quarta-feira, 11 de julho de 2012

Arroz Camponês


Estou cada vez mais rendida aos sabores simples e genuínos. O prazer que pode vir de um bom arroz de legumes, feito com um azeite puro e vegetais do meu cabaz. Um arroz que praticamente dispensa tudo o resto, a não ser um pedaço de pão acabado de cozer e cortado com as mãos...


Ingredientes


1 chávena de chá de arroz agulha
2 chávenas de chá de água
1/2 penca
1 cenoura
1 cebola
1 dente de alho
azeite, 1 folha de louro, sal, noz-moscada
1 pouco de vinho branco


Preparação


Começar por lavar e descascar os legumes e cortá-los em pedaços. Refogar a cebola e o alho num pouco de azeite. Colocar de seguida a couve e a cenoura e envolver bem. Temperar com sal, noz-moscada e uma folha de louro. Refrescar com um gole de vinho branco e deixar cozinhar, tapado, por 10 minutos. Adicionar a água e deixar que ferva. Adicionar o arroz e deixar cozer em lume brando por 15 minutos. Servir de imediato.


Bom Apetite!


5 comentários:

Ondina Maria disse...

Esse teu arroz camponês é muito parecido com o meu arroz parolo. E é mesmo verdade que é maravilhoso e que necessita de muito pouco. Os sabores simples dos bons ingredientes são sempre deliciosos!

frango do campo disse...

os ingredientes fazem toda a diferença :) tenho a sorte de ter o quintal dos meus avós pertinho para ir buscar legumes fresquinhos e agora sei a riqueza disso :) uma maravilha este arroz :)

Mar disse...

Bons ingredientes e boas inspirações fazem com que não seja preciso muito mais do que um pedaço de pão cortado com as mãos.
A cozinha ensina-nos as (muitas) declinações da simplicidade. E do muito que vive no que é simples. Obrigada por recordares isso mais uma vez. Nunca é demais.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Ondina:
Os nomes são diferentes mas a essência é a mesma, de facto!

Frango do campo:
Riqueza é uma boa palavra. E hoje mais do que nunca há que pensar assim.

Minha Mar:
Um arroz demasiado simples, que se calhar nem merecia honras de post. Mas soube-me tão bem, sabes? Isso e o tal do pão cortado com as mãos. Pequenos gestos que fazem a diferença.

Babette

São Ribeiro disse...

GOSTEI DESSE ARROZ,SIMPLES E DELICIOSO, PARA MIM PERFEITO.
BJS