quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Salmão Grelhado com Batatinhas no Forno e Molho de Iogurte

 


Estou um pouco cansada de salmão. Mas é um peixe saudável e rico naqueles óleos que nos fazem bem, além de que é um dos pratos favoritos do meu filho Diogo (a par de sardinhinhas fritas - há lá rapaz mais português?!?!). Por isso, num destes dias, salmão grelhado! Com limão e manjericão e batatinhas no forno a acompanhar. Para cortar um bocadinho o seu sabor, um molho leve de iogurte a acompanhar. O Diogo ficou feliz e ao Rodrigo prometi fazer-lhe em breve a sua comida favorita: pizza!

Ingredientes

Para o salmão:
4 lombos de salmão
limão
sal
alho
azeite
manjericão

Para as batatas:
batatinhas q.b. (umas com casca e outras sem, para agradar a todos os fregueses)
flor de sal
alho
salsa
azeite

Para o molho de iogurte:
1 iogurte
salsa picada
sumo de limão

Preparação

Umas duas horas antes de cozinhar o peixe, temperá-lo com um pouco de sal e de alho picado. Cozer as batatinhas em água (sem sal) por 10 minutos. Escorrer e colocá-las num recipiente de ir ao forno. Deitar sobre elas alho esmagado e polvilhar com um pouco de flor de sal e de salsa picada. Regar com um fio de azeite. Levar ao forno, no 180ºC, por 20 minutos ou até as batatas alourarem. Preparar  o molho de iogurte temperando-o com umas gotinhas de limão e salsa picada. Grelhar os lombos de salmão, numa frigideira com um pouco de azeite, por uns 3 minutos de cada lado. Servir o peixe com rodelas de limão e umas folhinhas de manjericão, acompanhado das batatinhas no forno e do molho de iogurte.

Bom Apetite!





6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Babette
Por aqui ainda ninguém se cansou do salmão, e vem a esta mesa muitas vezes.
"Aceitamos" a tua sugestão. Até porque batatinhas no forno são adoradas por estes lados.
Um beijinho
Guida

Anónimo disse...

Olá Babette!

Pode-se então concluir pelas preferências gastronómicas de cada um, que tens um filho "muito genuinamente português" e o outro italiano? ;-)

Se assim for acho que já sei qual um dos vossos próximos destinos de férias a 4, para o Rodrigo se sentir gastronomicamente no paraíso, e Itália é uma país a que certamente gostas sempre de regressar.

Beijinhos

Babette disse...

Guida,
Acho que às vezes utilizo demasiado um ingrediente e depois apetece-me descansar um bocadinho ;) Mas esta versão até a mim me soube bem!
Beijo!
Babette

Turista,
Sim, o Rodrigo é muito "italiano": pizza, molho tomate, queijo de toda a sorte e feitio, molho pesto, azeitona... enfim, um adepto da cozinha mediterrânica. Claro que já temos falado em ir um dia destes até lá...
Beijo!

Babette

A Vida no Paraíso disse...

Adorei esta sugestão, simples mas com sabores intensos, eu que tanto adoro salmão!
E para o Rodrigo porque não uma pizza de salmão?! É tão bom!
Beijinhos do Paraíso e bom fim de semana *-*

Mar disse...

Já sabes que me fartei de salmão. A minha mãe fazia uma vez por semana. Exactamente por esses argumentos. Gostava tanto e depois comecei a não gostar. Parecia-me demasiado intenso, não sei bem. Mas acho que esta ideia do molho de iogurte deve dissipar um bocadinho a tal intensidade de que não gostava. Diferentes, os teus filhos. Nasceram no mesmo dia, mas tão diferentes.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Vida no Paraíso,
Já segui o teu conselho ;) Em breve haverá a reportagem sobre a pizza de salmão!

Ana,
Obrigada.

Mar,
Pois, foi isso, certamente- Lembro-me das trutas grelhadas semanais na casa dos meus pais. Hoje detesto!... Tenta assim. Pode ser que gostes ;) Um beijo!

Babette