sexta-feira, 11 de março de 2011

Bolo de Chocolate e Beterraba


Uma receita inesperada. Atrevida. Beterraba com chocolate? A combinação intrigou-me... Anotei a receita mal a vi, no blog da Laranjinha. E mentalmente também. Um dia vieram-me parar às mãos umas beterrabas biológicas... Estava lançado o pretexto para o bolo. Que foi feito nesse mesmo dia. Num fim de dia de semana que ficou a cheirar a chocolate e a saber.... a chocolate! A beterraba confere-lhe a humidade e densidade especiais. Nada mais. Um ingrediente secreto! Shiu... o segredo fica entre nós!... 

Ingredientes
200 de chocolate em barra para cozinha
3 ovos grandes
200 gr de açúcar amarelo
100 ml de óleo
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
100 g de farinha com fermento
50 gr de amêndoas sem pele raladas
250 gr de beterraba

Preparação

Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal e untar levemente o papel com margarina. Derreter o chocolate em banho-maria. Bater os ovos, o açúcar e o óleo numa taça durante 3 minutos com a batedeira. De seguida, adicionar a baunilha, a farinha e as amêndoas raladas. Tirar a casca à beterraba, ralar e escorrer (espremer com as mãos para tirar o excesso de líquido) e adicionar à massa, juntamente com o chocolate derretido. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC para cozer durante aproximadamente 50 minutos. Antes de retirar o bolo verificar com um palito se está cozido.

Bom Apetite!



16 comentários:

Isabel Salvador disse...

Têm um aspecto fantástico mesmo,lindo,bjokinhass

Tuquinha disse...

Tb já fiz esta versão da Laranjinha e adorei....EU, porque o resto da malta definitivamente não gosta de beterraba...mas já a tua versão do bolo de banana que fiz adoraram...
Beijinhos e Bom fim de semana

Barida disse...

Babette,
tambem ja tinha visto este bolo no blog da Laranjinha e fiquei de olho :) o segredo e' mesmo nao revelar este ingrediente secreto! Adorei o aspecto do teu bolinho. beijinhos

Luisa Alexandra disse...

O aspecto está bem guloso, fiquei curiosa em relação ao sabor!

ameixa seca disse...

Vindo de onde vem, não seria de esperar que ficasse mau :)

De cozinha em cozinha disse...

Ficou com um aspecto excelente. Também tenho essa receita para testar (bem como a do bolo de chocolate com ricotta que já postaste), mas tenho que ter a oportunidade de estar sozinha em casa, senão mais ninguém come o bolo.
Beijinhos

Mar disse...

Já tinha comido bolo de alfarroba. Um sabor muito do sul, que me faz sempre lembrar o Algarve. Mas a beterraba é mesmo um ingrediente inesperado. Uma experiência a fazer, então. E mais uma referência de um blog.
Obrigada!

Um beijo de fim-de-semana!

PS: Lindas as fotografias. Lindo o bolo nos pratos de que gosto muito:)

Mar

Filipa disse...

Prometo não contar a ninguém! Só mesmo com este relato poderia pensar em utilizar a beterraba! Sabes, não é ingrediente que utilize, porque não aprecio muito....mas sabendo que é tão secreto que nem se dá por ele....sou capaz de me deixar enganar! Um beijinho e bom fim-de-semana!

conceicao disse...

Uma delicia.
Bjs

Cantinho da Jana!!! disse...

ADOREI...
e realmente dá pra ficar intrigado com esta da beterraba heim???
Qualquer hora dessas testo também...rs


bjim

Deborah Martin Salaroli disse...

Olha aí uma boa dica. Comer legume indiretamente. O chocolate cobre a cor da beterraba. Casamento perfeito.
Bj
Bom final de semana!
Deborah

www.delicias1001.com.br

Andreia Marques disse...

Olá Babette:
É mesmo inesperado o 'novo' ingrediente mas, como já te disse, sou doida por chocolata e, como tal, é uma experiência que me tenta. Vou confeccioná-lo e direi como resultou. Um beijinho de chocolate, Andreia

A Paixão da Isa disse...

nao conhecia mas gostei beijinhos bfs

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Um bolinho bem apetecível. Também fiquei de olho quando o vi no blogue da Laranjinha, e agora mais interessada fiquei :)
Há ingredientes que têm que ficar sempre em segredo ehehehe.
Bom fds e um beijinho :*

moranguita disse...

se ficar tao bom como os bolos com courgette e um bolo para mim:-)
os bolos ficam húmidos e ninguém se apercebe e comem legumes sem saber.
beijinhos e uma boa semana

Katia Bonfadini disse...

Chocolate e beterraba: que combinação diferente e gostosa! Gosto dos dois ingredientes e acho que a receita só pode dar certo!!!! E que fotos lindas, parabéns!!!