sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Compota de Nectarina



Este Verão trouxe muitas nectarinas à minha cozinha. Que foram comidas ao natural, em doces e compotas e até em bolos. Esta compota, por exemplo, é uma delícia. Para servir aos de casa e aos convidados, como ilustra o caderninho de receitas que me foi oferecido pela P., a amiga "metadinha" da minha mãe. Um caderninho lindo, com uma capa cor de ... nectarina!


Ingredientes


1,5 Kg de nectarinas (peso já descascadas e sem o caroço)
1 kg de açúcar
2 paus de canela
sumo de 1 limão médio


Preparação


Descascar as nectarinas e cortá-las em cubinhos. Levar as nectarinas envolvidas no açúcar ao lume, num tacho largo. Juntar a canela e o sumo do limão. Deixar ferver até obter um ponto estrada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 30 a 35 minutos. Retirar do lume. Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.


Bom Apetite!




9 comentários:

pimentinhas na cozinha disse...

Esse doce ficou com excelente aspecto e deve ter ficado uma delicia.

bjshttp://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

Luisa Alexandra disse...

O teu doce tem uma cor magnífica!

ameixa seca disse...

Adoro compotas e tenho feito da fruta que me vai chegando em abundância, ou seja, figos :)

Anónimo disse...

Eu gosto bastante de nectarinas, mas nunca me passou pela cabeça fazer compotas, e neste caso concreto uma de nectarinas...

Mas o aspecto desta tua compota quase me demove e me leva para a cozinha para experimentar (não fosse o caso de continuar sem cozinha ;-))

Beijinhos

Laranjinha disse...

Olá Babette,
eu também adoro compotas, mas este ano ainda não fiz. De nectarina deve ficar uma delícia.
Um beijinho.

Sandra Barradas disse...

Hummm que bom!!
Também tenho de arranjar algum tempo para fazer as compotas aproveitar a fruta de Verão.Amanhã quero ir a feira biológica não vou desde que a pequena nasceu já lá vão 6 meses.
bjnhos
Sandra

Ilídia disse...

Olá, Babette. Também gosto muito de fazer compotas. Gosto de conservas, em geral. Há algo de deliciosamente antiquado nestes rituais. Gostei muito da sua. E do caderninho oferecido pela "metadinha". Um beijo e bom fim de semana.

Barida disse...

que bela compota, e assim com nectarina nunca fiz. um beijinho

Mar disse...

Um dos frutos preferidos do Vasco, sabias? Tem de haver sempre. Nunca me passou pela cabeça fazer compota. Vá-se lá saber porquê:) Ficou com um aspecto a fazer jus à beleza do fruto, a tua compota. E lindo, o caderninho cor de nectarina.

Um beijo da tua amiga Mar. Que regressou:)

Mar