segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Os Pequenos-Almoços




 



Quem por aqui passa, sabe da minha paixão pela primeira refeição do dia. Acordo sempre com fome, e a ideia do pequeno-almoço faz-me até às vezes companhia na hora de deitar. A sério! Confesso que às vezes adormeço a pensar no café com leite e no pão com manteiga do dia seguinte... Por isso esta é uma das refeições que mais gosto de ritualizar. O pequeno-almoço do Dia de Natal e o de Ano Novo, muito em particular. Quanto ao primeiro, nada de especial a registar, a não ser uma mesa que seja bonita e tempo à mesa (o mais importante!), depois de se abrirem, logo pela manhã, os presentes de Natal. O pequeno-almoço de Ano Novo é, como já sabem, cheio de rituais. Tem de ser tomado a ouvir o Concerto de Ano Novo de Viena, tem de ter sumo de laranja natural, café com leite, pão, bôla de carne, rolinhos de azeitona e, claro, uma mesa também bonita. Este ano levei à letra o azul do Ano Novo. E usei os meus pratos favoritos para começar o Ano. A 2015! Às tradições! Aos pequenos-almoços! A todos nós!...







10 comentários:

Clarinha disse...

O pequeno-almoço é a refeição mais importante. Nem sempre é fácil de lhe dar a importância merecida mas devemos sempre tentar.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/quiche-de-atum-e-milho-e-salame.html

Ana disse...

Bom Ano. Bom dia. Aqui, neste cantinho, o ano promete, pois começa logo com umas mesas requintadíssimas e saborosas.
De há uns anos a esta parte, também passei a gostar especialmente do pequeno almoço. Faço os possíveis para que esta refeição seja tomada à mesa, com todos sentados e, para que isso aconteça e ganhar algum tempo, deixo a mesa posta de véspera. Aos fins de semana são mais demorados e variados.
Uma boa semana.
Bjs
Ana

Anónimo disse...

Olá Babette,

Foi bom abrir o post e ver as fotografias do pequeno -almoço do dia um.

Um ano novo é como um caderno novo: com as páginas em branco.

Isso é bom mas, também há incertezas, medo do desconhecido.

Reconforta ver que há rituais que se mantém!

As mesas está muito bonitas, como sempre.

Reparei na lata de chá, da Harrods.

O meu marido anda a desafiar-me para irmos a Londres este ano. Num pulinho, perto do Natal.

É bom ver/saber que há 5 anos que assim é!

Em vez de parabéns eu digo: Obrigada!

Por esta "festa" diária, pela inspiração, por tudo o que tem transmitido ao longo destes 5 anos.

Um beijo do Algarve,

Sandra Martins

PS - Ontem vi na televisão uma reportagem sobre um concerto de música clássica num centro comercial no Porto e lembrei-me de si. Se estaria lá a assistir.

E uma das coisas boas que o ano de 2014 me trouxe foi ter ido a Viena e ter assistido a um concerto!

Babette disse...

Clara,
É realmente importante começar o dia com uma boa refeição!

Ana
O cantinho promete o habitual ;) Mas foram duas refeições bem especiais, que mereceram mesas bonitas. Os pequenos-almoços de fim de semana são sempre mais cuidados e demorados. Porque nós merecemos ;)

Sandra,
Chá do Harrods e um pulo a Londres parece-me muito bem ;) Nunca estive lá no Inverno mas combina perfeitamente ;) Boa, a ideia de dias frios e felizes por lá ;)
Também assisti em Viena a um concerto fabuloso que depois tive a sorte de ter sido lançado em disco pela Deutsche Gramophone e assim posso recordá-lo sempre que quiser ;) Adoro Viena!
Obrigada pelo obrigada!
Beijo
Babette

Vera Ferraz disse...

Tchim, tchim querida Babette! Nós por cá também temos um pequeno almoço de dia um cheio de rituais. As tradições, essas vamos acabando por criar as nossas, ao longo dos anos que vão passando. A música é presença obrigatória também!

Parabéns pelos cinco anos!
Um beijinho e desejos de um excelente 2015!

Vera

Ilídia disse...

Que linda mesa e que lindas fotos! Como sabes, também gosto muito da primeira refeição do dia. E destas, tomadas sem pressas, ainda mais ;)

Parabéns pelo aniversário desta festa :) 5 anos é uma conta bonita :)

Um beijo,
Ilídia

Mar disse...

Os rituais que vamos tecendo são muito. São-nos muito. Como o teu/vosso hábito do pequeno-almoço de ano-novo. A marcar bem a primeira refeição.

Bom que assim seja, que a vida carece mesmo de rituais.

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

O meu ritual destas festas é muito simples: o pequeno-almoço do dia de Natal tem de ser um bom café com leite a acompanhar uma filhó da Beira (especialidade da minha mãe) barrada com queijo Serra da Estrela ou Azeitão. Não prescindo nunca deste momento!
Quanto ao dia de Ano Novo: o concerto nunca falha, seja pela rádio ou pela televisão. Sou melómana inveterada, especialmente de música clássica. E adoro Viena...
Um Feliz 2015!
Da Marta de Leça

anasbageri disse...

Olá!
parabéns pelos cinco anos, a padaria fez tb cinco em Novembro, parece mentira como o tempo passa!
quem bom poder voltar a visitar a tua casa, tantas saudades!
beijinhos e bom ano.
Ana

Unknown disse...

Ana
Também faz 5 anos, a tua padaria? Incrível!
Um bj e que o ano novo te permita aparecer mais vezes!
Babette