quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pão de Cereais



A expressão "como do pão para a boca" assenta-me que nem uma luva... Tirem-me os salgados, escondam-me os doces mas deixem-me o pão! Com manteiga. E de preferência acompanhado de um café com leite... Esta receita é uma variação da do artisan bread que já foi apresentada aqui ou aqui. Uma delícia...

Ingredientes

1 saqueta de fermento de padeiro seco (11 gr)
1 colher de sopa de sal fino
700 ml de água morna
650 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de trigo integral
100 gr de farelo de trigo
50 gr de gérmen de trigo tostado
40 gr de flocos de aveia
40 gr de flocos de centeio
20 gr de sementes de papoila

Preparação

Num recepiente de plástico com tampa colocar o fermento, o sal e a água morna. Bater com varas de arame. Incorporar a farinha, as sementes e os cereais, mexendo com uma colher de pau, do centro para fora, apenas até ligar os ingredientes. Fica uma massa de consistência bastante pegajosa. Tapar o recepiente e deixar levedar por 2 horas. Está pronta a utilizar ou a ser guardada no frigorífico. Moldar os pães, a gosto, amassando-os muito pouco, para não libertarem as bolhas de ar que se tiverem formado no interior. Pré-aqueccer o forno a 200ºC por 10 minutos e colocar no fundo do forno um tabuleiro de inox. Colocar os pães numa superfície enfarinhada, polvilhar com farinha e dar uns golpes no pão com uma faca afiada. Levar ao forno. Imediatamente a seguir, deitar sobre o recepiente previamente aquecido uma chávena de chá de água. O vapor criado ajudará a criar uma côdea estaladiça. Cozer no 190ºC por 40 minutos.

Bom Apetite!

9 comentários:

Susana Gomes disse...

No dia de Ano Novo fiz um na quinta que perfumou a casa e a gula!
Não podia concordar mais: pode faltar tudo, mas nunca a manteiga e o pao, já agora, caseirinho.

Ficaram lindos!! :)

Beijinhos.

Babette disse...

Pão é alimento para a alma!
Obrigada pelas visitas...
Beijinhos

Turista Ocasional disse...

com uma receita diária em media, e todas com óptimo aspecto, e acredito com ainda melhor sabor... vais deixar-nos mal habituados.

Kisses e continuação de óptimas receitas

colher-de-pau disse...

Nada como pão feito em casa.... Adoro o cheiro que inunda a casa e nos conforta a alma!

Isabel disse...

Olá Babette! Estou de volta para dizer-lhe que está cumprindo cabalmenteas as expectativas criadas. Oportunamente irei enviando as receitas de que lhe falei.
Au revoir,
Marie Gourmet.

M. disse...

Maravilhoso pãozinho!
Bjs,
M.

Maria disse...

Pão feito em casa e com essas especiarias todas...deve ser uma delícia! Com manteiga, com compota, com queijo...venha ele!
E um cházinho para acompanhar...claro!
Maria

Anónimo disse...

Querida Babette! Aqui estou para te dar noticias da nossa experiência de pão. Queria inclusivé manda-te uma fotografia do resultado mas não me é aqui permitido... Só te posso dizer que a B. adorou pôr as mãos na massa e o resultado final foi aprovadíssimo pela B. e pelo P.. Apanhei a B. a trepar a cadeira da cozinha e a arrancar à unha um pedaço de pão para comer depois deliciada!!! 5 estrelas!!!
Bjs
MMS

Babette disse...

Bem, então "habemos" pão!... Ainda bem que gostaram!... Agora é só usar a imaginação...mudar aqui e acolá e ter sempre pão caseiro à nossa espera!