terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bolo de Bolacha



Um Bolo de Bolacha delicioso feito pela X. Que encerrou com chave de ouro mais um almoço com pinta entre amigos. Para o P., foi um regresso à infância, recordando-se das vezes em que a mãe lho preparava... Para os restantes foi um doce final para um almoço que já ia a horas altas num domingo de Novembro...


Ingredientes

150 gr de manteiga (ou 100 gr de manteiga + 50 gr de queijo-creme tipo philadelphia)
150 gr de icing sugar
2 colheres de sopa de café solúvel em pó
1 e 1/2 pacotes de Bolacha Maria
Café frio sem açúcar (cerca de 300 ml)
Icing sugar para polvilhar, facultativo

Preparação

Começar por preparar o creme, misturando bem a manteiga (ou a manteiga e o queijo) com o açúcar e, de seguida, o café em pó. Misturar bem até obter um creme homogéneo. Molhar por breves segundos as bolachas no café frio, forrar com elas o prato de servir. Colocar uma camade de creme, nova camada de bolachas embebidas em café, e repetir a operação até terminarem as bolachas. O bolo termina com uma camada de creme de manteiga. Polvilhar com açúcar em pó, se se desejar.

Bom Apetite!


15 comentários:

Vera Ferraz disse...

Que bonito! E realmente transporta-nos no tempo! É bom quando isso acontece!

Bjinhos!

belinha disse...

Uma pequena maravilha...
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.com/

Sara Ramos disse...

Que maravilha de bolo.
Ficou muito bonito!
Beijocas

Anónimo disse...

Em sintonia... realmente o bolo de bolacha também me transporta para a infancia, apesar de por causa do café, nunca ter-me perdido de amores pelo seu sabor.

O que mais me atraia neste bolo era o seu aspecto, por não ser um mero circulo, antes formar uma espécie de flor com muitas pétalas e camadas.

Hoje sim no dia certo, um óptimo dia para todos em vossa casa e que seja tudo muito especial como o Z. certamente merece.

Beijinhos

P.S.: Se achaste interessante a tradição "revelada" ontem no meu blog, hoje podes encontrar outra por lá, esta certamente mais conhecida.

Luisa Alexandra disse...

O meu filho adora bolo de bolacha, o que mostras está tão bonito e apetitoso!

A Vida no Paraíso disse...

Olá Babette!
É o bolo preferido do meu marido, e que faço sempre para ele como bolo de aniversário! Ele adora, mas sem creme de manteiga pois achamos enjoativo; faço com uma mistura de natas e cacau! Muito bom!
Beijinhos

Lume Brando disse...

Este é de facto um clássico das nossas infâncias, ainda que lá em casa ele não aparecesse muito, era mais nas festas dos amigos... Lembro-me que havia alguma polémica por causa do café que levava e de poder alterar o sono das crianças!

Beijos
Teresa

CNS disse...

O bolo de bolacha é uma delicia intemporal.

Guidinha disse...

O bolo de bolacha faz parte do meu imaginário.
Vou guardar esta receita :)

Gisela disse...

Um bolo que não falatava nas festas de anos que a minha mãe preparava quando eu era criança.
Um beijo

A Paixão da Isa disse...

adoro bolo de bolacha e esse esta 5* beijinhos

Diogo Marques disse...

Adoro bolo de bolacha, e esse ficou enorme e bem delicioso!!

Mónica Silva disse...

Ninguém esquece o bolo de bolacha, o teu esta delicioso.

Beijinho

Mar disse...

Esta é, seguramente, uma das minhas maiores frustrações na cozinha. Pior, porque já tentei fazê-lo por duas vezes. E falar do resultado é, só por si, um reforço à tal frustração:) Melhor nem ir por aí. Esta receita, contudo, parece-me estranhamente exequível. A ver se me confronto com a minha fragilidade. E se consigo de uma vez por todas, fazer um dos bolos mais clássicos:) Gostava que fosse com esta versão que conseguisse fazer o indefectível bolo de bolacha. Para não estar condenada a comê-lo em restaurantes ou assim:)

Um beijo.

PS: Não tive internet o dia todo. E uma sensação de isolamento difícil de dizer:) Fazer o quê? Gostamos de saber uns dos outros também no registo virtual:)

Anónimo disse...

também é um bolo da minha infância, a que a minha avó chamava bolo flor, e que n como há anos... que saudades :)

bjs