segunda-feira, 15 de outubro de 2012

No coração da casa



 

Voltei a uma casa que é um abraço. Desta vez - quase um ano após a primeira vez - o domingo de chuva obrigou ao recolhimento. No centro de uma casa linda, uma mesa feita de carinho. De pormenores. Coisas que a Mar sabe que eu gosto. Ou que a minha mãe gosta. Sim, porque este convite foi ainda mais generoso. E celebrou coisas bonitas, também com os meus pais. Uma mesa grande que uniu. Três gerações à mesa. À volta de uma mesa linda. E depois os mimos que as mãos da minha amiga foi colocando na mesa. A sopa de beterraba, que os meus meninos comeram de um trago, por julgarem que era uma sopa mágica. Uns deliciosos lombelos de vitela com arroz de passas. Um cheese-cake de chocolate e lima, que arrancou suspiros e vários "hummnnss" de todos os comensais. As conversas saltitaram, fluídas. Os meninos brincaram, contentes por estarem juntos. Foi um dia muito bom, este. Construir mais memórias de dias felizes. Uma mesa que foi uma dádiva. Numa casa que é também um imenso coração. 





6 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Hummm a sopa de beterraba interesa-me!!
A mesa está muito bonita!

Anónimo disse...

Pela descrição ressalta mesmo que não foi apenas a sopa que foi mágica, mas tudo o que esteve em cima da mesa (desde a decoração sempre muito cuidada até aos pratos servidos) bem como o que esteve à volta dela como o reencontro entre pessoas que se querem tão bem, até ao próprio ambiente de calor e alegria que todos desfrutaram.

É sempre muito bom poder desfrutar de momentos assim, cheios de sentimentos e de felicidade no ar.

Beijinhos, neste caso especialmente para ti e para quem vos ofereceu um dia tão agradável, não só à volta da mesa, mas também.

Fa disse...

Queridas Babette e Mar,

Ao ler apenas o título da entrada pensei de imediato, a Babette está a referir-se à sua cozinha. Vamos ver o que se passou ... quando abro o post e olho para a primeira fotografia ocorreu-me que estaria no blogue da Mar. Nesse momento, achei que eu estaria um pouco baralhada. Há aqui uma dissonância. Nada disso. A leitura do resto do post fez-me perceber que era exatamente ao contrário.

Um beijo para as duas e também para a L.

Fa

Mar disse...

Foi o Vasco a ler primeiro. Tive tantas aulas, hoje. E uma reunião no final disso. Com aquela gripe já em pleno. E sabes, não interessa nada. Penso assim. Estou um bocadinho cansada e tudo. As minhas segundas-feiras são particularmente impiedosas. Mas tão feliz por termos tido o dia de ontem. Foi possível. Sem grandes planos e sem grandes propósitos. Só a vontade de vos ter aqui em casa. Com comida que acolhesse. E uma mesa com as coisas de que tu e a tua mãe gostam. O tecido. Os pratos azuis. Os copos misturados. A par disso, foi tão bom ouvir os teus meninos a pedir mais "carninha boa":) E vê-los todos juntos a comer sopa mágica que dá energia aos meninos que já andam na escola:)
E está. Foi/é nosso, o dia de ontem. Pleno de afectos muito inteiros. Obrigada. A ti. Aos teus homens. Aos teus pais.

Um beijo.

Mar

PS: Obrigada também à Fa e à nossa Turista Ocasional. Sempre presentes. E a si, Rachel. Por ter gostado da mesa para a Babette.

manuela teixeira disse...

A mesa está magníficamente colorida, festiva e tão bonita para receber convidados muito especiais. A ementa só podia ser perfeita. Adorei, desde a sopa até à sobremesa.
Depreende-se que o convivio tenha sido em grande.

Bjnhos e uma semana magnifica.

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Babette disse...

Rachel:
É uma sopa deliciosa. No blog da Mar tem uma receita desta sopa.

Querida Turista:
Foi uma delícia.... em todos os aspectos, como podes imaginar pelas fotos e pelo relato. O lugar da amizade é mesmo de preservar...

Querida Fa:
Baralhei-a sem intenção ;) Foi mesmo um registo de agradecimento pelos momentos tão felizes que couberam nesse dia. Um beijo nosso também para si.

Querida Mar:
Sabes que o meu dia de ontem também não foi fácil. E muito longo! Ligaste e estava a entrar em casa nesse preciso momento. Este dia de domingo que foi e é nosso, ajudou a começar esta semana. Amigos assim são bálsamos preciosos... E os dias com eles vividos, momentos de felicidade. Obrigada! De todos.

Manuela:
Foi um dia lindo ;) Obrigada.

Babette