao teu gosto, muito original tal como a mesa fantástica e que concerteza só pode trazer bons prenúncios para este ano novo que agora começamos, parabéns!