sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Panquecas Assadas de Maçã


Voltamos ao tema dos lanches e pequenos-almoços saborosos ;) Panquecas é sempre sucesso garantido. Num destes fins-de-semana, umas panquecas altas, fofas, assadas no forno, com o sabor doce e caramelizado da maçã e uma textura fantástica. Uma receita surpreendente que será repetida em breve, de tão boa que ficou. Um lanche perfeito num dia de chuva!

Ingredientes
(Fonte: Cozinha Colectiva)

1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 maçãs verdes (sem casca e sementes e cortadas em fatias de 1 cm de espessura)
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de sumo de limão
1/4 de chávena de chá de mel diluído num pouco de água
chávena de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
4 gemas
chávena de chá de leite
4 claras

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa frigideira grande (27 cm) que possa ir ao forno, derreter a manteiga em fogo médio. Juntar as fatias de maçã, 1 colher de sopa de açúcar e o sumo de limão e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até as fatias ficarem douradas, cerca de 5 a 6 minutos. Adicionar o mel e deixar cozinhar por mais um minuto. Reservar. Numa tigela média, misturar a farinha, o fermento, as 2 colheres restantes de açúcar e o sal. Reservar. Noutra tigela, misturar o leite com as gemas. Misturar os líquidos nos ingredientes secos, sem bater muito. Noutra tigela, bater as claras em castelo. Adicionar as claras em castelo à massa, misturando delicadamente com uma colher grande, sem bater, somente para incorporar as claras sem perder volume. Espalhar a massa sobre as maçãs preparadas, alisando a superfície com uma colher. Levar a cozer por 20 a 25 minutos, até a panqueca crescer bem e dourar por cima. Retirar do forno, aguardar 5 minutos e desenformar sobre um prato. Servir imediatamente, acompanhada de mais mel e polvilhada com amêndoas.

Bom Apetite!


10 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que deliciosas :D parecem mesmo fofinhas.


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Tertúlia da Susy disse...

Que rica ideia!

Ana disse...

Bom dia, Babette.
Que aspecto divinal! Acho que consegui sentir o cheiro que a maçã emprestou a esta panqueca alta e fofa. Já copiei para fazer. Obrigada.
Bom fim de semana .
Bjs
Ana

A Vida no Paraíso disse...

uau!!! adorei, vou levar para experimentar o mais breve possível!!!
beijinhos do Paraíso e bom fim de semana ~.~

Lucinda Cunha disse...

Meu Deus! Que boas devem estar...

Inês Ginja disse...

Fofas e boas! Quentinhas e boas!
É quase reconfortante olhar para elas, dá mesmo vontade de as ir fazer e comer. Para os lanches e pequenos almoços de domingo.
Um beijinho.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

São deliciosas. Vale mesmo a pena experimentar. Este fim-de-semana chuvoso está mesmo a pedi-las ;)
Babette

Mar disse...

Adorei ver estas panquecas em versão que não queima a paciência:) Bem lindas, a pedir lanches preguiçosos de fim-de-semana.

Um beijo.

Mar

Unknown disse...

Lembrei-me de ti, durante o processo ; ) uma panqueca só assada no forno de uma só vez! A imagem não faz transparecer mas apesar de parecer uma fatia de bolo, a textura é mesmo de panqueca e daquelas especialmente fofas.
outro beijo.
Babette