É a receita favorita da pequenada. Panquecas fofas de banana. O cheirinho que fica no ar é absolutamente delicioso e o sabor e a textura são perfeitos. Foram (mais uma vez) o lanche de um destes domingos, depois de um passeio a pé que fizemos os 4. Enquanto os rapazes descansavam um pouco, fiz a massa e as panquecas e pus a mesa com as suas coberturas favoritas: manteiga, mel, nozes, doce de cerejas e manteiga de amendoim. Esperava-os ainda um sumo fresco e a nós café acabado de fazer. Foi um lanche retemperador, para compensar a longa caminhada pelas ruas de um Porto quase desconhecido!... Tem tanto que ver, a nossa cidade!
Ingredientes
1 chávena (de chá) de farinha integral (usei 3/4 de farinha branca e 1/4 de farelo)
1 pitada de sal
1 ovo
1 chávena (de chá) de leite
1 banana esmagada
manteiga
Preparação
Misturar bem a farinha com a pitada de sal. Num outro recipiente, bater o leite com o ovo. Juntar a esta mistura a farinha e envolver bem. Por último, adicionar a banana previamente esmagada com um garfo. Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar um bocadinho de manteiga. Colocar uma concha pequena de massa e deixar cozinhar mais ou menos 2 minutos de cada lado. Repetir a operação até acabar a massa. (Esta receita rendeu 7 panquecas). Servir simples ou com o que mais se gostar, como manteiga, mel, nozes, doce de fruta ou manteiga de amendoim.
Bom Apetite!
6 comentários:
Que bom! Caminhada e lanche em Família. Um exemplo a seguir
Soube muito bem. O passeio e o lanche com panquecas ;)
Babette
Olá Babette:
Rituais bons. Naquele espírito do "todos juntos":)
O que remanesce das coisas todas que vamos vivendo será a felicidade pequenina e quase imperceptível de instantes como estes. Viver faz mesmo bem. E guardar as coisas boas que vivemos/fazemos também.
Um beijo para todos.
Mar
Sei que sim. Que esta é a felicidade que procuramos. Guardar coisas boas juntos. E comer panquecas entre risadas e mel pode ser mesmo doce...
Um beijo
Babette
Beeem, ontem fiz estas panquecas e são mesmo boas. Para quem gosta de banana como eu, sabe pela vida encontrar um ou outro bocadinho que não tenha ficado tão bem esmagado!
Muito obrigada pela partilha. :)
O meu lance de Domingo e que bem que me soube acompanhado de um chazinho :).
Obrigada pela receita :)
Enviar um comentário