quarta-feira, 13 de julho de 2011

Salada Morna de Beringela com Batata


Há acasos verdadeiramente felizes... Uma combinação de sabores que se foi proporcionando e que resultou numa das melhores saladas que já provei (ou improvisei!...). O centro deste jantar ia ser uma beringela. Queria testar o processo de a salgar primeiro para só depois a cozinhar. E o resto, foi sucedendo... Um tomate maduro, salsa, batatas que estava a cozer para outra utilização. Uma salada de inspiração provençal que soube mesmo bem!...


Ingredientes


1 beringela
1 dente de alho
1 tomate pequeno maduro
1 molho de salsa 
2 batatas
sal, azeite
azeitonas


Preparação


Cortar a beringela, com casca, em pedaços homogéneos. Polvilhar com sal grosso e reservar por 30 minutos. Cozer as batatas, partidas em quartos, em água e sal e reservá-las quentes. Escorrer a água que se libertou da beringela e lavá-la em água corrente, para retirar o excesso de sal. Secar depois os pedaços em papel absorvente. Levar um wok ao lume com o alho picado e um fio de azeite. Quando aquecer, saltear a beringela. Ao fim de uns minutos, juntar o tomate partido em cubos e a salsa picada. Refogar por 15 minutos. Rectificar o sal, se necessário. Para servir a salada, colocar nos pratos de servir batata cozida partida em pedaços grandes e a beringela refogada. Polvilhar com mais salsa fresca, juntar azeitonas e cobrir com um fio de azeite. 


Bom Apetite!



10 comentários:

guida c disse...

Mais uma óptima sugestão! Uma salada morna ainda apetece por aqui,sobretudo ao jantar. Reconfortante.

Sofia.Lopez disse...

Ficou bastante apetitosa! Nunca experimentei a beringela feita assim...deve dar um sabor agradável :)
Bjs

Sandra Barradas disse...

esta ideia das saladas é muito boa...eu tb me apetece muito saladinhas..

bjinhos

pimentinhas na cozinha disse...

Que saladinha maravilhosa, deve ter ficado deliciosa

bjs

http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

Mar disse...

Uma versão morna, hoje. Com inspiração provençal. Aprendi a gostar de beringelas por tua causa, sabias? Gostei tanto daquela entrada no Mezzaluna, que tenho vontade de recriar. Ou esta tua hipótese de hoje. Que me parece deliciosa.

Um beijo para ti. Num dia cheio de papéis:) Mas com sol.

Mar

Tia disse...

Habituei o pessoal aqui em casa a gostar de beringela e mesmo este fim de semana a servi como acompanhamento. Esta salada parece-me uma ideia muito boa.
Beijinhos

Renata disse...

Muito boa sua idéia

Legumes com um quê do Mediterrâneo...deliciosos e ricos de sabor, com toda certeza!

Babette disse...

Uma salada muito simples mas cheia de sabor.
Um pouco de Mediterrâneo à mesa, num elogio aos sabores humildes e generosos desta cozinha. Tal como um post recente da Mar. A lembrar a importância destes sabores. E dos perigos vários da adulteração da nossa cultura gastronómica. Nos seres mais indefesos: as crianças!
Babette

Ilídia disse...

Olá, Babette. Só agora vi esta salada deliciosa. Eu, que adoro beringela e cozinha provençal. Muitos parabéns pela invenção. Foi, certamente, uma inspiração. Beijinhos, Ilídia

Anónimo disse...

Adorei essa receita. Gosto muito de saladas quentes. Abraços, Adrina.