quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Peito de Perú Recheado com Frutos Secos e Ervas Frescas





Este Dia de Natal teve direito a Perú. Nunca tal tinha sido o prato desse dia. Mas também porque não o ser? Apeteceu-me experimentar uma receita de peito de Perú recheado com muitas ervas e frutos secos. Um prato bem saboroso, servido com umas batatinhas assadas com cebola roxa e troços de cenoura. Foi um Almoço de Natal muito elogiado!...

Ingredientes
(Fonte: 24kitchen)

azeite
150 gr de bacon
1 cebola roxa
150 gr de queijo parmesão
1 chávena de chá de nozes
1 chávena de chá de tâmaras
3 colheres de sopa de pinhões

salsa picada 
tomilho
alecrim
oregãos

1/2 chávena de chá de pão ralado 
sal
pimenta
caldo de galinha

1 peito (2 Kgs) de Peru
manteiga

4 batatas em cubos 
1 cebola roxa
1 cenoura

Preparação

Começar por preparar o recheio do peito de peru. Aquecer uma frigideira e fritar 150 gr de bacon cortado em pedaços e reservar. Nessa mesma frigideira, colocar um fio de azeite e fritar a cebola roxa picada. Entretanto, deitar no processador 150 gr de queijo parmesão, 1 chávena de nozes, outra de tâmaras e 3 colheres de sopa de pinhões. Adicionar ainda 1 molhinho de salsa picada, algumas folhas de alecrim, tomilho e orégãos. Processar sempre e juntar, por fim, 1⁄2 chávena de pão ralado, sal e pimenta. Triturar e misturar na frigideira com a cebola. Juntar o bacon frito e um pouco de caldo de galinha para ligar tudo. Entretanto ligar o forno nos 200 graus e preparar o peito de peru, abrindo-o em borboleta. 
Espalmar e bater com o martelo até a carne ficar com cerca de 1 cm. Rechear com o preparado e enrolar a carne. Temperar com sal e pimenta e dobrar o rolo. Atar com fio de cozinha e colocar num tabuleiro untado com um fio de azeite. Dispor à volta do peru batatas cortadas em cubos, uma cenoura cortada em troços e uma cebola roxa partida em quartos. Temperar as batatas e os legumes com sal, pimenta e um fio de azeite. Espalhar umas nozes de manteiga por cima do peru e levar ao forno durante uma hora. 

Bom Apetite!





6 comentários:

Ana disse...

Bom dia, Babette. Tem um aspecto delicioso este peito de peru. Como o meu filho adora peru, já guardei esta receita para o presentear um destes domingos. A mesa, como sempre, está linda e gostei, particularmente, das conchas. São os pormenores que dão vida e significado aos ambientes.
Também esteve presente na nossa mesa de Natal e de Ano Novo peru recheado, em duas versões. No Natal, acompanhamos com uma compota de cranberry que costumo comprar e no Ano Novo com compota de ameixa e maçã feita por mim que foi um improviso feliz e para repetir.
Continuação de uma boa semana.
Bjs
Ana

Dani disse...

Ficou linda esta receita!

Miss Smile disse...

Que receita inspiradora! As fotas estão maravilhosas e abrem-nos logo o apetite. Parabéns pela linda mesa. Muito bem decorada. É um prazer seguir as suas rceitas.

Sunflower disse...

Que mesa tão bonita!

Mar disse...

Creio que não seria capaz da paciência necessária para fazer coisas recheadas. Imagino-me a desfazer tudo e a mudar de planos:)

Talvez um dia entre no espírito. Se sim, venho buscar um bocadinho do vosso almoço de Natal.

Um beijo.

Mar

Unknown disse...

Ana,
experimente então esta receita que é muito aromática e especial. O filho vai gostar!

Dani, Miss Smile e Sunflower,
Obrigada! Foi uma receita que gostei de experimentar...

Mar,
Tu ;)... Eu gosto de fazer recheios ;) Para tartes, empadas, etc e tal. Mas olha que é bastante simples de fazer. Prepara-se tudo primeiro e depois faz -se num abrir e fechar de olhos. De certeza que o teu bacalhau com natas envolve a mesma (se não mais) paciência! (e é tão bom... Fica de novo o elogio :-))
Um beijo