quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma Tarte para o Woody Allen a lembrar uma Pizza




Andava muito indecisa quanto ao realizador de cinema que haveria de convidar para jantar. Quando pensei no Clint Eastwood, a Guida materializou o convite. Enquanto pensava que me podia refugiar no Manoel de Oliveira e no seu delicioso Aniki Bóbó, os Sabores com História adiantaram-se... Quem seria, então? Sydney Pollack pelo seu fabuloso Out of Africa? Uma mulher? Jane Campion ou Sofia Ford Coppola? Um clássico? Bergman ou Visconti? Fellini e a sua Dolce Vita?... O Spielberg da minha adolescência? O delicioso Roberto Begnini? Fui espreitar os DVDs de filmes que temos em casa... Vitória estrondosa do Woody Allen. A minha paixão por Nova York fez o resto e fui para a cozinha preparar-lhe uma tarte portuguesa, com certeza, mas que iria fazer-lhe lembrar as pizzas da sua adorada Manhattan.... Lambeu os dedos e até repetiu!.... Controvérsias à parte, foi uma noite engraçadíssima...

Ingredientes

1 base de massa quebrada fresca
1 cebola roxa
azeite
1/4 de pimento verde partido em cubinhos
1 alho francês às rodelas
3/4 de chávena de chá de ervilhas congeladas
azeitonas pretas descaroçadas 
fatias finas de um bom chouriço de carne
2 dl de leite
4 ovos
queijo da Ilha ralado q.b.
sal e pimenta

Preparação

Forrar uma tarteira com a massa, picá-la e cozer por 10 minutos a 180ºC e reservar. Fatiar a cebola em rodelas bem finas e refogar no azeite por uns 5 minutos. Juntar o pimento, o alho francês e as ervilhas e deixar cozinhar por mais 5 a 10 minuos. Numa taça, bater os ovos com o leite e temperar com sal e pimenta. Sobre a massa, pré-cozida, espalhar os legumes, as azeitonas pretas e colocar um pouco de queijo da Ilha ralado. Verter a mistura de ovos e leite. Enfeitar com rodelas de chouriço. Levar a cozer, em forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 25 minutos. 

Bom Apetite!



Participação no 4º Desafio do "Convidei para Jantar" , este mês promovido pela Pami

21 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente não sei dizer porque, é que acho que nem existe um motivo, mas tenho uma inexplicável aversão aos filmes do Woody Allen, que me basta saber que foi ele o realizador para nao querer ver o filme.
Talvez seja um pouco como dizer que nao gosto de certos legumes sem os ter sequer provado alguma vez.

Mas mesmo sem poder formar uma opinião justa e racional acerca do realizador escolhido, posso seguramente dizer que qualquer que fosse o teu convidado, realizador ou não, a aposta nesta tarte seria certamente um sucesso garantido. O aspecto é fantástico e o sabor deve ser melhor.

P.S.1 Em relação à tua questão nos comentários do outro artigo, sim vi o comentário que deixaste no facebook desculpa nao ter respondido, mas muito obrigada pela atenção e cuidado.

Beijinhos


P.S.2: Por falar em realizadores, ontem acabei de ver os filmes do Harry Potter (ontem os 2 relativos ao ultimo livro), e pelo que percebi os realizadores dos diversos filmes não foram sempre os mesmos.
Será uma colecção que o M. talvez aprecie mais tarde ;-)

Alice disse...

Adoro, um dos meus filmes preferidos dele foi "A maldição do Escorpião de Jade", simplesmente genial! Também gostei do "Vicky Cristina Barcelona" e há pouco tempo vi o "Meia Noite em Paris", ambos fantásticos:)
Belíssimo convidado, que de certeza adorou essa tarte a lembrar uma pizza:)
Beijinhos

Cristina disse...

Babette, que grande escolha! Ainda ponderei participar, e se o fizesse Woody Allen seria uma das minhas alternativas, sem dúvida :) Lembro-me de ficar deliciada com um dos primeiros filmes dele e de rir a bandeiras despregadas, que é "O Herói do ano 2000". Adoro o humor negro e os diálogos inteligentes e tenho a certeza que lhe causaste um grande sorriso com a tua divertida tarte/pizza :)

Pami Sami disse...

Olá Babette! Grande participac,ao! Ainda no outro dia vi o 'everything you always wanted to know about sex.. Inteligente e genial! Um grande bem haja por o teres trazido 'a tua festa!
Beijinho*

De cozinha em cozinha disse...

Foi uma das minhhas possiveis escolhas. Durante muito tempo detestei o Woddy Allen, não conseguia mesmo ver um filme dele, depois passei a adorar e não perco um filme dele. Gosto especialmente do impasse sentimental que ele cria nas personagens, tão "neurótico" mas, ao mesmo tempo, tão real.
Excelente escolha.
Beijinhos

frango do campo disse...

Estive quase para o convidar :) Foi mesmo à altura que me decidi pelo Tarantino :) excelente escolha e uma delicioso jantar :) beijinho

CNS disse...

O Woody Allen também era uma das minhas escolhas iniciais :)

A Delicodoce disse...

Sou tua seguidora já há uns dias, pois gostei muito do teu blog.
Sou principiante neste tipo de mundo virtual.
Se quiseres fazer uma visita ao meu caninho o endereço é:
http://odelicodoce.blogspot.pt
O desejo de muitas felicidades e um beijinho.

Babette disse...

Turista:
Sabia que não era um convidado consensual... Eu adoro. O seu humor particular, um espírito algo neurótico, umas histórias deliciosas... Pode ser que, se vires alguns mudes de opinião!

Alice:
Achei que uma meia tarte / meia pizza lhe ia agradar...

Cristina:
Que é que lhe terias servido?...


Pami:
Obrigada! Penso que acabou por ser uma participação feliz!

Carla:
Passou do ódio para o amor, então. Tb acontece ;) Antes assim do que ao contrário

Frango do Campo e CNS:
Que lhe teriam servido? chegaram a pensar?

Delicodoce:
Vou fazer uma visita... obrigada!

Babette

Diogo Marques disse...

Esse pequeno Grande Senhor tem grandes filmes :)

Tão grandes como deve ser o sabor dessa maravilhosa tarte/pizza :D

Perfeita!

Babette disse...

Diogo:
Ficou uma delícia... Como facilmente se percebe também sou fã deste senhor ;)
Babette

Sorriso Doce disse...

"... o bem atrai o bem. E a felicidade dos outros a nossa também." Extraordinário. Após tudo dito, resta-me desejar que a Festa continue, agora, na cozinha branca!
Um brinde à amizade e aos sonhos. Beijinhos.

Ilídia disse...

Se não tivesse escolhido Hitchcock, Woody Allen seria um forte candidato. Gosto tanto. Ao ver a tua pilha de filmes, deu-me vontade de ir buscar os meus e revê-los um por um. Tenho saudados do Annie Hall, um dos meus preferidos e que já não vejo há anos.
Gosto do humor, das músicas, das cidades, dos tiques nervosinhos de nerd, da fala acelerada...
E também gostei dessa tarte "a fazer lembrar uma pizza" :)
Beijos daqui até à tua casa branca :)
Ilídia

Lume Brando disse...

Vejo que a nova cozinha já trabalha a todo o vapor :)
Também gosto muito dos filmes do Woody Allen. Admiro a sua capacidade de passar para o ecrã a complexidade das relações e o fantástico à vontade em se rir de si próprio.
Beijos
Teresa

Anónimo disse...

Pois e... Nova York e as pizzas, uma relação fantástico... E não e que eu fui a uma pizzaria em ny que me obrigou ficar pelo menos uma hora! Dizia o guia que era a melhor e de facto foi expectacular! Recomendo!
Woddy Allen e também sinónimo de ny!
Brilhante Babette!

Micas disse...

A Babette é fantástica! Até o Woody Allen mima com coisas boas. Ele bem merece uma tarte tão deliciosa quanto esta parece ser. Mas, será preciso ter chouriço? Já provou as deliciosas salsichas de tofu? A loja Quintal, na rua do Rosário, quase esquina de Miguel Bombarda, tem-nas sempre excelentes.
Um abraço, parabéns.
Conceição Pinto da Rocha

Babette disse...

Sorriso Doce:
Acredito nisso. O poder do bem gerar o bem. Obrigada.

Ilídia e Tecas:
Muito obrigada! Sei que não é um realizador consensual, mas bom que gostem ;) Como eu.

Anónimo:
Comem-se pizzas fantásticas em NY. Que saudades....

Conceição!!!
Que bom que aqui está! Realmente não era preciso o chouriço. Foi até uma inspiração muito de última hora... a prova é que as rodelas ficaram à superfície, pois só foram acrescentadas no final. Mas foi mais pela graça de ficar mais parecida com uma pizza. Fiquei com a pulga atrás da orelha por causa desses petiscos que prometem. Hei-de ir lá, então. Bem perto de si ;)
Um beijo

Babette

Vera disse...

Aposto que o woody allen gostou da tua sugestão=)

Mar disse...

Tardes de cinema com o Vasco. Estes filmes são isso. E vontade de ir a Nova Iorque. E de ouvir aquele jazz. Nada de controvérsia:) Há quem não goste. E quem goste. Muito. E então, num universo paralelo, também teria sido meu convidado.

Um beijo.

Mar

argas disse...

Que aspecto tão bom!!

Katia Bonfadini disse...

Babette, eu ADORO o Woody Allen e acho que jah vi todos os filmes dele!!!!! Sempre que tem algum novo, vou correndo assistir! Essa tarte ficou linda!!!!! Bjs!