quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vol-au-Vents de Bacalhau


As minhas deambulações pela Baixa do Porto incluem muitas vezes propósitos gastronómicos. Um dos sítios onde gosto de ir é à Casa Januário, uma loja cheia de tradição mas onde encontro sempre novidades. Numa das últimas idas, trouxe umas caixinhas de vol-au-vents de tamanho médio, ainda sem pensar em nenhuma utilização em particular. Enquanto regressava a casa, construí mentalmente a imagem de um recheio de bacalhau. E depois, foi só aplicar!...Uma óptima sugestão para uma entrada, ou, acompanhado de arroz e salada, como um elegante prato principal: vol-au-vents de bacalhau e salsa.

Ingredientes

4 vol-au-vents médios
1 lombo de bacalhau
20 gr de margarina
1 colher de sopa bem cheia de farinha
250 ml de água de cozedura do bacalhau
Sal, sumo de limão, noz-moscada
Salsa picada

Preparação

Levar um tacho com água a ferver. Introduzir o bacalhau com a pele virada para baixo. Assim que retome a fervura, baixar para o mínimo e deixar cozinhar por 17 a 18 minutos. Retirar o lombo do bacalhau e reservar a água da cozedura. Lascar grosseiramente. Num tachinho, deixar derreter a margarina e juntar a farinha, mexendo bem até se formar uma bola. Deitar a água da cozedura do bacalhau (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar o caldo (250 ml), deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e umas gotas de sumo de limão. Rectificar o sal, se for necessário. Envolver as lascas de bacalhau e a salsa picada. Rechear os vol-au-vents com a ajuda de uma colher. Levar a forno pré-aquecido, a 150ºC, por 15 a 20 minutos. Servir com arroz branco e salada de alface.

Bom Apetite!


14 comentários:

Anónimo disse...

Eu "perco-me" também na Casa Januário!

Este vol-au-vent está muito bonito! Deve ser muito saboroso!

beijinhos

manuela teixeira disse...

Uma excelente sugestão e com o nosso tradicional bacalhau. Está aí o Natal e esta é a receitinha perfeita para guardar e fazer em épocas especiais. Adorei!

Bjnhos e uma maravilhosa semana.

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Natacha Rodrigues disse...

Uma entrada que faz um vistão :) Gostei mt

Mar disse...

Não conheço a Casa Januário. Mas algo me diz que hei-de conhecer:) Estava à espera desta receita. E as minhas expectativas confirmaram-se: pede para ser reproduzida. Que assim seja, então.

Um dia bom para ti.

Mar

PS: Boas notícias:) Depois conto.

Graça disse...

Nunca comi vol-au-vents mas estou cada vez mais tentada a experimentar. Os seus têm muito bom aspeto, nos pratos que tanto aprecio.

inês do crasto disse...

Muito bonitos para uma mesa de festa! :) Gostei!
Beijinhos
Inês

Liliana (Addicted) disse...

Adoro ir ver as "novidades" à casa januário e a loja chinesa, perco-me sempre!
Ficou uma entrada deliciosa :)
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

tudo gostoso disse...

Que maravilhosa receita! Nunca tinha visto com bacalhau como recheio! Boa ideia para entrada no Natal!
Parabéns pelo blog!

a disse...

Servidos como entrada ou mesmo como prato principal ficam perfeitos!!
Beijinho

Babette disse...

Marlene:
São idas deliciosas;)

Manuela:
Boa ideia. Nesta Quadra próxima poderá ser uma opção.

Verdinha:
Obrigada

Mar:
Hás-de conhecer, sim. Um daqueles sítios muito tradicionais mas cheios de coisas e utensílios que dá vontade de trazer para casa.
PS. Já falámos ;)

Graça:
São uma iguaria muito delicada mas muito saborosa. Os pratos ajudam a tudo, não é?

Nizz:
Vestem uma mesa de festa,, atrevo-me a dizer ;)

Addicted:
A loja chinesa é outro dos meus vícios. Só o nome já é lindo, não é?

Tudo gostoso:
Parece-me muito bem usar a sugestão para a quadra natalícia.

Sandra:
Bonito à vista e super saboroso. Além disso, permite a sua preparação com antecedência e depois será só aquecer.

Babette

Bolo ao Cubo disse...

Muito bonitos, e parecem simples os vol-au-vents de bacalhau. Que boa a ideia trazida da casa januário, com que sonho muitas vezes, e daqui de longe, preparo sempre uma listinha de coisas que hei-de trazer, da proxima vez que for ao Porto! O meu hit mais recente de lá são uns biscoitos de milho, de Marco de Canavezes, que há muitos anos havia aqui... Um beijinho grande ! Em breve, vou procurar esses vol-au-vents por lá! :)

Lume Brando disse...

Olá Babette, já não vou à Casa Januário há imenso tempo, pois agora posso comprar os barquinhos de bolacha numa loja de artigos para bolos perto de casa. Mas fico contente por saber que continuam a ter coisas boas como estes vol-ao-vents, tão práticos! (Por aqui tudo bem, mas com pouco tempo para o blog e para a blogosfera em geral, outras causas têm chamado por mim... obrigada por teres perguntado :)
Beijos
Teresa

Anónimo disse...

Eu acho que você deveria se preocupar menos com a norma extremamente culta da língua portuguesa. Assim poderia angariar mais leitores ao seu blog e ao mesmo tempo evitar erros mais grotescos do tipo "gastronómicos" com acento equivocado. :)

Katyah disse...

Boa noite, alguem me sabe dizer onde posso comprar o vol au vent na zona de lisboa para fazer em casa? Obrigado