quarta-feira, 12 de março de 2014

Tímbale de Polvo


Foi a estrela deste jantar. Um prato aromático, requintado e muito saboroso. Polvo servido de uma forma original, com cor e sabor. Fica um prato bonito e é uma delícia!...

Ingredientes

Massa
420 gr de farinha
1 pacote de levedura seca
2 colheres de sopa de azeite
1 caldo knorr de legumes
2 dl de água
azeite para pincelar

Recheio
1 Polvo com 2 Kgs
1 cebola
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho

1/2 pimento amarelo
1 talo de aipo
1 colher de sopa de manteiga, sal, noz-moscada

1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa rasa de farinha
salsa 



Preparação

Cozer o polvo em água sem sal e com uma folha de louro, por 40 minutos. Deixar o polvo arrefecer nessa água e só depois o retirar e partir em pedacinhos. Massa: Numa tigela, deitar a farinha, a levedura, o azeite e o caldo knorr dissolvido na água morna. Bater a massa com uma colher de pau, até se soltar das paredes da tigela. Amassar energicamente a massa por 10 minutos. Moldar em bola e reservar em local quente, enquanto se prepara o recheio. Recheio: Picar finamente a cebola, o aipo e os pimentos. Estufar os legumes com a manteiga. Quando os legumes estiverem macios, juntar a polpa de tomate, o polvo e temperar com um pouco de sal, se necessário, e uma pitada de noz-moscada. Polvilhar com a farinha e deixar cozinhar em lume brando, mexendo sempre, por 5 minutos. Polvilhar com salsa picada. Fazer o tímbale: Dividir a massa em duas partes. Estender uma parte da massa numa superfície polvilhada de farinha. Forrar com essa massa uma assadeira previamente untada com manteiga. Colocar o recheio de polvo e cobrir com a restante massa estendida. Levar a forno pré-aquecido, a 175ºC, por 25 minutos.

Bom Apetite!




8 comentários:

Marlene Teixeira disse...

Adoro polvo! Esta sugestão é mesmo fantástica...vou anotar a receita, para fazer futuramente!
Beijinhos*

Anónimo disse...

Olá Babette!

A mim parece-me muito bem mas, polvo é outra coisa que divide (tipo muro de Berlim) as opiniões lá em casa: eu adoro, o meu marido torce o nariz.

Mas, como nas férias ele comeu coisas que também dizia não gostar (camarões ao alhinho, mexilhões), quem sabe apresentado desta forma tão bonita não se convence?

É experimentar e ver como corre não é verdade?

Um beijo do Sul e obrigada por mais esta sugestão!

Sandra Martins

A Vida no Paraíso disse...

Hummm... fiquei a salivar!!
Que delícia e tão lindo que fica.
Beijinhos do Paraíso *-*

Ilídia disse...

Um prato bem bonito. Quase me envergonho de o confessar, mas nunca cozinhei polvo. Apesar de estar à vontade com as lulas, o polvo intimida-me. Cada uma com as suas manias :)

Um beijo,

Ilídia

Mar disse...

Gosto imenso de polvo. Tu sabes:) Era o que a minha mãe cozinhava, para o jantar das sextas-feiras, quando eu regressava da faculdade. Muito especial.
Por isso, polvo de todas as maneiras:)Sabe sempre bem.


Um beijo.

Mar

Pimentinha disse...

Que excelente sugestão para cozinhar polvo! Muito boa mesmo!
Bjinhos

CRISTAL disse...

Engraçado nunca comi polvo e vou estreiar com essa receita.
bjs cristalinos

Babette disse...

Pelo que vejo dos comentários, polvo não é mesmo consensual!
Mas para quem aprecie (ou quem já sabe que aprecie), é um verdadeiro pitéu! A sugestão do tímbale é só mais uma forma original de o preparar!
Babette