terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pudim de Maracujá em cama de Biscoitos Húmidos de La Reine


Uma sobremesa fresca, a pensar nos dias mais quentes que hão-de vir... Foi servida com gomos de tangerina, que cortam o doce e reforçam o colorido do prato. Levei como sobremesa de um almoço de domingo na casa dos meus pais.

Ingredientes

7 folhas de gelatina
água
3 gemas
1 lata de leite condensado (usei light)
300 gr de polpa de maracujá
1 cálice de licor de maracujá
± 200 gr de palitos la reine
açúcar

Preparação

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Partir os ovos, separar as gemas das claras e juntar as primeiras ao leite condensado, numa taça que se possa levar ao microondas. Misturar muito bem com uma vara de arames e levar ao microondas durante 6 a 8 minutos na potência máxima, mexendo energicamente com a vara de arames cada 2 minutos. Diluir 100 gr da polpa de maracujá com 1 dl de água a ferver e juntar o licor de maracujá. Embeber os palitos la reine nesta mistura e forrar com eles o fundo e as paredes laterais de uma forma de bolo inglês forrada com papel vegetal. Escorrer a gelatina e adicioná-la ao creme de leite condensado, mexendo até derreter completamente. Adicionar igualmente a restante polpa de maracujá e misturar bem. Deitar o preparado na forma forrada com os palitos e levar ao frigorífico por algumas horas. Desenformar voltando sobre uma torteira, retirando com cuidado o papel vegetal, e voltando a virar para outro prato. Servir bem frio.

Bom Apetite!

13 comentários:

Turista Ocasional disse...

Eu adoro maracuja e nem imaginas a falta que sinto de ir ao Continente e nos congelados encontrar polpa de maracujá à venda.
Sempre que chego a Portugal e vou ao Continente fazer algumas compras que precisamos, não fica a faltar no carrinho pelo menos uma caixinha de polpa de maracujá. Para mim funciona como uma sobremesa e é óptimo come-la assim às colheres, melhor que muitas sobremesas prontas que encontro na mesma secção dos congelados.

Acho que eu poder fazer essa receita terá que ficar para uma oportunidade em Portugal, mas não deixarei de a experimentar ainda mais porque também adoro tudo o que leva leite condensado (do nosso tão familiar espesso e açucarado, e não da panóplia de leite condensado que encontro por cá e que é apresentado em frasquinhos ou pacotinhos semelhantes aos das natas). Não será assim difícil compreender que encontrar por cá leite condensado açucarado não é em todos os supermercados e nem vale a pena sequer sonhar em encontrá-lo light, porque esse não existe mesmo em lado algum.
Não é à toa que eu digo que há ingredientes comuns aí que são mais incomuns, raros ou mesmo míticos por cá.

Mas uma duvida... a polpa que tu referes tem grainhas? Aquelas de que eu falo têm. A tua se tem não se vêem no pudim.

Beijinhos

Babette disse...

Olá Drica!
Eu usei polpa sem graínhas. No tempo dos maracujás, eu uso o fruto fresco. Noutras sobremesas que faço, pex, uso as graínhas. É o caso da receita de tarte de maracujá, em que uso a polpa e as sementes. Vai ao gosto de cada um...

Sónia Meirinho disse...

ficou com um aspecto interior delicioso!! super firme!! deve ser optima!! beijos

SoraiaSilva disse...

Que aspecto bonito e apetitoso :)
Beijinhos*

Turista Ocasional disse...

Babette, Obrigada pelo esclarecimento.
É possível comprar polpa de maracujá sem grainhas ou tu retiras as grainhas? Se retiras as grainhas, os 300g equivalem à quantidade de polpa depois de retirar as grainhas, certo? (Desculpa mais esta duvida.)

Para ficares com uma ideia, aqui mesmo na altura dos maracujas, os mesmos são vendidos à unidade e sem exagero talvez a 0,50€ cada ou mais. Mas para te ser sincera muita da fruta por cá é vendida à unidade e não ao peso (ex: mangas, papaias, ananás, kiwis, e muitos outros frutos, não necessariamente exóticos).

Tuquinha disse...

Babette...tu dás cabo dos meus olhos e boquinha.....que maravilha.
beijinhos

Babette disse...

Drica:
Já comprei a polpa sem graínha. É de uma marca brasileira, se não estou em erro, e pronta a usar!... por isso as quantidades são mesmo sem graínhas!

Unknown disse...

Na semana passada andei a procura de receitas que levassem maracuja fresco, infelizmente ainda nao tinhas postado a tua senao tinha feito. Mas ja esta registada e fica para a proxima vez que arranjar muitos maracujas frescos.

Beijinhos

Fa disse...

Excelente aspecto!!!! Também adoro maracujá.
Fa

Teresa Rebelo disse...

Olá Babette, só agora vi que fizeste anos! Parabéns atrasados! Também faço em Janeiro, mas sou Capricórnio... Gostei do teu bolo de aniversário ;-)
Bons posts!

Maria disse...

Tudo que leve maracuja e leite condensado, está vaticinado ao sucesso! Depois os biscoitos de la Reine devem dar-lhe um gostinho extra...
O aspecto é convidativo, como sempre!!
Parabens Babette!
Um beijo
Maria

Patrícia Nascimento disse...

Que maravilha...divinal...
Adoooro maracujá...deve ser óptima!
Bjinho

P.S. e a caixinha de seguidores????

Margarida disse...

Adorei! Tem tudo para ser uma delicia. Faço-a assim que possivel, de certeza! : )
beijinho