quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vol-au-Vents de Bacalhau


As minhas deambulações pela Baixa do Porto incluem muitas vezes propósitos gastronómicos. Um dos sítios onde gosto de ir é à Casa Januário, uma loja cheia de tradição mas onde encontro sempre novidades. Numa das últimas idas, trouxe umas caixinhas de vol-au-vents de tamanho médio, ainda sem pensar em nenhuma utilização em particular. Enquanto regressava a casa, construí mentalmente a imagem de um recheio de bacalhau. E depois, foi só aplicar!...Uma óptima sugestão para uma entrada, ou, acompanhado de arroz e salada, como um elegante prato principal: vol-au-vents de bacalhau e salsa.

Ingredientes

4 vol-au-vents médios
1 lombo de bacalhau
20 gr de margarina
1 colher de sopa bem cheia de farinha
250 ml de água de cozedura do bacalhau
Sal, sumo de limão, noz-moscada
Salsa picada

Preparação

Levar um tacho com água a ferver. Introduzir o bacalhau com a pele virada para baixo. Assim que retome a fervura, baixar para o mínimo e deixar cozinhar por 17 a 18 minutos. Retirar o lombo do bacalhau e reservar a água da cozedura. Lascar grosseiramente. Num tachinho, deixar derreter a margarina e juntar a farinha, mexendo bem até se formar uma bola. Deitar a água da cozedura do bacalhau (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar o caldo (250 ml), deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e umas gotas de sumo de limão. Rectificar o sal, se for necessário. Envolver as lascas de bacalhau e a salsa picada. Rechear os vol-au-vents com a ajuda de uma colher. Levar a forno pré-aquecido, a 150ºC, por 15 a 20 minutos. Servir com arroz branco e salada de alface.

Bom Apetite!


14 comentários:

Marlene Teixeira disse...

Eu "perco-me" também na Casa Januário!

Este vol-au-vent está muito bonito! Deve ser muito saboroso!

beijinhos

Manuela Teixeira disse...

Uma excelente sugestão e com o nosso tradicional bacalhau. Está aí o Natal e esta é a receitinha perfeita para guardar e fazer em épocas especiais. Adorei!

Bjnhos e uma maravilhosa semana.

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Verdinha disse...

Uma entrada que faz um vistão :) Gostei mt

Mar disse...

Não conheço a Casa Januário. Mas algo me diz que hei-de conhecer:) Estava à espera desta receita. E as minhas expectativas confirmaram-se: pede para ser reproduzida. Que assim seja, então.

Um dia bom para ti.

Mar

PS: Boas notícias:) Depois conto.

Graça disse...

Nunca comi vol-au-vents mas estou cada vez mais tentada a experimentar. Os seus têm muito bom aspeto, nos pratos que tanto aprecio.

Nizz disse...

Muito bonitos para uma mesa de festa! :) Gostei!
Beijinhos
Inês

Addicted disse...

Adoro ir ver as "novidades" à casa januário e a loja chinesa, perco-me sempre!
Ficou uma entrada deliciosa :)
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

tudo gostoso disse...

Que maravilhosa receita! Nunca tinha visto com bacalhau como recheio! Boa ideia para entrada no Natal!
Parabéns pelo blog!

Sandra Batista disse...

Servidos como entrada ou mesmo como prato principal ficam perfeitos!!
Beijinho

Babette disse...

Marlene:
São idas deliciosas;)

Manuela:
Boa ideia. Nesta Quadra próxima poderá ser uma opção.

Verdinha:
Obrigada

Mar:
Hás-de conhecer, sim. Um daqueles sítios muito tradicionais mas cheios de coisas e utensílios que dá vontade de trazer para casa.
PS. Já falámos ;)

Graça:
São uma iguaria muito delicada mas muito saborosa. Os pratos ajudam a tudo, não é?

Nizz:
Vestem uma mesa de festa,, atrevo-me a dizer ;)

Addicted:
A loja chinesa é outro dos meus vícios. Só o nome já é lindo, não é?

Tudo gostoso:
Parece-me muito bem usar a sugestão para a quadra natalícia.

Sandra:
Bonito à vista e super saboroso. Além disso, permite a sua preparação com antecedência e depois será só aquecer.

Babette

Bolo ao Cubo disse...

Muito bonitos, e parecem simples os vol-au-vents de bacalhau. Que boa a ideia trazida da casa januário, com que sonho muitas vezes, e daqui de longe, preparo sempre uma listinha de coisas que hei-de trazer, da proxima vez que for ao Porto! O meu hit mais recente de lá são uns biscoitos de milho, de Marco de Canavezes, que há muitos anos havia aqui... Um beijinho grande ! Em breve, vou procurar esses vol-au-vents por lá! :)

Lume Brando disse...

Olá Babette, já não vou à Casa Januário há imenso tempo, pois agora posso comprar os barquinhos de bolacha numa loja de artigos para bolos perto de casa. Mas fico contente por saber que continuam a ter coisas boas como estes vol-ao-vents, tão práticos! (Por aqui tudo bem, mas com pouco tempo para o blog e para a blogosfera em geral, outras causas têm chamado por mim... obrigada por teres perguntado :)
Beijos
Teresa

Anónimo disse...

Eu acho que você deveria se preocupar menos com a norma extremamente culta da língua portuguesa. Assim poderia angariar mais leitores ao seu blog e ao mesmo tempo evitar erros mais grotescos do tipo "gastronómicos" com acento equivocado. :)

Katyah disse...

Boa noite, alguem me sabe dizer onde posso comprar o vol au vent na zona de lisboa para fazer em casa? Obrigado