segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bôla Saloia



No pequeno-almoço de Ano Novo não costuma faltar uma Bôla de Carne. A deste ano, saloia só de nome, agradou a todos! Partilho ainda uma das minhas combinações preferidas - Bôla de carne com café com leite (que eu conheça, só eu e a Tia MG. partilhamos desta extravagância, saborosa por sinal) - e desafio-vos a provarem-na!...

Ingredientes

1 Galinha estufada lentamente em azeite, alho, louro, tomilho, mostarda, sal e pimenta q.b. (ou sobras de frango assado)
500 gr de farinha
2 ovos + 1 gema
2 colheres de sopa de azeite
50 gr de margarina amolecida
25 gr de fermento de padeiro fresco
2 dl de leite morno
5 gr de sal

Preparação

Num alguidar, mexer bem a farinha com o azeite, a margarina, os ovos e o sal. Dissolver o fermento de padeiro no leite morno. Juntar o leite à massa, aos poucos, prosseguindo vigorosamente com a amassadura até à harmonização perfeita dos ingredientes. Deixar levedar, abafada com um pano, até duplicar de volume (1 a 2 horas). Tender a massa com um rolo e dividir em 2 metades. Utilizar 1/2 para forrar uma forma untada com azeite, colocar a galinha estufada e cobrir com a outra 1/2. Pincelar com a gema batida. Vai ao forno, previamemte aquecido, por 30 minutos nos 170ºC.

Bom Apetite!

9 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Obrigado pelas visitas que fazes ao meu blog.
Já me tornei tua seguidora, voltarei mais vezes!

Fica bem.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Babete,
Gostei muito desta receita, que vou experimentar em breve.
E já agora aproveito para dizer que eu também faço parte dos poucos que gostam disso ao peq. almoço, para mim com um pouco mais café do que leite :)
Bjs
Moira

Isabel disse...

Viva Babette:
Estou a ficar fã do seu blog. È que para além das coisas boas e bonitas você tem CLASSE!
Au revoir,
Marie Gourmet.

Margarida disse...

Junto-me ao clube dos apreciadpores de bolos salgados com café com leite. : ) Gostei bastante desta bola e vou levar a receita comigo. Neste tempo frio acompanha uma bela sopa e dá um jantarinho e pêras! ; )
beijinho

Babette disse...

Luísa e Isabel:
Obrigada pelas palavras encorajadoras!

Moira e Margarida:
Podemos formar o clube das fãs do café com leite (para mim também muito mais café do que leite!!!) com bôla de carne!...
Obrigada pela visita!

Turista Ocasional disse...

Pela imagem, tem um óptimo aspecto... Acho que terei que passar a consultar o teu blog apenas quando estiver sem o mínimo vestígio de fome, pois de outra forma o blog tem o condão de me deixar com água na boca.

kisses

ameixa seca disse...

Saloia mas chique que isto de estufar uma galinha para fazer uma bôla não é para todos :)
Tem óptimo aspecto!

Unknown disse...

Fiquei com uma fome danada. Não é que eu também gosto dessa combinação esquisita de acompanhar a bôla com café pingado? Mas regada com um bom tinto do Douro...
Beijinhos e parabéns do PINTOR

Isabel disse...

Já aceitei o desafio e irei tentar confecionar esta soberba bôla (que linda que ficou!).Quanto à entrada para o clube das fãs de café com leite e bôla...só experimentando esta combinação interessante, é que poderei averiguar se reúno as condições para ser aceite :)
beijinho grande!