sexta-feira, 4 de março de 2011

Pie de Pescada e Camarão


Fiquei tão maravilhada com a receita aromática e saborosa da Pie de Galinha e Alho Francês, que não perdi tempo a pensar em variações possíveis para voltar a combinar o alho francês, a cenoura e o aipo. A versão de pescada e camarão não desiludiu nem um bocadinho. E agradou a todos os comensais. Fica muito leve e saborosa. A repetir…

Ingredientes

Azeite
2 nozes de margarina
4 medalhões de pescada
350 gr de camarão cozido (peso com casca)
2 alhos franceses médios (parte branca) cortados ao comprido e depois fatiados
2 cenouras peladas e picadas grosseiramente
3 paus de aipo finamente fatiados
um raminho pequeno de tomilho (só folhas)
2 colheres de sopa de farinha
1 copo de vinho branco
285 ml de leite
sal e pimenta moída na altura
1 embalagem de massa quebrada fresca
1 ovo

Preparação

Numa caçarola grandita colocar um pouco de azeite e a margarina. Quando começar a ferver, deitar o alho francês, a cenoura e o aipo e cozinhar por 1 minuto. Pousar os medalhões de pescada nessa cama de legumes e deixar cozinhar em lume brando por mais 15 minutos. Juntar depois os camarões descascados. Aumentar o lume e desfazer a farinha num pouco de líquido, adicionando ao preparado e mexendo bem por 2 minutos, envolvendo tudo. De seguida, adicionar o vinho, deixar evaporar, e de seguida o leite. Nesta altura temperar com o sal e a pimenta, manter o lume alto e mexer sempre para não se agarrar ao fundo até o líquido engrossar e reduzir, mas de modo a não secar. Num refractário de tarte colocar o recheio, acamar e cobrir com a embalagem de massa quebrada. Se sobrar massa à volta do refractário, cortar o excesso com uma tesoura. Com as costas de uma faca fazer toques leves à volta das bordas e no meio da massa colocar pedaços de massa cortados com um corta bolachas de feitio a gosto, aproveitando assim as sobras de massa. Bater a gema com um pouco de clara e pincelar tudo. Vai ao forno previamente aquecido, a 180ºC, cerca de 15 a 20 minutos, ou até ficar douradinha.
  


Bom Apetite!


10 comentários:

Cinha disse...

Que linda ficou!
De pescada deve ter ficado ainda melhor!
Beijinhos grandes e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Babette,
tem um excelente aspecto! Fiquei com vontade de experimentar!
Sofia

Anónimo disse...

Se do sabor não me posso pronunciar, apenas imaginar, quanto ao aspecto posso constatar que convence totalmente... e a avaliar pelos ingredientes, com pescada e camarão, deve ser mesmo uma aposta ganha e a agradar.

Muitos e muitos beijinhos

Óptimo fim-de-semana de Carnaval e muito mais...

P.S.: para a semana não estarei por aqui, mas os meus posts estarão. Apesar de não ser directamente gastronómico sugiro que pelo menos espreites o de dia 10 que penso que vais achar interessante.

moranguita disse...

deve ser um cheirinho tao bom quando partes a tarte. hum ja estou a imaginar.beijinhos e um bom fim de semana

Natacha Rodrigues disse...

aspecto mesmo guloso! deve ser mt boa!!!!

Chefs.com disse...

Ficou linda e perfeita, aliás, como tudo que vc faz!!!
Bj,
Marcela.

Mar disse...

Desde que vi a ementa, que estava à espera da receita. Como experimentei fazer a de frango, hei-de reproduzir esta, certamente. Cheios de sorte, os teus amigos:)Que tiveram direito a uma mesa X, em tons cinza. E a comida feita pelas mãos da Babette.

Um beijo de fim-de-semana!

Mar

Luisa Alexandra disse...

De aspecto fiou linda!

A Paixão da Isa disse...

que maravilha que ficou gostei muito beijinhos bfs

Sara disse...

Que bom aspecto Babette. Acabei de comprar alho francês biológico no mercado do principe Real! Já sei o uso que lhes vou dar :)
Beijinhos
Sara