segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Bolo para o Chá
Sim, este Verão tenho ligado o forno muitas vezes. Como o tempo está muito instável, há dias frescos em que ao lanche apetece uma fatia de bolo com chá. Este está no meu livrinho de receitas com o nome de "bolo simples para o chá". Acho mesmo que não podia ter outro nome... O difícil foi escolher o chá: "english rose" ou "lemoncello"?...
Ingredientes
500 gr de farinha com fermento
500 gr de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
6 ovos
250 ml de leite
raspa de 1 limão
Preparação
Bater o açúcar com a margarina até obter um preparado volumoso e esbranquiçado. Juntar de seguida as gemas e bater bem. Adicionar então a raspa do limão, o leite e a farinha. Por fim, bater as claras em castelo e envolvê-las bem no preparado. Coze em forno moderado (175ºC), por cerca de 40 a 45 minutos.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
E bem que ia uma fatia agora desse bolinho;)
Não resisto a dizer-lhe que as cores são lindas.
Ilusão minha ou espreita um tecido meio oriental como pano de fundo?
Beijinhos.
parece que esse bolinho não é só bom com chá!! com um bom sumo de laranja natural deve ser uma delicia :)
um beijinho
Gosto tanto destes bolos que enchem a casa. E que se comem preguiçosamente, acompanhados de uma chávena de chá. Também tenho ligado o forno de vez em quando. E começo a ter saudades do frio. Eu sou assim, no fim de uma estação começo a ter saudades da estação seguinte :) Um beijo, Ilídia
Os dias andam mesmo a pedir chá e bolinho :)
Babette,
também eu, este verão, tenho feito imensos cozinhados de forno!
Um bolinho com chá sabe sempre bem.
Um beijinho.
Confesso que faço poucos bolos. Mas fiquei com vontade de experimentar este, sobretudo como pretexto para um chá,de preferência de jasmim.
Boa semana!
Bruxinha:
Tenho um pedacinho congelado!...
Lusitana:
Sabe que é uma echarpe que tenho? Estava a usá-la nesse dia e dei-me conta que podia entrar na encenação!
Lili:
Também me parece que sim. Que com sumo de laranja também deve ficar muito bom...
Ilídia:
Sim, é um daqueles bolos grandes, familiares, que invadem a casa do cheiro de bolo quente. Muito simples, mas muito saboroso. Como tem pouca gordura, ainda "aguenta" ser barrado com um pouco de doce ou mesmo de manteiga. Uma gulodice pegada, eu sei...
Ameixinha:
chá, bolinho e uma mantinha para a noite!...
Laranjinha:
O forno é sempre um bom aliado. E com este Verão tão incerto nem hesito em ligá-lo com frequência!
Guida:
O pretexto do chá de jasmim é muito digno! E não tem de ser muito justificado, que a brisa no ar já é outonal.
Beijinhos
Babette
Olá minha amiga que também gosta de bolos para o chá:)
Gosto tanto. Embora saibas que o meu forno caprichoso os estraga a todos:) Está quase a ir embora, o forno estraga-bolos. E sim. O Verão bipolar deste ano pede mesmo tardes com chá quente. Ou noites. Como as que tenho tido por estes dias. Chá quente. De gengibre e flores de laranjeira. Porque as noites são muito frias. E têm sido longas e silenciosas. Cheias de palavras silenciosas por ler. O teu bolo para chá seria uma companhia doce. Pena aquilo do meu forno ter mau feitio:) Por isso, esta tua receita vai ficar à espera de um forno que não a estrague. O que achas?
Um beijo de fim de dia.
Mar
PS: Eu acho que optaria pelo "English Rose", que o nosso Verão mediterrânico está cada vez mais semelhante ao Verão inglês.
Sim, o Verão bipolar pediu muitos bolos com chá... Calculo que imagines que o meu bolo foi acompanhado com o chá English Rose. Um chá que curiosamente foi comprado em Praga.
Beijo
Babette
O bolo tem um aspecto mesmo muito bom!
Enviar um comentário