terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pizza de Pepperoni e Nectarina


Vamo-nos despedindo dos frutos de Verão.. As nectarinas estão quase a desaparecer, não sem antes as guardar sob a forma de doce, de as comer grelhadas com presunto, e até as incluir numa pizza agridoce que muito me agradou. Confesso que adoro pizzas com sabor a fruta: pêssego, figos e kiwi estão entre os ingredientes preferidos a esta inusitada associação. Junto agora à lista as nectarinas perfumadas... Uma pizza deliciosa!...


Ingredientes

Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

8 colheres de sopa de molho de tomate
2 bolas de queijo mozzarella fresco
umas rodelas generosas de um bom pepperoni
folhinhas de manjericão
queijo mozzarella ralado
2 nectarinas maduras, descascadas e cortadas em fatias finas

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno.

Recheio: Preparar o molho de tomate. Barrar a(s) pizza(s) com o molho de tomate, dispor as fatias de pepperoni e de mozzarella fresca e polvilhar generosamente com queijo mozzarella ralado. 

Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza. Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno, polvilhar com manjericão fresco e dispor as fatias de nectarina.Servir de imediato.

Bom Apetite!

5 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Diferente mas muito bonita e tentadora, adoro pizza com fruta!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

Luisa Alexandra disse...

Mas que apetitosa ficou!
Uma sugestão mesmo diferente.

Mar disse...

Já sabes:) Sou pela versão clássica de pizza. A matriz. Em todo o caso, bastava tirar as nectarinas e deliciar-me com o queijo, a massa fina e o molho de tomate:)


Um beijo.

Mar

Babette disse...

Susy e Luísa,
Obrigada!

Mar,
Já sei... a ti poupava-te desde o início à ideia de fruta na pizza. Sais barata, com essa simplicidade toda ;)

Babette

Monica disse...

A massa da pizza tem ótimo aspeto! Acha que é possível fazer a massa, levá-la ao forno e depois congelar? Para mais tarde juntar os ingredientes.