terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lombos de Pescada com Leite de Côco


Normalmente sigo receitas à risca e planeio antecipadamente as refeições que se fazem lá em casa. Mas outros dias há em que a rotina é quebrada, quer por falta de tempo ou de imaginação. E, nesses dias, surgem por vezes combinações que se vão desenhando quase por si só enquanto estou na cozinha. Foi assim que uns modestos lombinhos de pescada num rotineiro dia de semana ganharam estatuto de prato nobre, conquistando o palato de quem os provou. O sabor é excelente! 

Ingredientes

4 lombinhos de pescada
1 cebola
1 dente de alho
1 tomate
1 colher de chá de massa de pimentão
1 colher de sopa de vinho branco
1/4 de lata de leite de coco
Azeite, sal, noz-moscada, louro moído, salsa
Cebolinho fresco q.b. e fatias de pão torrado para servir

Preparação

Num tachinho, refogar a cebola e o alho picados num pouco de azeite. Deitar o tomate fresco partido em pedaços, a massa de pimentão e a salsa e envolver bem. Pousar os lombinhos nessa cama de legumes e regar com o vinho branco. Temperar com sal, noz-moscada e um pouco de louro deixar cozer, em lume brando, por cerca de 15 a 20 minutos. Retirar o peixe do tacho (mantendo-o quente) e juntar o leite de coco, deixando fervilhar por 5 minutos. Triturar o molho com a varinha mágica. Rectificar os temperos, se necessário. Servir o peixe pousado numa fatia de pão torrado e coberto com o molho. Enfeitar com cebolinho fresco.

Bom Apetite!

8 comentários:

pimentinhas na cozinha disse...

Que maravilha, deve ter ficado uma delicia,

bjs.

Anónimo disse...

Tem mesmo óptimo aspecto, e as fotos estão incríveis.

Muitos beijinhos

Lume Brando disse...

Gostei :-)! Uma maneira diferente de preparar pescada, que é daquelas coisas que temos sempre no congelador e nem sempre sabemos o que fazer com ela!
Bjs
Teresa

guida c disse...

Com criatividade transformou o básico em sofisticado. Parabéns!

Sofia.Lopez disse...

Babette,
Sigo algumas receitas "à risca"...mas as que eu gosto mais de fazer são estas...de improviso! Ficou delicioso,esse molho com o leite de côco está 5*!
Beijinho

Mar disse...

Que improviso tão feliz. Os lombinhos de pescada prestam-se mesmo à nossa inventividade. Uma vez fiz um caril que me fez tão bem, num daqueles dias. Daqueles em que achamos que não dá. E depois não é bem assim. Arranja-se sempre maneira de não ser bem assim:) Como aconteceu com estes lombinhos de pescada.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

É isso mesmo! Lombinhos com um twist. E uma refeição especial que não era para o ser... O bom do improviso. Que permite resgatar dias ;)
Beijinhos a todas
Babette
PS. Hoje a minha amiga noctívaga veio mais cedo...

Luisa Alexandra disse...

Gostei imenso do aspecto, certamente deliciosos.