sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bolo de Cerejas e Coco



Adoro cerejas. A par de figos e de dióspiros. Compõem a minha trilogia por excelência! E por isso é raro, com estes três frutos, haver outro destino que não seja comê-los ao natural. Com figos já consegui reservar alguns para uma entrada ou para uma salada. No tempo dos dióspiros guardei, finalmente, uns quantos para um bolo. Desta vez consegui guardar cerejas também para um bolo. Uma experiência com cerejas que ficou maravilhosa! Este bolo com morangos serviu-me de inspiração. E sabem que mais? O de cerejas ficou ainda melhor!...


Ingredientes


4 ovos
220 gr de açúcar
85 ml de óleo 

1 iogurte natural + restante de leite até perfazer 200 ml
300 gr de cerejas descaroçadas
50 gr de coco ralado
250 gr de farinha com fermento 


Preparação 

Lavar e descaroçar as cerejas. Envolvê-las com o coco ralado. Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar o óleo, batendo bem. Acrescentar o iogurte e o leite, incorporando cuidadosamente. Adicionar a farinha já sem bater, mas misturando bem com a massa. Por fim, juntar as cerejas envolvidas em coco, distribuindo por toda a massa. Levar a cozer em forno a 170º, sem pré-aquecer, numa forma de chaminé untada e polvilhada com farinha, por 50 minutos.

Bom Apetite e Bom S. João! 





15 comentários:

Unknown disse...

Também não consigo reservar cerejas. Adoro as comer ao natural. E não adianta comprar mais para reservar que eu como tudo na mesma.

Ilídia disse...

Nos Açores, raramente encontramos cerejas de qualidade. Este ano, ainda só encontrei uma vez cerejas que valessem a pena. E foram comidas ao natural. Mas só de imaginar esta combinação de coco e cerejas fico com água na boca.
Um beijo e bom fim de semana.
Ilídia

P.S.O prato é lindo. Adoro o episódio da vida doméstica retratado.

Vera Ferraz disse...

Pois... como eu te compreendo. Comprei uma caixa que guardo religiosamente no frigorifico para ir roubando sempre que posso. Mas ideias também não me faltam, sendo que esta é para juntar à lista :)

Inês Ginja disse...

As cerejas a par dos morangos e mirtilos são favoritos para mim. As cerejas quase sempre ao natural.
Mas num bolinho assim, ficam perfeitas. Côco e cerejas, que deliciosa combinação.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Ola! Que maravilha de bolo! Em casa tbm adoramos cerejas, e são sempre comidas ao natural...ou em doce, que a minha sogra costuma fazer, mto bom!
Bom fds para si tbm, quem sabe... talvez, ainda vamos dar com o "martelo" uma na outra! hahaha

Regina

Anónimo disse...

Aqui em casa todos adoramos cerejas, só não gostamos é o preço delas por cá (o preço do kg pode subir acima dos 12€, e agora ronda os 7€).

Mas percebo bem o que dizes com o "consegui reservar algumas", é que por aqui tão depressa chegam como se evaporam e só ficam mesmo são os caroços.

Eu sei que não é deste estado, mas do estado vizinho (Baden-Würtemberg), mas acreditas que nunca provei o bolo Floresta negra que é tão famoso de lá e se estende a todo o país (é com cereja e chocolate)?

Não sei porque, mas talvez por não apreciar cerejas enlatadas e associar sempre os bolos com cerejas a serem com o ingrediente dessa forma, não tendo a experimentar bolos com cerejas.

Talvez este teu bolo me mude radicalmente a opinião ;-)

Beijinhos e óptimo fim-de-semana

Luisa Alexandra disse...

O teu bolo ficou mesmo apetitoso!

Mar disse...

O tal bolo de cerejas:) Bem lindo. Com as cerejas a espreitar. E a adivinhar-se o sabor e a textura do côco. Seria ideal para um dia como o de hoje. Ou para os dias que quisermos:)

Um beijo de bom fim-de-semana.

Mar

frango do campo disse...

adoro cerejas de tal forma que é dificil me controlar a come-las ao natural :) cerejas e coco deve ser uma combinação divinal :) beijinhos

Cristina disse...

Fico sempre maravilhada ao ver frutos vermelhos e delicados misturados no meio da massa dos bolos, sejam cerejas ou outros. Imagino logo o momento da trinca no pedaço de bolo que tem a fruta :) Bjs Babette, bom fim de semana!

Anónimo disse...

Hummmmm......... Uma delícia!.....

Joana disse...

Ficou com um aspecto delicioso :)
Acho que ninguém consegue "reservar" cerejas durante muito tempo... Pelo menos aqui em casa sempre que se passa na cozinha vão-se tirando :)
Um beijinho

A Delicodoce disse...

Que combinação tão original de cerejas e côco. Adorei!!!
Bom resto de Domingo.
Bj.

Diogo Marques disse...

Eu adoro bolo de coco...mas com cerejas ainda melhor :D

Uma delicia e ficou lindo!

Babette disse...

Preguiça:
Como te compreendo...

Ilídia:
Fica tão bom, este bolo! Um dia que apareçam mais cerejas e boas aproveita!

Vera:
Junta, junta! Vais gostar

Ginja:
Mesmo boa, acredita!

Regina:
E então esse S. João como foi?

Turista:
O preço é proibitivo!!!

Luísa:
Obrigada!

Mar:
Ficou mesmo bom! Se o teu forno caprichoso deixasse devias experimentar.

Frango do campo e Cristina:
Bolos com fruta são receitas vencedoras!

Joana:
Comidas ao natural são tão irresistíveis!...

Delicodoce:
Uma combinação feliz, sim!

Diogo:
Único! experimenta!