sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tarte Soufflé de Atum



A tarte de atum preferida da casa!... Tem o requinte de um quase soufflé, é de preparação simples e ... não abate!!! Ora servida em fatias finas (como entrada), ou em fatias mais generosas, acompanhada com uma boa salada (como refeição ligeira). Deliciosa... A receita veio daqui.

Ingredientes

1 embalagem de massa quebrada
2 latas pequenas de atum
1 colher de sopa de margarina
1/2 cebola picada
1 colher de sopa de farinha
2,5 dl de leite
3 ovos (gemas e claras separadas)
1 colher de sopa de salsa picada
Sumo de 1/2 limão
Sal e Noz moscada q.b.


Preparação

Forrar uma tarteira com a massa, picá-la e cozer por 10 minutos a 180ºC e reservar. Escorrer o atum e desfazê-lo com um garfo. Num tachinho, aquecer a margarina, juntar a cebola e envolver. Deitar a farinha e mexer bem. Juntar o leite, aos poucos, até obter um creme espesso. Adicionar o atum e a salsa picada e temperar com um pouco de sal e noz moscada. Regar com o sumo de 1/2 limão. Fora do lume, juntar as 3 gemas previamente desfeitas com um garfo e deixar amornar. Bater as claras em castelo e incorporar delicadamente no recheio, sem bater. Verter o recheio sobre a tarte. Vai ao forno, a 180ºC, por 25 a 30 minutos. Servir morna.



Bom Apetite!

13 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Deve estar uma delícia.
Uma boa sugestão para o fim-de-semana!
Obrigado.

Marisa Góis disse...

As minhas abatem sempre :/
Tenho de experimentar à tua maneira :)
Bom fim-de-semana
Bjinho ♥

Isabel disse...

Olá Babette :)
Mais uma simples e requintada!
Já tenho os ingredientes todos a postos para experimentar o bolo salgado de atum e pesto ;)
beijinho grande.

Babette disse...

Luísa e Marisa:
É meeesmo muito boa!
Isabel:
Vai ficar fã do bolo salgado!...

Turista Ocasional disse...

Tem óptimo aspecto, o sabor deve ser ainda melhor e deixou-me mesmo com agua na boca ainda mais que cheguei agora a casa e estou esfomeada (só tenho no estômago um iogurte becel e dois damascos):

Por vezes o mais difícil nas receitas que colocas pode ser encontrar os ingredientes todos, pois alguns são normais aí, mas acho que por aqui talvez só numa loja gourmet.
(por exemplo, nem imaginas a minha alegria no outro dia por ter encontrado cá banha de porco, e assim poder fazer como deve ser carne de porco à alentejana)

Teresa Rebelo disse...

Olá Babette! Agradeço as visitas e os comentários no Lume Brando. Gostei das suas receitas! Prometo vir à festa mais vezes ;-)
Teresa

PINTOR disse...

Lindo. Van Gogh não faria um girassol melhor!
Beijinhos do PINTOR

Elvira disse...

Também já fiz essa tarte. É muito boa ! :)
Bjs.

Sónia Meirinho disse...

eu adoro esse genero de tartes salgadas!!ainda ontem fiz uma!! beijinhos grandes

Curiosa disse...

De tão tentadora até eu, mesmo coma falta de jeitinho, vou meter-me na confecção. Que Pantagruel me ajude.
Beijinho.
Curiosa

ameixa seca disse...

Deve ficar muito boa. Eu tenho azar com estas comidas que levam claras em castelo, abate sempre. Se esta não abate, deve ser mesmo boa :)

Maria disse...

Deve ser uma delícia! Esta receita já está no rol das minhas preferidas...Aspecto requintado de fazer crescer água na boca...
Beijo
Maria

Anónimo disse...

Babette,boa tarde!
primeiramente quero pedir desculpas pela minha ignorância mas, tenho dezenove anos e recém-cASADO QUE ADOREI ENCONTRAR AS SUAS RECEITAS..rs.
Mas, estou tendo certas dificuldades em entender algumas coisinhas lá escritas,vc poderia por favor,auxiliar-me? Tenho vergonha e sei que podem chamar-me de burra mas, eu quero fazer e entender tbém.As minhas dificuldades estão em algumas palavras receitas na Festa de Babette , posso perguntá-las?...
Então, vamos lá:
-O que significa 2,5 dl de leite( esse dl)?
-Piri-piri, eu não sei o que é isso?...
- 2 nozes de margarina (essa nozes,é o que?)
- 1 massa quebrada de compra?
Desculpe-me mais uma vez pela minha burrice pois, quero fazê-la e aqui no RJ não sei o que seja, desde já o meu muito obrigado e um forte abraço da sua nova seguidora.
Ah! Vc é uma pessoa abençoada por Deus pois, sua ajuda está fazendo o meu marido adorar suas receitas...rs.
Vc é maravilhosa, parabéns!
Seria possível vc mandar essa resposta para o meu e-mail starblaze@uol.com.br
Obrigado de coração, bjs!