Estou um pouco cansada de salmão. Mas é um peixe saudável e rico naqueles óleos que nos fazem bem, além de que é um dos pratos favoritos do meu filho Diogo (a par de sardinhinhas fritas - há lá rapaz mais português?!?!). Por isso, num destes dias, salmão grelhado! Com limão e manjericão e batatinhas no forno a acompanhar. Para cortar um bocadinho o seu sabor, um molho leve de iogurte a acompanhar. O Diogo ficou feliz e ao Rodrigo prometi fazer-lhe em breve a sua comida favorita: pizza!
Ingredientes
Para o salmão:
4 lombos de salmão
limão
sal
alho
azeite
manjericão
Para as batatas:
batatinhas q.b. (umas com casca e outras sem, para agradar a todos os fregueses)
flor de sal
alho
salsa
azeite
Para o molho de iogurte:
1 iogurte
salsa picada
sumo de limão
Preparação
Umas duas horas antes de cozinhar o peixe, temperá-lo com um pouco de sal e de alho picado. Cozer as batatinhas em água (sem sal) por 10 minutos. Escorrer e colocá-las num recipiente de ir ao forno. Deitar sobre elas alho esmagado e polvilhar com um pouco de flor de sal e de salsa picada. Regar com um fio de azeite. Levar ao forno, no 180ºC, por 20 minutos ou até as batatas alourarem. Preparar o molho de iogurte temperando-o com umas gotinhas de limão e salsa picada. Grelhar os lombos de salmão, numa frigideira com um pouco de azeite, por uns 3 minutos de cada lado. Servir o peixe com rodelas de limão e umas folhinhas de manjericão, acompanhado das batatinhas no forno e do molho de iogurte.
Bom Apetite!
6 comentários:
Olá Babette
Por aqui ainda ninguém se cansou do salmão, e vem a esta mesa muitas vezes.
"Aceitamos" a tua sugestão. Até porque batatinhas no forno são adoradas por estes lados.
Um beijinho
Guida
Olá Babette!
Pode-se então concluir pelas preferências gastronómicas de cada um, que tens um filho "muito genuinamente português" e o outro italiano? ;-)
Se assim for acho que já sei qual um dos vossos próximos destinos de férias a 4, para o Rodrigo se sentir gastronomicamente no paraíso, e Itália é uma país a que certamente gostas sempre de regressar.
Beijinhos
Guida,
Acho que às vezes utilizo demasiado um ingrediente e depois apetece-me descansar um bocadinho ;) Mas esta versão até a mim me soube bem!
Beijo!
Babette
Turista,
Sim, o Rodrigo é muito "italiano": pizza, molho tomate, queijo de toda a sorte e feitio, molho pesto, azeitona... enfim, um adepto da cozinha mediterrânica. Claro que já temos falado em ir um dia destes até lá...
Beijo!
Babette
Adorei esta sugestão, simples mas com sabores intensos, eu que tanto adoro salmão!
E para o Rodrigo porque não uma pizza de salmão?! É tão bom!
Beijinhos do Paraíso e bom fim de semana *-*
Já sabes que me fartei de salmão. A minha mãe fazia uma vez por semana. Exactamente por esses argumentos. Gostava tanto e depois comecei a não gostar. Parecia-me demasiado intenso, não sei bem. Mas acho que esta ideia do molho de iogurte deve dissipar um bocadinho a tal intensidade de que não gostava. Diferentes, os teus filhos. Nasceram no mesmo dia, mas tão diferentes.
Um beijo.
Mar
Vida no Paraíso,
Já segui o teu conselho ;) Em breve haverá a reportagem sobre a pizza de salmão!
Ana,
Obrigada.
Mar,
Pois, foi isso, certamente- Lembro-me das trutas grelhadas semanais na casa dos meus pais. Hoje detesto!... Tenta assim. Pode ser que gostes ;) Um beijo!
Babette
Enviar um comentário