quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bolonha (1/3) - Osteria dell' Orsa


A viagem recente a Itália foi muito rica do ponto de vista gastronómico. Bolonha é a capital italiana da boa comida. E foi mesmo isso que comprovámos... Boa comida, bons vinhos, bons gelados e preços bastantes razoáveis. Os três jantares de Bolonha foram memoráveis. Por isso apeteceu registar. Para criar algum suspense, serão apresentados por ordem crescente de apreciação. Foram opções em conta e todas elas deliciosas. O primeiro jantar aconteceu numa casa típica, bastante antiga, que serve refeições à base de paninis e crostinis (sanduiches quentes) e uns quantos pratos de pasta. A Osteria dell'Orsa é essencialmente frequentada por estudantes e alguns locais. Uma espécie de cantina, com mesas corridas e ambiente descontraído e informal.


Uns bons raviolis de espinafres e ricotta, com um molho de tomate "de la nonna"cumpriram a missão de um jantar saboroso e comprovaram que mesmo num espaço improvável como este, havia cuidado na preparação da massa (fresca) e do molho de tomate, quase a saber a casa. 


A sobremesa aconteceu na Gelataria Saverio. Gelados deliciosos e uma montra onde apetecia mergulhar... Difícil só mesmo escolher os sabores a provar!...

4 comentários:

Bolachas disse...

Estivemos neste restaurante duas vezes num fim-de-semana passado em Bolonha. Come-se bem e tem bons preços mas, não sei se terá a mesma opinião, os funcionários são muito antipáticos e nada eficientes. Vale-lhes a comida ser muito reconfortante para quem anda a viajar a comer fora todos os dias.

Mar disse...

Os lugares são sempre sabores. Itália é especialmente pródiga nesse capítulo. E deambulatória. Por isso, coincidir com sítios com alma dá um sentido diferente às deambulações maiores. Guardei a tua sugestão e a referência do comentário anterior ao meu, para estar preparada para maus-feitios:)

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

Excelente sugestão!
Mamma mia... quem me dera estar em Bolonha...

Babette disse...

Bolachas:
A nós soube-nos bem porque estavamos cheios de fome e eram 18h30: muito tarde para lanchar e cedo para jantar. Mas este espaço está sempre aberto por isso fomos. Talvez por termos sido os 2ºs clientes, o empregado foi atencioso e o serviço eficiente.

Mar:
Este lugar não é para ti... a não ser que estejas com vontade de jantar Às 18h30 ;) Vais aos outros dois que eu hei-de referenciar. Dois sítios com comida muito boa. De mamma italiana, sabes???

Anónimo:
já somos 2 ;)

Babette